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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Biomas, ecossistemas e população - Exercícios Biologia com Gabarito

 1- (Unesp) A revista Veja, em um número especial sobre a Amazônia, publicou em 2008 matéria de onde foi extraído o seguinte trecho:

Uma boa medida para diminuir a pressão sobre as matas seria mudar a lei e permitir que sejam plantadas espécies exóticas, como o eucalipto, nas propriedades que desmataram além do limite de 20%. “Reflorestar com árvores exóticas dá retorno econômico e é economicamente viável”, diz Francisco Graziano, secretário do Meio Ambiente de São Paulo.

Além dos aspectos econômicos e técnicos tratados no texto, cite uma vantagem e uma desvantagem, do ponto de vista ecológico, de se recuperar áreas desmatadas da região amazônica com espécies vegetais exóticas.

2- (Enem-2005) Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente (em mil km² ) pode-se inferir que: 

a) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973. 
b) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 1960, mas reduziu nas décadas posteriores. 
c) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 1960. 
d) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%. 
e) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.

3- (Unifor-CE) A disponibilidade de água é um dos fatores ecológicos mais importantes para a vegetação. A frequência de adaptações à falta de água decresce na seguinte sequência: 

a) cerrados, manguezais e caatinga. 
b) caatinga, cerrados e matas amazônicas. 
c) cerrados, caatinga e matas amazônicas. 
d) caatinga, mata de araucárias e cerrados. 
e) manguezais, Mata Atlântica e caatinga.

4- (Unesp) Considere os esquemas 1 e 2, representativos das populações A e B em dois momentos diferentes. Em um primeiro momento, ter-se-ia: 



















Compare os dois esquemas e responda.
 
a) O que representa a região hachurada no esquema 1? 
b) O que poderia ter ocorrido com os indivíduos correspondentes a essa região no esquema 2?

5) ( Enem-2008) 


















Analisando-se os dados do gráfico acima, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que:

a) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
b) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
c) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
d) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.
e) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.


GABARITO: 

1) Vantagem: Garante a cobertura vegetal do solo, reduzindo sua erosão, e há o sequestro do carbono pelas plantas em crescimento.
Desvantagem: Perda de biodiversidade, desequilíbrios ecológicos causados por interações entre espécies exóticas e naturais. 
2) E
3) B
4) a) Sobreposição dos nichos ecológicos das populações A e B.
b) Teria ocorrido a especialização de nichos, reduzindo a competição entre A e B.
5) D

Questão do ENEM Digital - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Fenômenos epigenéticos levam a modificações do DNA e das histonas, que influenciam o remodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não de genes para a transcrição.

ARRUDA, I. T. S. Epigenética. Genética na Escola, n. 1, 2015 (adaptado).

Esses fenômenos atuam na:

a) regulação da expressão gênica.
b) alteração nas sequências de bases.
c) correção de mutações em determinados genes.
d) associação dos ribossomos ao RNA mensageiro.
e) alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas.

RESPOSTA:

e) alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas.

ATENÇÃO: O gabarito oficial será disponibilizado no dia 10/02/2021 pelo Inep.

Questão do ENEM Digital - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiam o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.

Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?

a) Arquegônio, que protege o embrião multicelular
b) Broto, que propaga vegetativamente as plantas
c) Fruto, que garante maior eficiência na dispersão
d) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada
e) Semente de alada,  que favorece a dispersão aérea   

RESPOSTA:

d) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada

A fecundação cruzada ocorre através de um polinizador ( nesse caso o inseto), o qual é responsável pelo transporte do Grão do pólen entre as partes femininas e masculinas da flor. 
 
 
ATENÇÃO: O gabarito oficial será disponibilizado no dia 10/02/2021 pelo Inep.