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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Biomas, ecossistemas e população - Exercícios Biologia com Gabarito

 1- (Unesp) A revista Veja, em um número especial sobre a Amazônia, publicou em 2008 matéria de onde foi extraído o seguinte trecho:

Uma boa medida para diminuir a pressão sobre as matas seria mudar a lei e permitir que sejam plantadas espécies exóticas, como o eucalipto, nas propriedades que desmataram além do limite de 20%. “Reflorestar com árvores exóticas dá retorno econômico e é economicamente viável”, diz Francisco Graziano, secretário do Meio Ambiente de São Paulo.

Além dos aspectos econômicos e técnicos tratados no texto, cite uma vantagem e uma desvantagem, do ponto de vista ecológico, de se recuperar áreas desmatadas da região amazônica com espécies vegetais exóticas.

2- (Enem-2005) Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente (em mil km² ) pode-se inferir que: 

a) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973. 
b) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 1960, mas reduziu nas décadas posteriores. 
c) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 1960. 
d) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%. 
e) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.

3- (Unifor-CE) A disponibilidade de água é um dos fatores ecológicos mais importantes para a vegetação. A frequência de adaptações à falta de água decresce na seguinte sequência: 

a) cerrados, manguezais e caatinga. 
b) caatinga, cerrados e matas amazônicas. 
c) cerrados, caatinga e matas amazônicas. 
d) caatinga, mata de araucárias e cerrados. 
e) manguezais, Mata Atlântica e caatinga.

4- (Unesp) Considere os esquemas 1 e 2, representativos das populações A e B em dois momentos diferentes. Em um primeiro momento, ter-se-ia: 



















Compare os dois esquemas e responda.
 
a) O que representa a região hachurada no esquema 1? 
b) O que poderia ter ocorrido com os indivíduos correspondentes a essa região no esquema 2?

5) ( Enem-2008) 


















Analisando-se os dados do gráfico acima, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que:

a) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
b) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
c) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
d) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.
e) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.


GABARITO: 

1) Vantagem: Garante a cobertura vegetal do solo, reduzindo sua erosão, e há o sequestro do carbono pelas plantas em crescimento.
Desvantagem: Perda de biodiversidade, desequilíbrios ecológicos causados por interações entre espécies exóticas e naturais. 
2) E
3) B
4) a) Sobreposição dos nichos ecológicos das populações A e B.
b) Teria ocorrido a especialização de nichos, reduzindo a competição entre A e B.
5) D

Questão do ENEM Digital - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Fenômenos epigenéticos levam a modificações do DNA e das histonas, que influenciam o remodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não de genes para a transcrição.

ARRUDA, I. T. S. Epigenética. Genética na Escola, n. 1, 2015 (adaptado).

Esses fenômenos atuam na:

a) regulação da expressão gênica.
b) alteração nas sequências de bases.
c) correção de mutações em determinados genes.
d) associação dos ribossomos ao RNA mensageiro.
e) alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas.

RESPOSTA:

e) alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas.

ATENÇÃO: O gabarito oficial será disponibilizado no dia 10/02/2021 pelo Inep.

Questão do ENEM Digital - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiam o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.

Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?

a) Arquegônio, que protege o embrião multicelular
b) Broto, que propaga vegetativamente as plantas
c) Fruto, que garante maior eficiência na dispersão
d) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada
e) Semente de alada,  que favorece a dispersão aérea   

RESPOSTA:

d) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada

A fecundação cruzada ocorre através de um polinizador ( nesse caso o inseto), o qual é responsável pelo transporte do Grão do pólen entre as partes femininas e masculinas da flor. 
 
 
ATENÇÃO: O gabarito oficial será disponibilizado no dia 10/02/2021 pelo Inep.


sábado, 6 de fevereiro de 2021

Ciclos da matéria, sucessão ecológica e desequilíbrios ambientais - Exercícios Biologia com Gabarito

1- (Unesp) Pesquisas recentes indicam que alguns dos efeitos mais visíveis do desaparecimento da floresta amazônica seriam as alterações no regime de chuvas, com impactos na produção agrícola e na matriz energética do país. Justifique por que haveria alterações no regime de chuvas e qual a relação destas com o sistema energético do país.

