PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre biogeografia - com gabarito

1. PUC-RJ - O estado do Rio de Janeiro apresenta diversos ecossistemas, em função da grande variabilidade de sua paisagem. Dentre as características listadas abaixo, destaque a alternativa errada.
a) A mata atlântica é a formação dominante do Rio de Janeiro.
b) As restingas se desenvolvem sobre solos arenosos e constituem o ecossistema mais ameaçado de todos os demais.
c) Os campos de altitude estão localizados principalmente nas serras dos Órgãos e Itatiaia e apresentam grande número de endemismos.
d) A mata atlântica é constituída por florestas secundárias na maior parte do trecho fluminense.
e) Os manguezais estão ligados à existência de um ciclo de marés e apresentam alta diversidade de espécies vegetais.

2. VUNESP - Explorando uma faixa estreita do litoral de São Paulo, desenvolve-se um tipo de vegetação, formado de poucas espécies arbóreas, providas de adaptações para enfrentar um solo lodoso, com alto teor salino e carente de oxigênio. O ecossistema descrito corresponde
a) à Mata Atlântica.
b) ao manguezal.
c) aos pampas.
d) à restinga.
e) às dunas litorâneas.

3. Cefet-RJ -  O manguezal é um bioma que está adaptado à transição entre o mar e a terra firme. Sua vegetação é resistente às oscilações das marés e seu solo é lodoso, com grande concentração de sal. Assinale a alternativa correta.
a) Os manguezais estão restritos à área litorânea, inexistindo em regiões que não têm contato direto com o mar.
b) A vegetação rasteira está adaptada às oscilações das marés, suportando com facilidade a subida e descida do nível da água do mar.
c) Devido à grande disponibilidade de nutrientes minerais e orgânicos, os manguezais se constituem em fonte de alimento para várias espécies marinhas, principalmente peixes e moluscos. Os crustáceos utilizam os manguezais apenas para reprodução.
d) A vegetação predominante nos manguezais é arbustiva, sendo que, entre os tipos mais comuns de arbustos, estão aqueles que desenvolvem as chamadas raízes-escoras, que aumentam significativamente sua área de sustentação.
e) Em geral, nos manguezais não se desenvolve a atividade pesqueira devido à pequena quantidade de espécie marinha e às dificuldades impostas pela vegetação dominante.

4. UFCE - Leia com atenção o texto a seguir.
“Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Mato-grossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios
e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os
pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras
e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.”
Revista VEJA, 02 de junho de 1999.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários.
a) rios, ariranhas e peixes;
b) pastos, capivaras e onças;
c) campos, gado e capivaras;
d) pastos, jacarés e aves;
e) campos, jaguatiricas e cervos.

5. UEMS - Assinale a opção cuja característica não está associada ao bioma cerrado:
a) A vegetação tem aspecto xeromórfico.
b) Solo muito permeável, com baixo teor de nutrientes e baixo pH.
c) Dentre as formações brasileiras, é a que apresenta a mais alta frequência de gimnospermas.
d) Ocorrência de duas estações: uma seca e uma chuvosa.
e) São plantas típicas desse bioma: o pequi, a lixeira, a copaíba, o barbatimão e o angico.

6. U.F. Uberlândia-MG - Assinale a única alternativa em que os animais e as plantas que ocorrem naturalmente na região dos cerrados (espécies nativas do Brasil).
a) mangueira, beija-flor, pequizeiro, barata-doméstica e araucária.
b) angico, tamanduá, pitangueira, jararaca e buriti.
c) orquídea, boi, guabiroba, lambari e condor.
d) cacau, mico-leão dourado, laranjeira, mosca-doméstica e lobo guará.
e) macieira, tatu canastra, amoreira, tico-tico e galinha.

7. UFRGS - Leia o texto abaixo.
“Subindo sempre, os campos misturados com pinhais se adiantam até a orla exterior. De vez em quando, vastas porções planas são inteiramente brejosas, revestidas de uma vegetação palustre estranha, entre a qual assomam em toda a parte, os tufos purpúreos de Sphagnum, o musgo das turfeiras.”
Balduíno S. J. Rambo. A fisionomia do Rio Grande do Sul. Ed. Unisinos, 1994.
As comunidades fisionomicamente descritas no texto acima estão associadas a que tipo de vegetação natural do Rio Grande do Sul?
a) À vegetação de dunas.
b) À mata com araucária.
c) À mata de restinga.
d) A campos da campanha.
e) A banhados litorâneos.

8. UFMA - Quais dos ecossistemas maranhenses, assinalados no mapa acima, são definidos pelas seguintes características: “árvores de pequeno a médio porte com raízes muito profundas e folhas coriáceas com galhos tortuosos”; “vegetação caracteristicamente arbustiva com raízes escoras, pneumatóforos, onde o solo é lodoso e salgado, abrigando uma grande diversidade de peixes, moluscos, crustáceos e aves que direta ou indiretamente obtêm alimento”.
a) 1 - Cerrado; 3 - mangue
b) 1 - mata de cocais; 2 - mangue
c) 2 - floresta (pré-amazônica); 4 cerrado
d) 5 - mata de cocais; 1 - campos inundáveis
e) 6 - mata de cocais; 4 – dunas

9. FATEC-SP - Presença de árvores de folhas perenes e largas (perenifólias e latifoliadas), com altura geralmente entre 30 e 35 metros, grande variabilidade na vegetação de epífitas (principalmente bromélias e orquídeas) e considerável desenvolvimento de vegetação arbustiva são características de
a) dunas asiáticas tropicais.
b) desertos quentes da África.
c) mata pluvial tropical.
d) mata das araucárias.
e) mata de geleiras nórdicas.

10. UFR-RJ - Excursionistas são salvos após 6 dias na mata
Depois de seis dias perdidos na mata da Serra dos Órgãos, entre Petrópolis e Teresópolis – Rio de Janeiro – três excursionistas foram resgatados por um helicóptero do Corpo de Bombeiros. De dia, caminhavam por um labirinto de trilhas; à noite, não conseguiam dormir, pois o frio era de 5ºC.
O Globo. 05/09/98.
A partir da leitura da reportagem acima, pode-se afirmar que:
a) a mata a que o texto se refere é a mata atlântica, característica das encostas do relevo do Rio;
b) a mata em questão é a mata equatorial, muito fechada, de difícil acesso e muito fria;
c) a mata em questão está em lugar plano, de baixa altitude, o que facilitou os excursionistas;
d) a mata em destaque é a mata temperada, característica das áreas onde há grandes altitudes;
e) a mata fechada e o frio da noite resultam da continentalidade da região.

11. Univali-SC - “Aqui o homem e o boi buscam um novo código de convivência com a natureza indomável, um universo arredio que só se submete ao domínio das águas. Nesta região a pecuária tem 250 anos de existência, é uma das mais antigas do país e está em crise. (...) O número de fazendas acompanha a anemia dos rebanhos: os dados disponíveis apontam a existência de 1.100 propriedades, contra mais de 2 mil no passado recente, distribuídas numa planície inundável de 139 mil quilômetros. Reduto histórico da criação extensiva, talvez o único ecossistema inteiramente ocupado e explorado pela pecuária do homem branco com relativo respeito à biodiversidade. (...) Há 23 anos a região enfrenta um ciclo de cheias anormal – o mais longo deste século – que ampliou a fronteira líquida num meio naturalmente anfíbio. À exceção de 1994, o rio Paraguai, principalmente dentro dessa planície (...) tem registrado cheias superiores a 4 metros todos os anos desde 1974.”
Globo Rural, nº 144, out.1997.
O texto acima faz alusão:
a) às florestas tropicais costeiras;
b) à hiléia;
c) ao pantanal;
d) aos manguezais;
e) aos campos cerrados.

12. U.F. Viçosa-MG - Associe as colunas de maneira que as características correspondam aos respectivos biomas.
Características
I. Folhas reduzidas ou modificadas em espinhos.
II. Casca grossa e galhos retorcidos.
III. Raízes escoras e respiratórias.
IV. Raízes tabulares e folhas largas.
Biomas
A. Cerrado
C. Mata Atlântica
B. Manguezal
D. Caatinga
A sequência correta é:
a) IA; IIC; IIID; IVB
b) ID; IIA; IIIB; IVC
c) IB; IID; IIIA; IVC
d) IB; IIA; IIIC; IVD
e) ID; IIA; IIIC; IVB

13. UFPI - No Estado do Piauí são encontrados dois dos principais ecossistemas brasileiros: as caatingas e os campos cerrados. Observe as afirmativas abaixo a respeito dos campos cerrados.
I. Suas plantas perdem as folhas durante a estação seca, como uma proteção contra a perda d’água.
II. Seus solos são profundos, ácidos, de baixa fertilidade, mas ricos em alumínio.
III. Seu clima é quente, com período prolongado de seca rigorosa e estação chuvosa com chuvas irregulares ou praticamente ausentes em alguns anos.
São corretas em seu conjunto as afirmativas:
a) apenas I
b) I e II
c) apenas II
d) II e III
e) apenas III

14. UFPI - Considere o texto a seguir:
“São encontrados(as) desde o Amapá até Santa Catarina, nos estuários de vários rios, apresentando solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica e pouco oxigenados e são áreas de reprodução de diversas espécies marinhas”. O texto refere-se:
a) às florestas tropicais;
b) às florestas temperadas;
c) aos cerrados;
d) aos manguezais;
e) às matas de araucária

15. U. Alfenas-MG - Os diversos biomas da Terra, cada qual com um clima característico, limitam a sobrevivência de espécies não adaptadas às condições oferecidas por uma determinada região. Dessa forma, as espécies tendem a estabelecer-se em determinadas áreas, compatíveis com seu equipamento adaptativo.
Animais, como, bois-almiscarados, lemingues, caribus, bisões, cabras, furões, linces e aves como falcões e cotovias, pertencem à região faunística.
a) australiana
b) neotropical
c) paleártica
d) neártica
e) etiópica

GABARITO:
1) E
2) B
3) D
4) C
5) C
6) B
7) B
8) A
9) C
10) A
11) C
12) B
13) C
14) D
15) D

Exercícios de Biologia sobre bioenergética - com gabarito

1. UFRN - Sobre a respiração celular, é correta a afirmação:
a) No processo de respiração aeróbia, a degradação total de moléculas de glicose resulta na formação de ácido pirúvico, e, na respiração anaeróbia, é formado o álcool etílico.
b) Na respiração aeróbia, os hidrogênios são combinados com o O2, formando moléculas de água, enquanto, na respiração anaeróbia, os hidrogênios se combinam com o N2.
c) A fosforilação oxidativa é um processo comum às respirações aeróbia e anaeróbia, das quais resultam, respectivamente, 38 ATP e 2 ATP para cada molécula de glicose.
d) A glicólise ocorre no citoplasma das células, durante a respiração aeróbia dos seres eucariontes, e, nos mesossomos, durante a respiração anaeróbia dos seres procariontes.

2. U.F. - Uberlândia-MG A fotossíntese é um importante processo para todos os seres vivos. Para os vegetais, pois é assim que eles obtêm seu alimento. Para os animais, pois, independentemente da posição que ocupem na cadeia trófica, e, na base da cadeia (primeiro nível trófico), que sempre estão os produtores.
Observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
a) A glicose fabricada pela fotossíntese pode atravessar a membrana celulósica tripla do cloroplasto e ser utilizada nas mitocôndrias para a produção de celulose e de amido.
b) Uma das etapas da fotossíntese é a fotólise da água, ou seja, a molécula da água é “quebrada”, e o oxigênio e o hidrogênio liberados vão para a atmosfera.
c) As reações de escuro ocorrem dentro do cloroplasto exclusivamente no estroma, região rica em pigmentos fotossintéticos, sendo a clorofila o mais comum.
d) Na fotossíntese, a glicose (molécula com alto valor energético) é produzida dentro dos cloroplastos, a partir de água e de gás carbônico (moléculas com baixo valor energético). Essa é uma reação endergônica, que ocorre com absorção da energia da luz solar.

