O kwashiorkor e o marasmo são doenças infantis por deficiência nutricional encontradas em regiões subdesenvolvidas . Kwashiorkor é uma palavra de origem africana que significa “doença que afeta uma criança quando nasce outra (uma irmã ou um irmão)”. A doença caracteriza-se por retardo de crescimento, cabelos e pele descoloridos e inchaço do corpo, principalmente da barriga, devido ao acúmulo de líquido nos tecidos. Esse quadro decorre da falta quase completa de proteínas na dieta, a qual é constituída essencialmente por carboidratos. O marasmo, fraqueza extrema, caracteriza-se por atrofia dos músculos, ossos salientes e fácies de um velho; é um quadro de subnutrição completa causada por deficiência calórica e protéica.
a) Explique a relação entre a causa do kwashiorkor e o significado atribuído a essa palavra africana.
b) Por que alimentos proteicos são fundamentais na composição da dieta das crianças?
c) Explique por que a deficiência calórica faz a criança emagrecer.
RESPOSTA:
a) O kwashiorkor se caracteriza, como a questão menciona, por uma deficiência de proteínas na dieta. Essa situação decorre
do nascimento de um segundo filho, fato que leva a mãe a deixar de amamentar o primeiro, que, assim, passa a receber
uma dieta pobre em proteínas.
b) Proteínas são substâncias plásticas ou estruturais, fontes de aminoácidos, componentes fundamentais para o crescimento do organismo.
c) A deficiência calórica é consequência de uma ingestão insuficiente de alimentos. Para se manter vivo, o organismo
recorre à utilização de suas próprias reservas celulares — carboidratos, lipídeos e proteínas —, o que leva ao emagrecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário