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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre energia no ecossistema I - com gabarito

1. (FUVEST-SP) - Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?
a) Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente.
b) Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular.
c) Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias.
d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.
e) Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigênio.

2. (U.F.) Uberlândia-MG - Assinale a alternativa correta.
a) Os heterótrofos são organismos fotossintetizantes que se utilizam dos autótrofos, decompositores e detritívoros para sua alimentação, reciclando o sistema.
b) As plantas constituem a base das cadeias alimentares, são consumidores primários, que se utilizam de água e sais minerais para produzir tecidos através da fotossíntese.
c) Predador de topo é o animal que se instala no alto de uma região, sendo, em geral, um bom caçador, pois possui uma visão privilegiada da área de caça.
d) Um passarinho, ao predar uma lagarta de borboleta, é considerado um consumidor terciário, pois a planta é o primário e a lagarta o secundário.
e) A base das cadeias alimentares é formada pelos organismos produtores, seres autótrofos, fotossintetizantes, muito abundantes na Terra.

3. (UFPB) - No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados em biologia.
Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância.
De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
utilizados são:
a) comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema;
b) comunidade – célula – tecido – tecido – célula;
c) população – organismo – órgão – célula – tecido;
d) população – célula –tecido –célula –tecido;
e) comunidade – organismo – órgão – célula – sistema.

4. (VUNESP) - Considere as três cadeias alimentares a seguir.
I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos.
II. vegetação → coelho → gavião.
III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará
a) apenas na cadeia I.
b) apenas nas cadeias I e III.
c) apenas na cadeia II.
d) apenas nas cadeias I e II.
e) nas cadeias I, II e III.

5. (UEMS) - No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
a) consumidores primários;
b) consumidores secundários;
c) consumidores terciários;
d) produtores primários;
e) decompositores.

6. (PUC-RJ) - No arquipélago das Cagarras, no Rio de Janeiro, ocorrem grandes colônias de gaivotas de três espécies, que usam seus rochedos como local de nidificação. Elas têm como alimentação básica os peixes, não são predadoras de animais terrestres e nem utilizam plantas em sua alimentação. Assim, o que mais se aproxima do conceito de nicho ecológico ocupado por estas aves é dizer que seu nicho:
a) é o mar costeiro, onde obtêm alimento;
b) são as ilhas onde nidificam;
c) é a associação entre as três espécies;
d) é o de predador de peixes na sua comunidade;
e) é o de consumidor primário na sua comunidade.

7. (FUVEST) - “Da noite para o dia são capazes de depenar completamente um arbusto de pomar. No entanto, não usam as folhas como alimento e sim como adubo para suas hortas subterrâneas. No formigueiro, os pedaços de folhas transportados são mastigados e empapados de saliva até se transformarem em uma espécie de massa esponjosa sobre a qual se desenvolve um mofo. Desse bolor as saúvas cuidam com o maior carinho. À força de mandíbulas, destroem qualquer “erva daninha” que tente proliferar e podam o mofo, cortando-lhe as extremidades dos filamentos, o que provoca, no lugar cortado, a formação de umas bolinhas que — estas sim — constituem o alimento das saúvas.”
Texto reproduzido de Frota-Pessoa, O. Biologia na Escola Secundária, 2ª ed., 1962, Ministério da Educação e Cultura.
Na situação descrita no texto, os níveis tróficos ocupados pelo mofo e pela saúva são, respectivamente, de
a) consumidor primário e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor primário e decompositor.
d) decompositor e consumidor primário.
e) produtor e consumidor primário.

8. (E.M. Santa Casa/Vitória-ES) - Qual a afirmativa correta:
a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat.
b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais.
c) Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat.
d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente.
e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região.

9. (FEI-SP) - Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de:
a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem
b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem
c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem
d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem
e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor

10. (PUC-PR) - Numa determinada área da natureza, encontramos seres vivos trocando matéria em energia. Considerando estes seres e o meio, no conjunto que formam, eles constituem:
a) o ciclo do carbono;
b) o ciclo do nitrogênio;
c) o epinociclo;
d) um ecossistema;
e) uma comunidade biótica.

11. (UERJ) - Ibama recebe alerta sobre o risco de um desastre ecológico em áreas de queimada
“Empregados da fazenda Felicidade, em Mato Grosso, observam gado morto pelo incêndio que destrói pastagem e matas no estado e não para de avançar.”
O Globo, 30/08/98.
Na descrição acima, podemos encontrar um consumidor primário da cadeia alimentar de pastagem. Esse consumidor tem como representante:
a) o gado
b) a mata
c) o capim
d) o homem

12. (Unifor-CE) - Em um aquário com água do mar foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas-do-mar, 2 caramujos e 5 talos de algas verdes. Além disso, foram colocados 6 paguros e 3 estrelas-do-mar. Esse aquário contém:
a) uma comunidade e uma população;
b) uma comunidade e seis populações;
c) duas comunidades e uma população;
d) duas comunidades e seis populações;
e) seis comunidades e seis populações.

13. (PUC-PR) - Leia com atenção as proposições abaixo:
I. Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.
II. Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.
III. A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.
É ou são verdadeiras:
a) Todas.
b) Apenas I.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e III.

14. (FUVEST-SP) - “O tico-tico tá comendo meu fubá / Se o tico-tico pensa / em se alimentar / que vá comer / umas minhocas no pomar (…) / Botei alpiste para ver se ele comia / Botei um gato, um espantalho e um alçapão (…)”
(Zequinha de Abreu, Tico-tico no Fubá).
No contexto da música, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fubá, minhoca, alpiste e gato,
a) a minhoca aparece como reprodutor e o tico-tico como consumidor primário.
b) o fubá aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primário e secundário.
c) o fubá aparece como produtor e o gato como consumidor primário.
d) o tico-tico e o gato aparecem como consumidores primários.
e) o alpiste aparece como produtor, o gato como consumidor primário e a minhoca como decompositor.

15. (UFPI) - Comparando-se os ecossistemas naturais com os artificiais, pode-se afirmar que:
I. devido à complexidade das teias alimentares dos ecossistemas naturais esses possuem uma pequena biodiversidade quando comparados aos artificiais;
II. as monoculturas apresentam teias alimentares mais simples devido à presença de poucos elementos bióticos, como os produtores;
III. a simplicidade de teia alimentar, nos ecossistemas artificiais, favorece a concentração da ação de herbívoros sobre um único tipo de planta, surgindo então as pragas.
Da análise das afirmativas acima podemos assegurar que:
a) apenas I está correta;
b) I e II estão corretas;
c) II e III estão corretas;
d) apenas III está correta;
e) I e III estão corretas.

GABARITO:
1) D
2) E
3) C
4) C
5) D
6) D
7) D
8) A
9) A
10) D
11)A
12) B
13) C
14) B
15) C

Exercícios de Biologia sobre ecossistemas - com gabarito

1. (Fatec-2002) - “Nos estuários brasileiros desenvolve-se um ecossistema que apresenta plantas típicas como Rhizophora sp com raízes escora e Avicennia sp com pneumatóforos, características que lhes permitem melhor fixação e obtenção de O2 no solo lodoso deste ambiente.” O texto se refere a:
a) cerrado.
b) caatinga.
c) mangue.
d) floresta atlântica
e) floresta de araucária.

2. (UECE-2007) - Assinale a alternativa que representa o ecossistema no qual há a maior diversidade de espécies.
a) Floresta temperada
b) Caatinga
c) Cerrado
d) Floresta tropical

3. (UFSM) - Assinale a alternativa correta quanto aos ecossistemas aquáticos.
a) O plâncton é constituído por organismos que flutuam na superfície da água.
b) Os produtores aquáticos geralmente possuem uma biomassa maior que a dos consumidores.
c) O nécton é formado por organismos que vivem no fundo d'água.
d) Tanto o fitoplâncton como o zooplâncton são capazes de realizar fotossíntese.
e) O bênton é constituído por organismos que nadam ativamente no meio da coluna d'água.

4. (UFSCar-SP) - Bioma caracterizado pelo frio constante em que poucas espécies sobrevivem, como musgos, liquens e capins surgidos num rápido verão, onde chegam, de outras regiões, aves migratórias, renas, insetos e roedores que saem da hibernação. Temos nesse trecho uma caracterização de:
a) Pampas da Argentina.
b) Taiga.
c) Estepes da Rússia.
d) Pradarias dos EUA.
e) Tundra.

5. (ENEM 2012) - Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas.
b) Caules estreitos e retilíneos.
c) Folhas estreitas e membranosas.
d) Gemas apicais com densa pilosidade.
e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

6. (Fuvest-SP) -
I. As Florestas Tropicais possuem maior diversidade biológica que as Temperadas.
II. As Florestas Tropicais possuem maior diversidade vegetal e menor diversidade animal que as Savanas.
III. As Florestas Temperadas possuem maior biomassa que a Tundra.
IV. As Savanas possuem maior biomassa que as Florestas Tropicais.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

7. (PUC-SP) - “As plantas mais abundantes são árvores. Altas, só se ramificam perto do topo, de modo que a fronde é elevada e densa. As folhas das árvores são igualmente amplas, espessas e de cor verde-escura com superfícies ventrais brilhantes. As raízes são superficiais e os troncos costumam ser encorpados perto da base, de modo que fornecem fixação ampla e firme. Há numerosas trepadeiras lenhosas, cipós dependurados das árvores como cabos e epífitas.” O texto anterior descreve o seguinte bioma:
a) Savana Tropical
b) Floresta Tropical
c) Cerrado
d) Caatinga
e) Tundra

8. (CESGRANRIO) - Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos.
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos.
c) pela interação de todos os seres vivos.
d) pela interação dos fatores físicos e químicos.
e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.

9. (Unicentro) - O Manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre entre os ambientes terrestre e marítimo, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito à inundação das marés. O manguezal se enquadra no conceito de ecossistema por:
a) Possuir fluxo de energia bidirecional.
b) Ser um sistema fechado e autossuficiente.
c) Reunir os organismos em um único nível trófico.
d) Impedir movimentos de imigração e emigração de organismos.
e) Compreender ciclos de materiais entre os componentes bióticos e abióticos.

10. (UFPB) - Acerca dos ecossistemas aquáticos, foram feitas as afirmativas abaixo. Identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s):
(__) Nos rios, a riqueza de organismos planctônicos é maior do que nos lagos.
(__) Nos mares, a maior diversidade de espécies de vida livre, como os peixes, encontra-se no domínio bentônico.
(__) Nos mares, a zona hadal, com biodiversidade pouco conhecida, é também a mais profunda.
(__) Nos lagos e lagoas, o zooplâncton é formado, principalmente, por protozoários, microcrustáceos e larvas de diversos organismos.
(__) Nos mares, a maior biomassa de fitoplâncton ocorre na zona litoral.
A sequência correta é:
a) FVFVV.
b) VFVFF.
c) VFVFV.
d) FFVVV.
e) FVFVF.

GABARITO:
1) C
2) D
3) A
4) E
5) D
6) B
7) B
8) E
9) E
10) D

Exercícios de biologia sobre comunidades e populações - com gabarito

1. (U.F. Viçosa-MG) - Com relação à estrutura populacional, analise as seguintes afirmativas:
I. A competição intraespecífica e o antagonismo direto são fatores que dão origem ao isolamento dos indivíduos, casais ou pequenos grupos em uma população.
II. O grau de agregação entre indivíduos depende da natureza do hábitat, do clima, da sociabilidade e do modo de reprodução característico da espécie.
III. A distribuição casual e uniforme dos indivíduos de uma população em um hábitat é a forma mais difundida na natureza e resulta da intensa competição intraespecífica.
Assinale a opção correta:
a) todas são verdadeiras;
b) apenas I e II são verdadeiras;
c) apenas II e III são verdadeiras;
d) apenas I e III são verdadeiras;
e) apenas III é verdadeira.

2. (FATEC-SP) - As diversas espécies que vivem numa região constituem uma biocenose ou biota. Dentro da biocenose, as interações dos seres vivos podem ser de diversos tipos.
Quando as interações dos organismos se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, e os indivíduos associados se beneficiam mutuamente, embora não seja uma associação obrigatória, tem-se um exemplo de interação
a) intraespecífica do tipo colônia.
b) intraespecífica do tipo sociedade.
c) intraespecífica do tipo competição.
d) interespecífica do tipo protocooperação.
e) interespecífica do tipo parasitismo.

3. (UECE) - A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada.
A relação do homem com esta ave é:
a) harmônica, intraespecífica e de predação;
b) desarmônica, intraespecífica e de comensalismo;
c) harmônica, interespecífica e de parasitismo;
d) desarmônica, interespecífica e de predação.

4. (VUNESP) - Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente,
a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.

5. (UFRN) - Prosseguindo-se a caminhada, Ribossomildo esclarece que as espécies da floresta apresentam outros tipos de adaptações. Um desses tipos, diz ele, é o mimetismo.
Esse fenômeno é exemplificado pela:
a) capacidade da erva-de-passarinho de sugar a seiva bruta de plantas nas quais se fixa;
b) associação entre algas e fungos, a qual dá origem aos líquens;
c) semelhança entre gafanhotos e folhas, quanto ao formato e à coloração;
d) variação da cor dos caracóis, o que nos permite distingui-los dentro do seu hábitat natural.

6. (E.M. Santa Casa/Vitória-ES) - Três espécies de animais vivem no mesmo ambiente e são denominadas I, II e III. As espécies I e II se alimentam da espécie III. Por uma razão qualquer a espécie III diminuiu muito o número de indivíduos. Em consequência houve uma redução dos indivíduos da espécie I e uma diminuição muito maior nos da espécie II. Podemos afirmar que as prováveis relações entre as espécies I e II e entre II e III são, respectivamente:
a) predatismo e parasitismo;
b) predatismo e comensalismo;
c) comensalismo e competição;
d) competição e predatismo;
e) competição e parasitismo

7. (UFMS) - Os textos 1 e 2 abaixo, adaptados do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de São Paulo, referem-se ao controle biológico, combate às pragas por meio de inimigos naturais, sejam eles predadores ou parasitas.
Texto 1 – Pouco explorados no Brasil, certas espécies de nematoides, vermes microscópicos, estão sendo usados para o controle de pragas nas lavouras. O método é apontado como alternativa para substituir pesticidas químicos. Na “caçada” a insetos, os vermes carregam bactérias em seu corpo. Os nematoides penetram na vítima e liberam as bactérias.
Texto 2 – As palmas, cultivadas no Nordeste como forragem, começaram a ser atacadas pelas cochonilhas. Esses insetos de apenas 1 mm de comprimento eram criados para a fabricação de corantes. Com a descoberta de corantes sintéticos, perderam a utilidade e passaram a ser um problema para o agricultor, porque proliferam com rapidez e acabam matando a palma. Pesquisadores
desenvolveram uma forma de combate utilizando joaninhas. Elas são soltas no meio de palmas infectadas e combatem a cochonilha com surpreendente eficiência.
O controle biológico descrito no texto 1 utiliza um parasita enquanto no processo do texto 2 o controle é feito por um predador. Para explicar que o primeiro processo é considerado mais adequado do que o segundo, são feitas as seguintes afirmações:
I. O parasita tende a desaparecer quando morrem as pragas, que são seus próprios hospedeiros.
II. No caso de um crescimento explosivo, é mais fácil controlar a população de vermes nematoides do que a população de joaninhas.
III. Como ferramenta de controle biológico, utilizar os parasitas é mais eficiente do que usar predadores, pois os primeiros são mais específicos que os segundos.
Destas afirmações, somente:
a) I e II são corretas.
b) I é correta.
c) II e III são corretas.
d) II é correta.
e) I e III são corretas.

8. (U. Uberaba-MG/Pias) - “As operárias de uma colônia de formigas Allomerus, esterilizam sua árvore hospedeira, Cordia nodosa, despedaçando suas flores. Com a energia desviada da função reprodutiva, a árvore cresce mais, oferecendo maior espaço para a colônia. Já a formiga Crematogaster esmaga os ovos de borboleta que foram postos nas palhas da árvore Barteria, que lhe serve de moradia”
Texto extraído da Revista National Geographic. Brasil, vol. 1, nº 1, maio/2000.
Lendo o texto pode-se deduzir que a relação existente entre a Allomerus e a Cordia nodosa, entre a Crematogaster e as borboletas e entre a Crematogaster e a árvore Barteria são, respectivamente:
a) parasitismo, parasitismo e comensalismo;
b) comensalismo, predação e mutualismo;
c) parasitismo, predação e mutualismo;
d) predação, comensalismo e parasitismo.

9. (U. Uberaba-MG/Pias) - “No agreste e no sertão pernambucano há uma verdadeira guerra biológica, cuja estratégia principal está centralizada em um exército de pequenos mais eficientes combatentes: os insetos conhecidos como “joaninhas”. Na cidade de Pedra a 271 km do Recife, fica um dos campos de batalha. O inimigo situado é a “cochonilha”, praga que ataca os plantios de palmas do semiárido nordestino. As palmas são um tipo de cacto, cujos caules, que têm até 90% de umidade, são usados pelos sertanejos para matar a fome e a sede do gado, em períodos de longas secas. Desde a década de 1930, as palmas passaram a ser atacadas pelas “cochonilhas”. Esses pequenos insetos eram criados por grandes empresas, porque as fêmeas serviam para fabricar corantes, utilizados em indústrias de salsichas e carnes em conservas. Com a descoberta dos corantes sintéticos, a “cochonilha” perdeu a utilidade industrial e passou a ser um problema para o já sofrido sertanejo, porque prolifera com rapidez e acaba matando a palma. Para resolver este problema os professores da Universidade de Pernambuco, começaram a desenvolver uma forma de combate natural à doença, com a produção de “joaninhas”, com surpreendente eficiência. As plantações que tinham índice de infestação de até 80% ficaram completamente sadias, com a vantagem de não provocar prejuízos à saúde do gado que as consome.
Texto extraído do livro Biologia, Uma abordagem evolutiva e ecológica. p. 479 e 480, AVANCINI e FAVARETTO, vol. 1, 1ª edição.
De acordo com o texto pode-se afirmar:
I. O aumento da população de “cochonilha” se deu devido às suas fêmeas passarem a se reproduzir sem controle.
II. O fato das empresas deixarem de usar as fêmeas da “cochonilhas”, na fabricação de corantes, resultou no aumento da população de palmas.
III. A introdução da “joaninha” no ecossistema, como predadora da “cochonilha”, permitiu um aumento na população de palmas.
IV. O gado, consumidor de segunda ordem, foi o indivíduo mais beneficiado desse ecossistema, com a substituição da “cochonilha” pelos corantes sintéticos.
V. A população de palmas, produtor dessa cadeia alimentar, atingiu o equilíbrio desejado pelos criadores de gado, graças à ação da “joaninha”.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e V;
b) II, IV e V;
c) I, III e IV
d) I, III e V

10. (Mackenzie-SP) -
I. Simbiose, mutualismo e comensalismo são sempre considerados relações harmônicas.
II. Simbiose nem sempre é considerada como relação harmônica.
III. Comensalismo nem sempre é considerado como relação harmônica.
Dentre as afirmações acima, apenas:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.

11. (UEMS) - O Penicillium notatum libera a penicilina, antibiótico que impede o desenvolvimento de certas bactérias. Esse é um exemplo da relação entre seres que recebe o nome de:
a) Comensalismo;
b) Amensalismo;
c) Competição intraespecífica;
d) Predatismo;
e) Mutualismo.

12. (UESC-BA) - No decorrer de experiências desenvolvidas no Hospital St.Mary, em 1927, para a identificação de fatores antimicrobianos, o microbiologista Alexander Flemming constatou que um tipo de fungo, que foi identificado como do gênero Penicillium, produzia uma substância que impedia o desenvolvimento das colônias da bactéria Staphylococcus aureus que ele vinha cultivando. A essa substância Fleming deu o nome de penicilina. Em momento posterior, em linhagens bacterianas do Staphylococus aureus, isoladas de hospitais, pesquisadores identificaram a ocorrência de um plasmídio, chamado de plasmídio R, que confere à bactéria resistência à penicilina.
Esses dados mostram uma relação entre plasmídios, bactérias e fungos, que é expressa quando se afirma que:
a) o plasmídio é um artefato adquirido pela bactéria para se defender do produto farmacêutico;
b) a produção da penicilina expressa uma relação de amensalismo entre bactérias e fungos;
c) a presença do plasmídio confere à bactéria resistência específica aos antibióticos, apenas, em condições não-naturais;
d) o fungo e a bactéria relacionam-se porque ambos são formados por células eucarióticas;
e) a ocorrência das cepas bacterianas que contêm o plasmídio R resulta de um mecanismo de seleção artificial.

13. (Mackenzie-SP) - As afirmativas abaixo referem-se às relações ecológicas entre os seres vivos.
I. Os nódulos existentes nas raízes das leguminosas são decorrentes de fungos do gênero Rhizobium que são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico.
II. Tanto o comensalismo como o inquilinismo são relações em que apenas os indivíduos de uma das espécies envolvidas são beneficiados, sem prejuízo para os indivíduos da outra espécie.
III. Na competição interespecífica, os indivíduos das espécies envolvidas são prejudicados.
Assinale:
a) se apenas I e II estiverem corretas.
b) se apenas II estiver correta.
c) se todas estiverem corretas.
d) se apenas II e III estiverem corretas.
e) se apenas I estiver correta.

14. (F.I. Anápolis-GO) - As bromélias e orquídeas que se desenvolvem sobre troncos de árvores são considerados seres que apresentam relacionamento do tipo:
a) parasitismo;
b) epifitismo;
c) mutualismo;
d) predatismo;
e) inquilinismo.

15. (UESC-BA) - Em águas aquecidas de regiões abissais, a 260 m de profundidade, foi identificado um verme gigante com estranhas adaptações. Dentre as peculiaridades, constatou-se que o seu sistema circulatório contém uma bactéria que converte H2S e CO2 em carboidrato e que o seu sangue transporta S ao invés de oxigênio.
Essas originalidades, adaptando o organismo para viver em condições mais especiais, contribuíram para a sobrevivência da espécie, porque:
a) diminuem a competição interespecífica;
b) capacita o verme a viver sem depender dos recursos do ambiente;
c) permitem ao organismo viver sem realizar reações oxidativas;
d) excluem os efeitos da seleção natural;
e) deixam a espécie livre dos predadores.

GABARITO:
1) C
2) D
3) D
4) C
5) C
6) D
7) E
8) C
9) D
10) D
11) B
12) B
13) D
14) B
15) A









































segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a origem da vida V - com gabarito

Questão 01 - (PUC RJ/1995) Com base na análise do relógio biológico e na hipótese, atualmente aceita, sobre o surgimento dos diferentes seres na face da terra, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
a) procariontes procariontes eucariontes heterotróficos autotróficos aeróbicos 
b) procariontes procariontes eucariontes autotróficos heterotróficos aeróbicos 
c) procariontes eucariontes procariontes fermentativos heterotróficos autotróficos 
d) eucariontes eucariontes procariontes autotróficos heterotróficos anaeróbicos 
e) eucariontes eucariontes procariontes heterotróficos autotróficos fermentativos

Questão 02 -  (UEPB/2011) Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século XIX: a Teoria da Abiogênese e a Teoria da Biogênese. Sobre essa temática são enunciadas as proposições abaixo. Coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas. 
( ) O filósofo grego Aristóteles acreditava que um “princípio ativo” ou “vital” teria a capacidade de transformar a matéria bruta em um ser vivo; essa forma de pensar foi a base filosófica para o surgimento da Teoria da Abiogênese ou Teoria da Geração Espontânea. 
( ) Coube a Louis Pasteur, por volta de 1860, provar definitivamente que os seres vivos se originam de outros seres vivos; para isso ele realizou experimentos com balões do tipo pescoço de cisne.
( ) Jan Baptist van Helmont e Francesco Redi eram adeptos da Teoria da Abiogênese, chegando mesmo a formular “receitas” para produzir seres vivos. 
( ) O fato de Louis Pasteur ter utilizado balões do tipo pescoço de cisne foi fundamental para o sucesso do experimento, pois as gotículas de água que se acumulam nesse pescoço durante o resfriamento funcionam como um filtro, retendo os micróbios contidos no ar que penetra no balão. 
( ) Lazzaro Spallanzani aqueceu por cerca de uma hora substâncias nutritivas em frascos hermeticamente fechados. Após alguns dias ele abriu o frasco e observou o líquido ao microscópio: a presença de organismos fortalecia a Teoria da Abiogênese. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) F V F V V 
b) F V V F F 
c) F F V F V 
d) V V F V V 
e) V V F V F

Questão 03 - (PUC MG/2010) O gráfico representa uma possível evolução da composição relativa de alguns gases na atmosfera terrestre ao longo de 4,6 bilhões de anos. Fatores bióticos e abióticos foram responsáveis pelas alterações na composição relativa e absoluta dos gases atmosféricos.

Com base nas informações acima, é INCORRETO afirmar: 
a) O metabolismo das cianobactérias contribuiu para o aumento da concentração de O2 na atmosfera terrestre. 
b) A redução dos níveis de nitrogênio, após a colonização da crosta terrestre, pode estar ligada ao aumento da fixação do nitrogênio e sua imobilização na biomassa.
c) O aumento na concentração de O2, após a colonização da crosta terrestre, pode ser creditado ao aumento da taxa de fotólise da água. 
d) Antes das cianobactérias, não existiam organismos autotróficos ou capazes de realizar processos respiratórios.

Questão 04 - (UFTM MG/2007) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva. Nesse aparelho, submeteu uma mistura dos gases, dentre eles a amônia, a descargas elétricas. Ao final do experimento, obteve a formação de moléculas orgânicas, entre elas alguns aminoácidos. Os dados obtidos por Miller poderiam ser representados por uma das seguintes figuras: 
Dados: 
Eixo X = Concentração de amônia (unidade arbitrária) 
Eixo Y = Tempo (h) 
Eixo Z = Concentração de aminoácidos (unidade arbitrária em relação à concentração de amônia)

No que se refere à amônia e aos aminoácidos, dentre as figuras, aquela que melhor representa os resultados obtidos por Miller é a 
a) figura 1. 
b) figura 2. 
c) figura 3. 
d) figura 4. 
e) figura 5.

Questão 05 - (UECE/2009/Janeiro) Analise as afirmações a seguir sobre a origem da vida na Terra.
I. O início do período holoceno é o marco inicial para o surgimento da vida na Terra. 
II. Stanley Miller, em 1953, teve o mérito de demonstrar que moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva 
III. A teoria da “Panspermia”, sobre a origem da vida, afirma que a vida se originou no fundo do mar, longe de uma fonte fornecedora de fotossintato, e aproveitando a energia geotérmica emanada por chaminés submarinas. 
Sobre as afirmações anteriores, assinale o correto. 
a) Apenas a I é verdadeira. 
b) Apenas a II é verdadeira. 
c) Apenas a III é verdadeira. 
d) São verdadeiras a I, a II e a III.

Questão 06 -  (UCS RS/2011/Janeiro) Durante a formação da Terra, a atmosfera era muito quente e toda a ___(I)___ existente estava na fase ___(II)___. O ciclo ___(III)___ iniciou-se pelo processo de ___(IV)___, devido à diminuição de temperatura no planeta, o que possibilitou que a ___(I)___ passasse para o estado ___(V)___. Esses processos foram essenciais para que muitas espécies pudessem se desenvolver no planeta. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.
Questão 07 -  (UEFS BA/2015/Julho) 

O esquema retrata um célebre experimento na Biologia, realizado pelo cientista Stanley L. Miller, que foi de grande importância para tentar elucidar o surgimento da vida. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o experimento de Miller conseguiu demonstrar 
a) a falha na Teoria da Geração Espontânea, ao comprovar que a fervura de água contendo compostos orgânicos não resulta na formação dos seres vivos. 
b) a formação dos coacervados, a partir do agregado de moléculas inorgânicas, presentes na atmosfera primitiva. 
c) os gases constituintes da atmosfera primitiva, sendo esta de caráter redutor. 
d) a hipótese quimiolito autotrófica, com a formação das primeiras formas de vida. 
e) a formação de substâncias orgânicas complexas na ausência de seres vivos. 

Questão 08 - (FPS PE/2017/Janeiro) Para Aristóteles, o conceito de vida estava relacionado às potencialidades da alma, de forma hierárquica, relacionadas às capacidades de nutrição (crescimento e desenvolvimento), percepção sensorial (dor, movimento) e pensamento. Tal conceito possivelmente não se aplica a todos os seres vivos. Considerando experimentos que foram realizados para demonstrar os princípios de origem da vida, analise a figura abaixo:

É correto afirmar que a ausência de organismos no frasco após 6 meses: 
a) confirma que os seres procariontes surgiram por geração espontânea. 
b) demonstra que o ar atmosférico é vital para o surgimento de organismos eucariontes. 
c) refuta a hipótese da biogênese, uma vez que a presença de organismos no frasco independe da prévia existência de células vivas. 
d) refuta a hipótese da abiogênese, uma vez que a presença de nutrientes ou ar atmosférico não é suficiente para a produção de células vivas. 
e) confirma a hipótese da biogênese, uma vez que o surgimento de seres eucariontes depende da prévia existência de procariontes no frasco. 

Questão 09 - (FPS PE/2017/Janeiro) Em 1953, Miller e Urey construíram um aparelho que simulava as condições supostamente existentes na Terra primitiva. O aparelho, ilustrado abaixo, consistia de um sistema fechado sem oxigênio, cuja água era submetida a ciclos de aquecimento (1) e onde eram inseridos gases atmosféricos (2) (hidrogênio, amônia, metano). Os gases presentes no sistema eram expostos a descargas elétricas (3) e ciclos de resfriamento (4) e, a seguir, misturados com uma solução de compostos orgânicos (5).
Considerando que o experimento foi usado para testar a hipótese de Oparin e Haldane, sobre a origem da vida, é incorreto afirmar que: 
a) em 1, há produção de vapor d´água, necessário para produzir a reação entre os compostos químicos presentes no sistema. 
b) em 2, a mistura de gases introduzida no sistema é presente na atmosfera atual da Terra, sendo necessária para produzir novas formas de vida. 
c) em 3, as descargas elétricas representam os raios de nuvens, produzidos durante tempestades que devem ter ocorrido na Terra primitiva. 
d) em 4, o resfriamento dos gases e do vapor d’água provoca condensação, se acumulando na parte inferior do aparelho. 
e) em 5, a partir das reações ocorridas no sistema, foram observados aminoácidos e compostos orgânicos presentes nos mares primitivos.

Questão 10 - UECE 2018 - De acordo com as teorias sobre a origem da vida, é correto afirmar que 
a) a biogênese representa as teorias que consideravam possível o surgimento da vida a partir de compostos inorgânicos e de outros mecanismos que não sejam a reprodução. 
b) a teoria da geração espontânea ou abiogênese considera que os seres vivos surgem somente pela reprodução, indiferente das espécies envolvidas nesse evento. 
c) segundo a panspermia, a vida teve origem a partir de seres vivos oriundos de outros locais do cosmo: essa é a teoria mais aceita até hoje em função das comprovadas atividades extraterrestres na Terra. 
d) para a teoria da evolução molecular, a vida é resultado da combinação de compostos inorgânicos em moléculas orgânicas simples que se complexaram até atingirem a capacidade de autoduplicação e metabolismo.
 
GABARITO
01 - A
02 - E
03 - D
04 - B
05 - B
06 - A
07 - E
08 - D
09 - B
10 - D

Exercícios de Biologia sobre a origem da vida IV - com gabarito

Questão 01 - (PUC RS/2014/Julho) Os organismos vivos são assim denominados por apresentarem, entre outras propriedades, metabolismo próprio. Considerando essa informação, das seguintes alternativas, qual NÃO é uma característica dos organismos vivos?
a) Podem ser celulares ou acelulares. 
b) São estruturados por proteínas. 
c) São baseados em soluções aquosas. 
d) São mantidos por reações enzimáticas. 
e) Possuem genoma composto por bases nucleotídicas.

Questão 02 - (UECE/2014/Julho) Para tentar responder à pergunta: “Como foi possível aos primeiros organismos vivos adquirirem seus componentes orgânicos básicos?”, o bioquímico Alexander I. Oparin propôs a teoria da origem precoce da vida, na história da Terra, postulando que a atmosfera foi, naquele tempo, muito diferente da que existe hoje. Essa atmosfera proposta por Oparin era rica em: a) oxigênio, água e metano. 
b) oxigênio, água e amônia. 
c) metano, oxigênio e amônia. 
d) metano, amônia e água.