2- (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

3- (Unicamp-SP-mod.) Muito  se  tem  comentado  sobre  o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de  CO2  e  sua  relação  com  o  efeito  estufa.  Um  dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO2 consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO2 é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO2. Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo  o  CO2  fosse  retirado  da  atmosfera,  as  plantas desapareceriam do planeta. 

a) Explique como as plantas retiram CO2 da atmosfera e por que elas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera. 
b) Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e  explique  os  processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO2 para a atmosfera.

4- (Enem-2005) Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.
Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:
5) (Enem) Por que o nível dos mares não sobem, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que: 

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. 
b) a formação de geleiras com águas dos oceanos, nos polos, contrabalança as águas dos rios que desaguam no mar. 
c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante. 
d) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho 
e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade (d= massa/volume), onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.


Mais Exercícios de Biologia:

GABARITO:

1) A maior parte do vapor de água responsável pelas chuvas na Amazônia provém da evaporação dos rios e da transpiração de plantas e animais da própria floresta. Dessa forma, o desaparecimento da Amazônia comprometeria o regime de chuvas na região. Com poucas chuvas, não haveria reposição de água nos rios, o que comprometeria a ´produção de energia nas usinas elétricas.
2) E
3) a) O CO2 é fixado pelas plantas durante o fenômeno da fotossíntese, pela qual os vegetais sintetizam as substâncias necessárias para a sua sobrevivência. Na ausência de CO2, o fenômeno não ocorre, o que levaria ao desaparecimento da vegetação. 
b) O CO2 retorna à atmosfera pelos fenômenos da respiração animal e vegetal, pela decomposição da matéria orgânica por bactérias e fungos e pela combustão.
4) E
5) A

Exercícios de Biologia sobre a Vida e Composição Química dos Seres Vivos - com gabarito

1- (Fuvest-SP) Qual das alternativas classifica corretamente o vírus HIV, o tronco de uma árvore, a semente de feijão e o plasmódio da malária, quando a constituição celular?


2 -  (ENEM 2005) Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.
                                            
Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA

a)de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.
b)de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila.
c)das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
d)dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
e)de características básicas assegura sua eficiência hidratante.

3- ( Unicamp-SP)  Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir  de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.

a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?
b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução.

4- ( PUC - RIO) O nitrogênio é um elemento essencial à vida e à sobrevivência dos seres vivos. Indique a opção que apresenta a alternativa correta quanto a esse elemento.

a) Faz parte das proteínas e ácidos nucléicos.
b) Faz parte dos principais açúcares consumidos na alimentação.
c) Faz parte da reserva lipídica dos animais.
d) Faz parte dos ácidos graxos da membrana plasmática.
e) É absorvido diretamente sob a forma de N2 pelos animais e vegetais.   

5) (Fuvest-SP – mod.) Duas doenças sexualmente transmissíveis muito comuns são a uretrite não gonocócica que, tudo indica, é causada pela Chlamydia trachomatis, e o herpes genital, causado pelo Herpes simplex. A tabela a seguir compara algumas características desses dois agentes infecciosos.

Esses organismos são vírus, bactérias, fungos, algas, animais ou protozoários? Justifique sua classificação com base nos dados da tabela.

Mais exercícios de Biologia:

GABARITO:
1) B
2) A
3) a) Reprodução assexuada.
b) Vantagem: Esse tipo de reprodução permite a rápida colonização de um meio ambiente, pois novos indivíduos são gerados em um pequeno intervalo de tempo.
Desvantagem: Os indivíduos gerados por reprodução assexuada são geneticamente idênticos original. Assim se um fator externo afetar um organismo, todos serão afetados. 
4) A
5) Chlamydia trachomatis é uma bactéria , pois apresenta características de um procarionte. Herpes simplex é um vírus, pois não apresenta estrutura celular e possui apenas um tipo de ácido nucleic o, no c as o, o DN A .