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quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Como a energia solar e a energia eólica podem ser aproveitadas?

Como a energia solar e a energia eólica podem ser aproveitadas? Como elas têm sido utilizadas no Brasil e no mundo? Quais são as vantagens e desvantagens da utilização dessas formas de energia?

RESPOSTA (SUGESTÃO)

A energia solar pode ser usada para aquecer reservatórios de água ou para gerar eletricidade. Nesse caso, placas metálicas recobertas de silício (células fotovoltaicas) geram correntes elétricas utilizando a energia solar. O problema é que o custo para instalação desse equipamento ainda é alto se comparado com a quantidade de energia obtida. No entanto, em muitos países, inclusive no Brasil, a energia solar já é usada com estas finalidades: aquecer a água das casas, produzir energia elétrica, desidratar alimentos, dessalinizar a água do mar. No Brasil, os estudos sobre aproveitamento da energia solar vêm sendo desenvolvidos nas universidades de Campinas (SP) e da Paraíba, no Centro Técnico da Aeronáutica (SP) e no Instituto de Pesquisa da Marinha (RJ). A energia eólica deriva do fato de que o Sol aquece de forma diferente as regiões da Terra. As diferenças de temperatura entre as regiões provocam o deslocamento de massas de ar, gerando os ventos. A energia eólica é a produzida pelos ventos, que fazem girar hélices, gerando energia elétrica. A energia eólica não é, portanto, produtiva em locais de poucos ventos. Nos Estados Unidos e na Europa, a energia eólica é usada para a geração de eletricidade. No Brasil, Fortaleza (CE), Olinda e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) já possuem eletricidade gerada pelos ventos. A energia eólica é usada também para extrair água de poços em zonas agrícolas, inclusive no Brasil.




Questão de Biologia - Pesquisem qual a origem do petróleo, do carvão mineral e do gás natural

Pesquisem qual a origem do petróleo, do carvão mineral e do gás natural; como é feita a extração de cada um desses recursos, como são usados e, se houver produtos derivados, quais são; como evoluiu a exploração dessas fontes energéticas fósseis a partir da Revolução Industrial; quais os problemas causados pela utilização desse tipo de energia; qual a proporção (em relação a outras fontes de energia) desse tipo de energia no mundo e no Brasil.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

O carvão mineral e o petróleo são formados por uma mistura de substâncias orgânicas. O carvão mineral formou-se ao longo de milhões de anos, a partir da decomposição e da transformação de plantas mortas, cobertas por depósitos de terra e submetidas a altas pressões. Do mesmo modo, algas e outros seres microscópicos aquáticos foram soterrados e acabaram se transformando em petróleo. Durante esse processo, a decomposição dos organismos também liberou um gás, o gás natural, usado como combustível.

O petróleo é extraído de depósitos subterrâneos, localizados sob a terra ou sob o mar, por meio da perfuração de poços. Depois de sua extração, ele é transportado para refinarias, onde se faz a purificação e a separação dos seus componentes. Surgem assim vários produtos: gasolina, querosene, óleo diesel e gás de cozinha, conhecido como gás liquefeito do petróleo (GLP). A partir do petróleo são fabricados ainda muitos produtos: tinta, asfalto, plásticos, detergente, borracha sintética, etc. Além de serem recursos naturais não renováveis (esses materiais não são recompostos na natureza na mesma velocidade em que são consumidos), o carvão mineral e o petróleo poluem o ambiente e, ao liberarem gás carbônico, contribuem para o aquecimento global e para a poluição do ar (monóxido de carbono e outras substâncias). Em 2006, o petróleo, o carvão mineral e o gás natural representavam cerca de 87% da produção de energia no mundo e cerca de 50% no Brasil.

Questão de Biologia - Pesquisem a história e a influência social e ambiental da bióloga Rachel Carson

Pesquisem a história e a influência social e ambiental da bióloga Rachel Carson (1907-1964) e de seu livro Primavera silenciosa (São Paulo: Melhoramentos, 1964). Se possível, peçam o auxílio dos professores de História, Sociologia e Filosofia.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

O livro Primavera silenciosa, da bióloga estadunidense Rachel Carson (1907-1964), foi um dos marcos da conservação ambiental no século XX, questionando a confiança cega da humanidade em qualquer nova tecnologia. No livro, Rachel relata a história do Lago Clear. O lago fica em uma região montanhosa, próxima a São Francisco (Estados Unidos), e é um dos locais prediletos dos pescadores da região. Lá havia muitos mosquitos que incomodavam quem visitava o local. Por isso, as autoridades decidiram aplicar no lago um inseticida à base de hidrocarboneto clorado, o DDD, muito semelhante ao DDT, em uma dosagem mínima, cor respondente a uma parte de DDD para 70 milhões de partes de água. Após cinco anos, como os mosquitos ainda proliferavam, decidiram fazer uma nova aplicação. Os mosquitos desapareceram. No inverno seguinte, alguns mergulhões começaram a morrer. Essas aves eram atraídas pela abundância de peixes do lago. Quando o tecido adiposo dos mergulhões foi analisado, detectaram alta concentração de DDD: em torno de 1 600 ppm. Novas pesquisas foram iniciadas e percebeu-se que o plâncton presente nas águas continha também alta concentração de DDD, de cerca de 5 ppm. Nos peixes herbívoros, que comiam o plâncton, essa concentração chegava a 300 ppm, e nos peixes carnívoros, como o bagre, a 2 500 ppm. O que espantava os cientistas era o fato de as amostras de água do lago praticamente não apresentarem o veneno. Esse desequilíbrio afetou a reprodução de mergulhões, cuja população, que até então era de cerca de mil casais, reduziu-se drasticamente após a primeira aplicação do inseticida, até que nenhum mergulhão novo foi observado. Após uma série de pesquisas, descobriu-se que o DDT e outros inseticidas do mesmo grupo faziam as cascas dos ovos das aves ficarem tão fracas que se quebravam antes da eclosão. A partir de 1972, esse grupo de inseticidas foi proibido ou acabou tendo um uso bastante restrito.

Questão de Biologia - Pesquisem na internet os nomes e as fórmulas dos principais componentes dos plásticos

Pesquisem na internet os nomes e as fórmulas dos principais componentes dos plásticos mais comuns em nosso dia a dia. Expliquem também os problemas ambientais que o descarte de plásticos pode causar e que medidas podem ser tomadas para minimizar esses problemas. Se possível, peçam auxílio ao professor de Química.

RESPOSTA:

Os plásticos são feitos de polímeros, que são macromoléculas em que determinada unidade molecular se repete muitas vezes. No caso do polietileno, por exemplo, essa unidade é – CH2 – CH2 –. Outros componentes dos plásticos são o policloreto de vinila (PVC), polipropileno (PP), poliestireno (PS), etc. Os plásticos em geral demoram muito para se decompor, o que pode causar problemas ao ambiente. Calcula-se que cerca de 90% do lixo flutuante nos oceanos é formado por materiais plásticos. Peixes, aves, tartarugas, focas e leões- -marinhos podem ingerir pedaços de plástico e morrer sufocados. Antes de jogar um objeto de plástico no lixo, pense se ele não pode ter outras utilidades. Um saco plástico de supermercado, por exemplo, pode ser reutilizado. Você pode também diminuir o consumo desses produtos usando, por exemplo, uma bolsa de pano para transportar os produtos. O plástico pode ser reciclado e utilizado para fabricar novos materiais: garrafas, baldes, cerdas de vassouras, sacolas, entre muitos outros produtos para residências e indústrias. Um dos plásticos mais reciclados é o PET (polietileno tereftalato), encontrado nas garrafas plásticas para bebidas. Reduzir o consumo e promover a reciclagem contribuem para diminuir o consumo de petróleo (plásticos são produzidos a partir do petróleo) e a poluição, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários e gerar empregos.

Questão de Biologia - O que é a hipótese Gaia, quem a formulou e quando?

O que é a hipótese Gaia, quem a formulou e quando? Qual avaliação os cientistas fazem a respeito dessa teoria?

RESPOSTA:

Uma das lições que podemos tirar do estudo da Ecologia é que todos os seres vivos estão ligados entre si e com o ambiente físico, influenciando-se mutuamente. Essa interdependência é tão grande que alguns cientistas comparam a Terra a um imenso organismo vivo: é a hipótese Gaia (ou teoria de Gaia), formulada nos anos 1970 pelo cientista britânico James Lovelock (1919-). Na mitologia grega, Gaia é a deusa que personifica a Terra. Segundo essa hipótese, a Terra teria a capacidade de se autorregular por meio de mecanismos de feedback (retroalimentação). Os seres vivos não se limitariam a adaptar-se aos fatores físicos: eles modificariam fatores como a temperatura e a composição química da atmosfera de modo a tornar a Terra propícia ao surgimento da vida e à sua manutenção. Lovelock afirma também que qualquer organismo que afete o ambiente de maneira negativa poderá ser eliminado. Como o aquecimento global foi provocado pelo ser humano, para ele a humanidade corre o risco de ser extinta. Embora os cientistas concordem que a vida, desde seu surgimento, tenha influenciado bastante as características do planeta, muitos acham que não é adequado afirmar que a Terra é viva e que a ação dos seres vivos não é tão efetiva para a manutenção do equilíbrio do planeta. Apesar das críticas, a comparação com um organismo serve para nos alertar da profunda inter-relação entre os seres vivos e o ambiente