Questão 03 - (ENEM/2012/1ª Aplicação) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que 
a) seres vivos podem ser criados em laboratório. 
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos. 
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente. 
d) seres vermiformes e microorganismos são evolutivamente aparentados. 
e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente. 

Questão 04 - (FPS PE/2015/Janeiro) Em qual das teorias sobre a origem da vida Jan Baptista Van Helmont estava baseado quando dizia: “Coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos”? 
a) Biogênese 
b) Renascimento 
c) Adaptação 
d) Abiogênese 
e) Abiótica 
 
Questão 05 - (UNICAMP SP/2016/1ª Fase) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que 
a) a composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida. 
b) os coacervados deram origem às moléculas orgânicas. 
c) a teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur. 
d) o vitalismo é uma das bases da biogênese.

Questão 06 - (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017/Julho) Embora a hibridação seja um fenômeno bastante conhecido na natureza, frequentemente os híbridos, em especial os animais, são inférteis. Com base nos conhecimentos sobre isolamento reprodutivo identifique, explicando, a principal causa da infertilidade dos híbridos. 

Questão 07 - (FPS PE/2017/Julho) O conhecimento científico desenvolveu ao longo do tempo diversas propostas para explicar a origem da vida na Terra. Correlacione as teorias/hipótese apresentadas (coluna 1) com seus princípios fundamentais (coluna 2), numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Teoria da Geração Espontânea 
2) Teoria da Biogênese 
3) Teoria da Panspermia 
4) Teoria da Evolução Química ou Molecular 
5) Hipótese Heterotrófica 
( ) A vida na Terra originou-se de compostos inorgânicos que se combinaram formando moléculas orgânicas simples que, por sua vez, se combinaram e formaram compostos orgânicos complexos. 
( ) Os seres poderiam surgir a partir de outros processos, além da reprodução. 
( ) Os seres são originados pela reprodução de seres de sua própria espécie. 
( ) Os primeiros seres vivos se alimentavam de moléculas orgânicas disponíveis no meio ambiente. 
( ) A vida na Terra originou-se de substâncias precursoras da vida ou mesmo de seres vivos, provenientes de outros locais do cosmo. 
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
a) 4, 2, 1, 5, 3.
b) 2, 1, 3, 5, 4. 
c) 4, 1, 2, 5, 3. 
d) 2, 3, 1, 4, 5. 
e) 2, 1, 3, 4, 5. 

Questão 08 - (UCS RS/2017/Julho)  
Uma das hipóteses do surgimento dos primeiros seres vivos apoia-se no fato de que a fonte de alimentos seria constituída de moléculas orgânicas produzidas de modo abiogênico, as quais se acumulavam nos mares e lagos primitivos. Os primeiros seres vivos eram organismos muito simples, que ainda não teriam desenvolvido a capacidade de produzir substâncias alimentares, utilizando as substâncias orgânicas disponíveis no meio. Essa hipótese é denominada de 
a) panspermia. 
b) heterotrófica. 
c) geração espontânea. 
d) autotrófica. 
e) abiogênica.

Questão 09 - (UECE/2020/Janeiro) Evidências científicas apontam que a Terra se originou há 4.5 bilhões de anos. Em relação às teorias sobre a origem da vida na Terra, é correto afirmar que 
a) Louis Pasteur (1822-1895), médico Francês, realizou experimentos em frascos de vidro, do tipo pescoço de cisne, para demonstrar que a abiogênese era uma teoria equivocada. 
b) Aristóteles, filósofo da antiguidade, acreditava que alguns seres vivos apareciam por geração espontânea, seguindo o princípio da biogênese. 
c) Francesco Redi (1926-1697), biólogo italiano, demonstrou que larvas de moscas que surgiam em pedaços de carne em decomposição nasciam de ovos colocados por organismos já existentes, corroborando a abiogênese. 
d) Jean Baptist van Helmont (1577-1644), médico e químico belga, produziu uma receita para o nascimento de camundongos por biogênese, misturando camisas sujas e grãos de trigo.

Questão 10 - (Encceja/2017/Ensino Fundamental Regular) A figura ilustra o experimento realizado por Urey e Miller para testar a hipótese da origem da vida a partir de substâncias presentes na atmosfera terrestre primitiva. 
Por quais mudanças de estado a água passa nesse experimento a partir do momento em que é aquecida? 
a) Fusão e ebulição. 
b) Sublimação e liquefação. 
c) Ebulição e condensação.
d) Vaporização e sublimação.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - C
04 - D
05 - A

06 - Como o produto do cruzamento de espécies distintas, os híbridos possuem número de cromossomos variável, o que impede o processo de meiose.

07 - C
08 - B
09 - A
10 - C