Em artigo publicado na revista Nature (27/9/2007), os cientistas James Lovelock e Chris Rapley propõem, como ação contra o aquecimento global, a instalação de tubos nos oceanos a fim de bombear, para a superfície, a água que está entre 100 e 200 metros de profundidade. A água bombeada, rica em nutrientes, funcionaria como “fertilizante” na superfície oceânica. a) De que maneira essa medida poderia colaborar para a redução do aquecimento global? b) Espera-se também que a produtividade da pesca aumente nos locais em que a água do fundo for bombeada para a superfície. Como esse procedimento poderia provocar o aumento na quantidade de peixes?
RESPOSTA:
a) O bombeamento de água mais rica em nutrientes para a superfície estimularia a proliferação de algas planctônicas fotossintetizantes.
A fotossíntese consome gás carbônico da água e da atmosfera. Esse gás atmosférico é um dos principais causadores do efeito estufa.
Assim, um aumento da taxa de fotossíntese ajudaria a combater o aumento do efeito estufa e do aquecimento global.
b) As algas planctônicas são os principais produtores das teias alimentares marinhas. Aumentando-se a quantidade de produtores, estimula-se o aumento da biomassa de todos os níveis tróficos consumidores, dos quais os peixes fazem parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário