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sábado, 6 de fevereiro de 2021

Exercícios de Biologia sobre a Vida e Composição Química dos Seres Vivos - com gabarito

1- (Fuvest-SP) Qual das alternativas classifica corretamente o vírus HIV, o tronco de uma árvore, a semente de feijão e o plasmódio da malária, quando a constituição celular?


2 -  (ENEM 2005) Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.
                                            
Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA

a)de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.
b)de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila.
c)das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
d)dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
e)de características básicas assegura sua eficiência hidratante.

3- ( Unicamp-SP)  Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir  de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.

a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?
b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução.

4- ( PUC - RIO) O nitrogênio é um elemento essencial à vida e à sobrevivência dos seres vivos. Indique a opção que apresenta a alternativa correta quanto a esse elemento.

a) Faz parte das proteínas e ácidos nucléicos.
b) Faz parte dos principais açúcares consumidos na alimentação.
c) Faz parte da reserva lipídica dos animais.
d) Faz parte dos ácidos graxos da membrana plasmática.
e) É absorvido diretamente sob a forma de N2 pelos animais e vegetais.   

5) (Fuvest-SP – mod.) Duas doenças sexualmente transmissíveis muito comuns são a uretrite não gonocócica que, tudo indica, é causada pela Chlamydia trachomatis, e o herpes genital, causado pelo Herpes simplex. A tabela a seguir compara algumas características desses dois agentes infecciosos.

Esses organismos são vírus, bactérias, fungos, algas, animais ou protozoários? Justifique sua classificação com base nos dados da tabela.

Mais exercícios de Biologia:

GABARITO:
1) B
2) A
3) a) Reprodução assexuada.
b) Vantagem: Esse tipo de reprodução permite a rápida colonização de um meio ambiente, pois novos indivíduos são gerados em um pequeno intervalo de tempo.
Desvantagem: Os indivíduos gerados por reprodução assexuada são geneticamente idênticos original. Assim se um fator externo afetar um organismo, todos serão afetados. 
4) A
5) Chlamydia trachomatis é uma bactéria , pois apresenta características de um procarionte. Herpes simplex é um vírus, pois não apresenta estrutura celular e possui apenas um tipo de ácido nucleic o, no c as o, o DN A .



Exercícios de Biologia sobre a Vida e Energia - com gabarito

1- (UFSCar-SP) O esquema mostra as relações tróficas entre as espécies A, B, C e D de um ecossistema aquático.
a) Identifique as espécies de decompositores, de herbívoros, de carnívoros e de produtores.
b) Se a espécie representada pela letra C for totalmente dizimada, quais serão as consequências imediatas para as populações A e D, respectivamente?

2- (UFU-MG)  As  Teias  Alimentares  representam  a complexa rede  de transferência de matéria  e energia em um ecossistema.

Sobre  a  Teia  Alimentar  representada  na  figura, responda as seguintes questões.  
a)  Um  mesmo  organismo  pode  ocupar  diferentes níveis tróficos? Justifique sua resposta. 
b)  Qual  o  componente  biótico  que  necessariamente deve  estar  presente  em  um  ecossistema  e,  no entanto,  não  foi  representado na  Teia  Alimentar ilustrada  acima? Qual o papel desse  componente biótico no ecossistema?

3- (Enem-2011) Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário. 
c) consumidor secundário e consumidor terciário. 
d) consumidor terciário e produtor. 
e) consumidor secundário e consumidor primário.

4- (Enem-2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:
 
a) hábitat. 
b) biótopo. 
c) nível trófico. 
d) nicho ecológico. 
e) potencial biótico.

5- (UFRJ) Na China, os pulgões da espécie Toxoptera aurantii causam grandes prejuízos às plantações de chá preto ( Camellia sinensis ). O gráfico a seguir mostra os resultados de duas experiências, feitas em laboratório, nas quais foi medida a capacidade de as folhas de chá danificadas por pulgões e as folhas íntegras atraírem insetos carnívoros predadores; na experiência 1, os predadores usados foram joaninhas ( Coccinella septempunctata ) e, na experiência 2, neurópteros ( Chrysopa sinica ). 

Explique como o fenômeno evidenciado pelas experiências contribui para a sobrevivência das plantas de chá.


Mais Exercícios de Biologia:

GABARITO:
1) a) Decompositores : B . 
Herbívoros : C . 
Carnívoros : A . 
Produtores : D.
b) A população A (carnívoros) sofrerá redução no número de indivíduos , que poderão morrer ou migrar para outras áreas em busca de alimento. No caso de D ( produtores), poderá ocorrer aumento populacional.
2) a) Sim. A cobra ocupa o nível de consumidor secundário quando se alimenta de coelhos ou camundongo se ocupa o nível de consumidor terciário quando se alimenta da perdiz. O mesmo acontece com a raposa e o com o gavião.
b) Decompositores , que  são fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas por degradarem a matéria orgânica em nutrientes minerais , que podem ser aproveitados pelos produtores.
3) C
4) D
5) Os resultados mostrados no gráfico indicam que as folhas de Camellia sinensis danificadas por pulgões atraem um número muito maior de joaninhas e neurópteros do  que as folhas íntegras da planta. Os insetos atraí dos são predadores de pulgões e sua presença pode controlar a população desses pulgões nas plantações de chá preto.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Questão de PET - Um pedreiro está assentando uma peça de granito de 4 m

06 – Um pedreiro está assentando uma peça de granito de 4 m de comprimento, que ficará posicionada verticalmente. Ele precisa escorar essa peça para que fique bem apoiada e não se solte, até que esteja bem assentada. Para isso, necessita posicionar uma escora na base inferior e outra na parte superior da peça, formando um ângulo de 30° entre as escoras, conforme mostra a figura abaixo.
Nessas condições, as medidas X e Y dos comprimentos dessas escoras, que esse pedreiro necessita para realizar esse trabalho, são, respectivamente:

a) 2,00 m e 3,50 m.
b) 6,83 m e 7,99 m.
c) 8,00 m e 6,93 m.
d) 9,53 m e 7,25 m. 

RESPOSTA:



Questão de PET - Utilizando o teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo

05 – Utilizando o teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo, determine os valores de a, n, c e h no triângulo abaixo.

RESPOSTA:




Questão de PET - Dada a função f de 2° grau, definida por f ( x ) = x² − 2x − 3

04 – Dada a função f de 2° grau, definida por f ( x ) = x² − 2x − 3, faça o que se pede.

a) Determine as suas raízes (zeros da função).
b) Determine as coordenadas xv, yv do vértice da parábola que representa o gráfico da função f.
c) Determine o ponto de interseção entre o gráfico da função f e o eixo y.
d) Agora, marque os pontos, que foram determinados nos itens anteriores, no plano cartesiano
abaixo e trace o gráfico da função . 

RESPOSTA: