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quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Questão de Biologia - FGV-SP - Um biólogo foi a um campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas.

FGV-SP - Um biólogo foi a um campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas. Um dos formigueiros havia sido abandonado pelas formigas há pouco tempo, enquanto o outro formigueiro ainda estava ativo. No formigueiro ativo, observou a presença de uma única espécie de fungo, o qual era cultivado e utilizado pelas formigas como alimento. No formigueiro abandonado, o biólogo observou a presença de fungos de várias espécies, mas não daquela presente no formigueiro ativo. Ao estudar o assunto, verificou que essa espécie de fungo só ocorre quando em associação com essa espécie de formiga. 
Sobre essa espécie de formiga e essa espécie de fungo, pode-se dizer que apresentam uma relação conhecida como: 
a) mutualismo, na qual o fungo é prejudicado pela presença das formigas, mas estas não são afetadas pela presença do fungo. 
b) parasitismo, em que as formigas são as parasitas e dependem do fungo para sua alimentação e reprodução. 
c) inquilinismo, no qual os fungos beneficiam-se do ambiente e cuidados proporcionados pelo formigueiro, sem prejuízo às formigas. 
d) mutualismo, em que tanto os fungos quanto as formigas dependem uns dos outros para a sobrevivência. 
e) comensalismo, no qual as formigas, comensais, obtêm seu alimento da espécie associada, os fungos, sem que estes sejam prejudicados ou beneficiados.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - Vunesp-SP - Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera.

Vunesp-SP - Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor e, quando caem no solo, perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vão construir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últimos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim ou da madeira dos móveis e portas da sua casa? Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão. 
(Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado.) 
No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: 
a) sociedade, mutualismo e parasitismo. 
b) sociedade, comensalismo e predatismo. 
c) sociedade, protocooperação e inquilinismo. 
d) colônia, mutualismo e inquilinismo. 
e) colônia, parasitismo e predatismo.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - PUC -SP - Em uma comunidade, viviam as espécies 1 e 2, herbívoras e competidoras entre si, que serviam de alimento para uma espécie 3.

PUC -SP - Em uma comunidade, viviam as espécies 1 e 2, herbívoras e competidoras entre si, que serviam de alimento para uma espécie 3. Nesse ambiente, introduziu -se uma espécie 4, desempenhando papel de consumidor secundário na mesma teia alimentar da qual faziam parte 1, 2 e 3. Com o passar do tempo, constatou -se uma redução no número de indivíduos das espécies 1, 2 e 3 e um aumento considerável na população da espécie 4. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que apresenta uma explicação plausível para o fato ocorrido. 
a) A espécie 4 apresentou vantagem ao competir por alimento com as espécies 1, 2 e 3. 
b) A espécie 4 apresentou vantagem ao competir por alimento com as espécies 1 e 2 e foi predadora da espécie 3. 
c) A espécie 4 apresentou vantagem ao competir por alimento com as espécies 1 e 2 e foi presa da espécie 3. 
d) A espécie 4 foi predadora das espécies 1 e 2 e apresentou vantagem ao competir por alimento com a espécie 3. 
e) A espécie 4 foi predadora das espécies 1 e 2 e presa da espécie 3.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - UFMG - Observe os gráficos referentes às curvas de crescimento populacional de duas espécies. O gráfico I representa

UFMG - Observe os gráficos referentes às curvas de crescimento populacional de duas espécies. O gráfico I representa o crescimento populacional dessas espécies criadas isoladamente. O gráfico II representa o crescimento populacional dessas espécies reunidas em uma cultura.
Com base na comparação dos dois gráficos, pode- -se afirmar que a provável relação ecológica entre as duas espécies seria mais bem definida como: 
a) inquilinismo. 
b) competição. 
c) protocooperação. 
d) comensalismo.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - Vunesp-SP - Um jornal de grande circulação comentou o alto faturamento em dólares de uma empresa que está exportando ovos de uma traça

Vunesp-SP - Um jornal de grande circulação comentou o alto faturamento em dólares de uma empresa que está exportando ovos de uma traça, parasitados por minúsculas vespas especializadas em atacar a broca de cana, a lagarta-cartucho do milho e pragas do tomateiro. Esses ovos vão para os EUA, Suíça, França, Holanda, Portugal, Espanha e Dinamarca, para serem usados para a reprodução das vespas. A empresa também vende casulos de outra pequena vespa que, liberada, vai colocar seus ovos e destruir lagartas que são pragas em lavouras. (O Estado de S. Paulo, 17/9/2003.) 
Pelo texto, pode-se afirmar que a reportagem refere-se: 
a) ao controle de pragas na agricultura pela produção de insetos estéreis. 
b) à produção de polinizadores a serem utilizados para a inseminação das plantas. 
c) à produção de genes específicos para a utilização de técnicas de engenharia genética aplicadas à agricultura. 
d) à produção de larvas de insetos a serem utilizadas como predadores de folhas atacadas por doenças. 
e) à utilização das técnicas do controle biológico no combate a pragas agrícolas.

RESPOSTA:
Letra E.