3. Cefet-PR - A fermentação e a respiração são processos celulares nos quais há liberação de energia. Assinale a alternativa que contém etapa(s) comum(ns) à fermentação e à respiração.
a) Glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
b) Ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
c) Glicólise e ciclo de Krebs.
d) Apenas glicólise.
e) Apenas cadeia respiratória.

4. UFPE - Assinale a alternativa que indica três fatores que influenciam a velocidade com que a fotossíntese se processa.
a) Concentração de glicose, pressão atmosférica e umidade do ar.
b) Intensidade luminosa, concentração de CO2 e temperatura.
c) Idade do vegetal, teor de O2 no ar e pressão atmosférica.
d) Teor de glicose nas células fotossintetizantes, umidade do ar e intensidade luminosa.
e) Pressão atmosférica, temperatura e umidade do ar.

5. UFSE - Considere o texto abaixo.
A glicólise é uma rota metabólica comum à fermentação e à respiração, o que reflete uma base evolutiva. Ela deve ter sido um dos primeiros processos de síntese de ATP nos seres vivos.
Sobre o texto fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Os procariontes fermentadores devem ser mais antigos que os aeróbicos, pois não havia oxigênio na atmosfera primitiva.
II. A glicólise é uma via metabólica simples e a mais amplamente encontrada nos seres vivos, o que sugere que surgiu cedo na evolução.
III. A glicólise ocorre no citosol, o que também indica que se trata de um processo muito antigo pois, os procariontes realizam todas as suas reações químicas no citoplasma.
É correto o que se afirmou:
a) somente em I
b) somente em II
c) somente em III
d) somente em I e III
e) em I, II e III

6. UFRN - Ana comprou uma lata de salsicha cuja tampa se encontrava “estufada”. Em casa, recomendaram que ela voltasse ao supermercado e pedisse a substituição do produto, pois a salsicha poderia estar contaminada com a bactéria que causa o botulismo. Caso a salsicha estivesse contaminada, o “estufamento” da tampa teria sido causado por:
a) O2, resultante da respiração aeróbia das bactérias.
b) CO, resultante da fermentação bacteriana.
c) H2O, resultante da fermentação bacteriana.
d) CO2, resultante da respiração anaeróbia das bactérias.

7. U.F. Uberlândia-MG - Com relação aos processos de respiração e fermentação é correto afirmar que:
a) a respiração apresenta uma fase anaeróbica, seguida de uma fase aeróbica. Por essa razão, o desdobramento por respiração é muito mais intenso e mais completo que por fermentação;
b) os termos respiração anaeróbica e fermentação são sinônimos que designam um mesmo processo.
c) uma molécula de glicose é desdobrada por fermentação até dióxido de carbono e água. Por respiração é desdobrada em dióxido de carbono e álcool;
d) o ganho energético por molécula de glicose é muito maior por fermentação (38 ATP) do que por respiração (2 ATP).

8. UFRN - Os leucoplastos evoluíram, para armazenar amido, porque as plantas:
a) passaram a usar glicose resultante da degradação de frutose;
b) necessitavam de organelas capazes de realizar fotossíntese;
c) eram desprovidas de organelas capazes de acumular lipídios;
d) precisavam manter reservas energéticas para suas atividades metabólicas.

9. E.M. Santa Casa/Vitória-ES - As leveduras utilizadas para produzir álcool etílico a partir de caldo de cana, rico em sacarose, realizam um processo no qual a glicose é transformada em etanol (álcool etílico). Esse processo:
a) é uma fermentação, realizada nas mitocôndrias e gasta oxigênio;
b) é uma fermentação, realizada no citoplasma e gasta oxigênio;
c) é uma fermentação, realizada no citoplasma, não gasta oxigênio e portanto não libera gás carbônico;
d) é uma fermentação, realizada no citoplasma, sem gasto de oxigênio, mas com liberação de gás carbônico.
e) é uma fermentação, um processo que não consome oxigênio, mas que se passa no interior de mitocôndrias.

10. U.F. Uberlândia-MG - No que se refere à respiração celular, assinale a alternativa correta.
a) A respiração celular divide-se em três fases: a Glicólise (que ocorre no citoplasma), o Ciclo de Krebs (que ocorre na mitocôndria) e a Cadeia Respiratória (que ocorre na mitocôndria).
b) A Glicólise é a fase aeróbica da respiração que consiste na degradação da glicose até a formação do ácido pirúvico.
c) Na Glicólise, há a oxidação de moléculas de NAD em NADH2 e ADP, sendo essa a fase mais energética da respiração celular dos mamíferos.
d) No Ciclo de Krebs, o gás-carbônico é liberado da transformação do ácido pirúvico em ácido cítrico, processo que consome 2 ATPs.
e) Na Cadeia Respiratória, o FAD ganha H+ e se tranforma em FADH2, liberando CO2 e H2O.

11. FUVEST-SP - Em uma situação experimental, camundongos respiraram ar contendo gás oxigênio constituído pelo isótopo 18 O. A análise de células desses animais deverá detectar a presença de isótopo 18 O, primeiramente,
a) no ATP.
b) na glicose.
c) no NADH.
d) no gás carbônico.
e) na água.

12. UFR-RJ - Na fabricação de pães, bolos e biscoitos são usados tabletes de fermento contendo milhões de microrganismos do gênero Saccharomyces. Sabendo-se que durante o cozimento o álcool volatiliza-se, pode-se afirmar, em relação a este fenômeno, que:
a) o O2 promove o crescimento da massa;
b) a fermentação libera muitas moléculas de ATP;
c) a fermentação é um processo aeróbico;
d) a fermentação só consome moléculas de ATP;
e) o CO2 promove o crescimento da massa.

13. FUVEST-SP - A maior parte da massa de matéria orgânica de uma árvore provém de:
a) água do solo.
b) gás carbônico do ar.
c) gás oxigênio do ar.
d) compostos nitrogenados do solo.
e) sais minerais do solo.

14. Unifor-CE - As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtêm energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de:
a) amido
b) glicose
c) maltose
d) sacarose
e) glicogênio

15. Mackenzie-SP - O processo de fotossíntese é considerado em duas etapas: a fotoquímica ou fase de claro e a química ou fase de escuro. Na primeira fase NÃO ocorre:
a) produção de ATP
b) produção de NADPH2
c) produção de O2
d) fotólise da água
e) redução do CO2

16. Mackenzie-SP - 
C6H12O6 → 2 C3H4O3 + ATP
(glicose)         (ác. pirúvico)
A respeito da equação acima, que representa uma das etapas da produção de energia em uma célula, é correto afirmar que:
a) essa etapa ocorre no citoplasma das células, tanto em processos aeróbicos como anaeróbicos.
b) trata-se da cadeia respiratória.
c) a produção aeróbica de ATP, na etapa seguinte a esta, não depende da existência de mitocôndrias.
d) nessa etapa ocorre a maior produção de energia.
e) se o ácido pirúvico se depositar em células musculares, ocorre o fenômeno conhecido como fadiga muscular.

17. F.M. Itajubá-MG - Em relação à fotossíntese é incorreto afirmar que:
a) É afetada por vários fatores tais como a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de CO2 no ar.
b) As plantas conseguem utilizar com a mesma eficiência todas as cores da radiação visível, que formam a luz branca.
c) A eficiência com que a fotossíntese ocorre depende do quanto a luz é absorvida pela clorofila.
d) A intensidade de luz que determina que a quantidade de O2 consumida na respiração equivalha à quantidade deste gás produzida na fotossíntese é denomina de ponto de compensação fotótico.
e) A integridade dos cloroplastos é fundamental para a fotossíntese.

18. FUVEST-SP - As substâncias orgânicas de que uma planta necessita para formar os componentes
de suas células são
a) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo.
b) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo e de substâncias inorgânicas retiradas do ar.
c) sintetizadas a partir de substâncias inorgânicas retiradas do solo e do ar.
d) extraídas de bactérias e de fungos que vivem em associação com suas raízes.
e) extraídas do solo juntamente com a água e os sais minerais.

19. (UFPA) - O processo de respiração celular é responsável pelo(a)
a) consumo de dióxido de carbono e liberação de oxigênio para as células.
b) síntese de moléculas orgânicas ricas em energia.
c) redução de moléculas de dióxido de carbono em glicose.
d) incorporação de moléculas de glicose e oxidação de dióxido de carbono.
e) liberação de energia para as funções vitais celulares.

20. (UFRGS) - As células animais para a produção de energia necessitam de oxigênio, enzimas e substrato. Em relação ao processo de produção de energia, considere as afirmações abaixo.
I - A fosforilação oxidativa ocorre nas mitocôndrias.
II - Na fase aeróbia, ocorre alta produção de ATP.
III - A glicólise possui uma fase aeróbia e outra anaeróbia.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

GABARITO:
1) D
2) D
3) D
4) B
5) E
6) D
7) A
8) D
9) D
10) A
11) E
12) E
13) B
14) E
15) A
16) A
17) B
18) C
19) C
20) C

Exercícios de Biologia sobre transportes ativo e passivo - com gabarito

1. ENEM 2017 -  Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCl), historicamente utilizado pelos tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe. O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica?
a) O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.
b) O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas.
c) A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.
d) Os íons Na+ e Cl- provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas.
e) A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.

2. MACK 2003 - Células animais e vegetais foram colocadas em frascos separados, contendo uma solução de água e NaCl. Após algum tempo, somente as células animais estavam rompidas. Isso permite concluir que a solução era I, provocando II das células animais e III das células vegetais.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os espaços I, II e III.
a) isotônica; deplasmólise; turgência
b) hipotônica; lise; turgência
c) isotônica; lise; plasmólise
d) hipertônica; lise; turgência
e) hipotônica; deplasmólise; plasmólise

3. UNG - Batatas, antes de serem fritas, são imersas em água com sal durante alguns minutos e depois escorridas em papel absorvente. Além de realçar o sabor, qual o efeito biológico acarretado por essa providência?
a) As batatas amolecem tornando-se mais fáceis de mastigar.
b) A água com sal hidrata o alimento tornando-o mais volumoso.
c) A água lava o alimento e elimina as bactérias alojadas nas células.
d) As batatas perdem água, fritam melhor e tornam-se mais crocantes.
e) A água acelera os processos mitóticos, aumentando a massa das batatas.

4. CFTMG - A membrana plasmática delimita a célula, permitindo a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o interno e vice-versa. Se essas substâncias são transportadas com gasto de energia, então, o mecanismo envolvido é a(o)
a) troca gasosa.
b) transporte ativo.
c) difusão simples.
d) difusão facilitada.

5. PUC MG - Uma célula vegetal, plasmolisada em solução de concentração fraca, foi colocada em outra solução hipertônica em relação à célula. Em função disso, deverá ocorrer
a) perda de água pela célula.
b) ganho de água pela célula.
c) equilíbrio desde o início.
d) rompimento celular.
e) saída de soluto.

6. UEVA-CE - A membrana plasmática é um complexo lipoproteico, seletivo, que possibilita as diferentes concentrações e trocas iônicas entre os meios intra e extracelular. É correto afirmar:
a) Lipossolubilidade e gradiente de concentração são fatores inerentes ao transporte passivo.
b) Na difusão simples, quanto maior a molécula do soluto, mais rápido será seu transporte pela membrana.
c) A concentração de soluto determina o fenômeno osmótico pela maior permeabilidade da membrana.
d) Na difusão simples, a taxa de transporte pela membrana corresponde à mesma taxa comparada à difusão facilitada.

7. UFSM 2014 - Um menino apaixonado por peixes resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris, espécie marinha), peixe-anjo-imperador (Pomacanthus imperator, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Todas as espécies foram colocadas no mesmo aquário, que estava preenchido com água de torneira desclorada. As duas espécies marinhas incharam e morreram rapidamente, e apenas o peixe-dourado sobreviveu. Depois do ocorrido, o menino descobriu que os indivíduos das duas espécies marinhas morreram, porque a água do aquário funcionava como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais, ocorrendo um __________________________ que causou o inchaço por __________________________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a) hipotônica - desequilíbrio osmótico - absorção excessiva de água.
b) hipotônica - transporte ativo de minerais para fora de seus corpos - absorção excessiva de água.
c) hipertônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies.
d) hipertônica - transporte ativo de minerais para dentro de seus corpos - absorção excessiva de água.
e) isotônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies.

8. UFPA -PA - Uma célula vegetal colocada em um meio hipotônico:
a) sofrerá plasmólise
b) não sofrerá qualquer alteração
c) ficará túrgida
d) sofrerá plasmoptise
e) haverá saída de água da célula

9. UNIFESP - O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar micro-organismos causadores de doenças, como as amebas. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque
a) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.
b) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.
c) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.
d) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.
e) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.

10. UFRN - As hemácias de mamíferos são isotônicas quando comparadas a uma solução salina de NaCl a 0,9%. Tais hemácias, colocadas em uma solução com concentração de 0,2% de NaCl, sofrem
a) diálise com hemólise.
b) osmose sem hemólise.
c) osmose com hemólise.
d) diálise sem hemólise.

GABARITO:
1) E
2) B
3) D
4) B
5) A
6) A
7) A
8) C
9) A
10) C

Exercícios de Biologia sobre mitose - com gabarito

1. UFRN - A mosca de frutas (Drosophila melanogaster) apresenta 08 cromossomos nas células somáticas. É correto afirmar, portanto, que uma célula somática do referido inseto apresenta.
a) 04 cromátides em G1.
b) 08 cromátides em G2.
c) 32 centrômeros na metáfase.
d) 16 cinetócoros na prófase.

2.UFPA - Se adicionarmos colchicina, uma substância que impede a formação do fuso mitótico, a um grupo de células que estão sendo divididas, todas deverão estacionar a divisão em:
a) Prófase.
b) Metáfase.
c) Anáfase.
d) Telófase.
e) Interfase.

3. UF-RN - A consequência mais importante da mitose é:
a) determinar a diferenciação celular.
b) a produção de gametas e esporos haploides.
c) a produção de células iguais à célula mãe.
d) aumentar a variabilidade genética dos seres vivos.
e) aumentar a taxa de mutação.

4. FUVEST - Analise os eventos mitóticos relacionados a seguir:
I. Desaparecimento da membrana nuclear.
II. Divisão dos centrômeros.
III. Migração dos cromossomos para os polos do fuso.
IV. Posicionamento dos cromossomos na região mediana do fuso.
Qual das alternativas indica corretamente sua ordem temporal?
a) IV-I-II-III.
b) I-IV-III-II.
c) I-II-IV-III.
d) I-IV-II-III.
e) IV-I-III-II.

5. PUCMG 99 - Na mitose, a prófase constitui a fase:
a) terminal, onde a célula se divide.
b) inicial, onde os cromossomos se duplicam e a célula armazena energia para o processo de duplicação.
c) intermediária, onde os cromossomos atingem o grau de condensação máxima.
d) inicial, onde a carioteca e o nucléolo desaparecem e se forma o fuso mitótico.
e) intermediária, onde os centrômeros se dividem e as cromátides irmãs migram para o polo da célula.

6. FAZU-MG - Entre as frases a seguir, em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a:
a) Na metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no equador da célula em maior grau de condensação.
b) A célula mãe dá origem a duas células filhas com metade do número de cromossomos.
c) As células filhas são idênticas às células mãe.
d) Ocorre nas células somáticas, tanto de animais como de vegetais.
e) É um processo muito importante para o crescimento dos organismos.

7. UFSM-RS - Um bioquímico mediu a quantidade de DNA em células cultivadas em laboratório e verificou que a quantidade de DNA na célula duplicou:
a) entre as fases G1 e G2 do ciclo celular.
b) entre a prófase e a anáfase da mitose.
c) durante a metáfase do ciclo celular.
d) entre a prófase I e a prófase II da meiose.
e) entre a anáfase e a telófase da mitose.

8. UFPI 2000 - Filmagens de divisões celulares feitas através do microscópio revelam que a mitose é um processo contínuo, com duração de aproximadamente uma hora. Assinale a alternativa que mostra a sequência correta dos eventos marcantes do processo mitótico.
a) Telófase, anáfase, metáfase e prófase
b) Prófase, anáfase, telófase e metáfase
c) Anáfase, prófase, metáfase e telófase
d) Anáfase, metáfase, telófase e prófase
e) Prófase, metáfase, anáfase e telófase

9. UNIFOR-CE - Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa:
a) Crescimento
b) Regeneração
c) Recombinação
d) Reprodução
e) Gametogênese

10. Colégio Naval - A divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos por meio do qual uma célula, chamada célula-mãe, divide-se em células-filhas, com informações genéticas relativas à espécie. Dependendo do tipo de célula, esta se dividirá por mitose ou por meiose, eventos complexos que fazem parte do ciclo celular. A mitose é importante por diversos motivos, EXCETO porque
a) substitui as células mortas por outras novas.
b) regenera as partes lesadas do organismo.
c) as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe.
d) são as células somáticas que fazem esse tipo de divisão celular.
e) ocorre tanto com células haploides quanto com células diploides.

GABARITO:
1) D
2) B
3) C
4) D
5) D
6) B
7) A
8) E
9) D
10) C

Exercícios de Biologia sobre meiose - com gabarito

1. PUCPR 2004 - Durante a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante, porque garante:
a) a formação de células-filhas geneticamente idênticas à célula-mãe.
b) a menor variabilidade dos gametas.
c) a separação dos cromossomos não homólogos.
d) a duplicação do DNA, indispensável a esse processo.
e) a possibilidade de permuta gênica.

2. UEPB - Sobre a meiose é correto afirmar que:
a) O pareamento dos cromossomos é um processo exclusivo da meiose.
b) Ocorre apenas na formação de gametas.
c) Ocorre em organismos procariontes.
d) É o processo que origina quatro células diploides.

3. UC-PR - Quando uma célula conclui a sua primeira divisão meiótica, resultam:
a) duas células diploides.
b) quatro células diploides.
c) quatro células haploides.
d) duas células haploides.
e) duas células somáticas.

4. PUCPR 2015 - Sobre a divisão celular, considerando a prófase I da Meiose I, é CORRETO dizer que:
a) a característica mais marcante do diplóteno é que os cromossomos ainda emparelhados se cruzam em certos pontos chamados quiasmas.
b) no paquíteno ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos e os cromômeros são bem visíveis formando as cromátides-irmãs.
c) no leptóteno, o emparelhamento dos cromossomos é chamado de sinapse cromossômica.
d) na diacinese, as cromátides permanecem no centro celular, a carioteca se refaz, os nucléolos reaparecem e os centríolos atingem os polos celulares.
e) a prófase I é uma fase curta em que os centríolos que não sofreram duplicação na interfase permanecem no centro celular e a carioteca se desintegra ao final dessa fase.

5. CESGRANRIO - Durante a prófase da primeira divisão meiótica, ocorre a troca de fragmentos entre cromossomas homólogos, possibilitando uma maior variabilidade genética. A esse evento dá-se o nome de:
a) formação de bivalentes.
b) formação de tétrades.
c) citocinese.
d) intercinese.
e) crossing-over

6. FATEC-SP - Das afirmativas abaixo:
I- O crossing-over permite a recombinação dos genes localizados em cromossomos homólogos.
II- Meiose é um tipo de divisão celular na qual uma célula diploide dá origem a quatro células haploides.
III- A interfase é um período de grande atividade metabólica no núcleo. É nessa fase que o DNA se duplica e o RNA é sintetizado.
a) apenas a afirmativa I é correta.
b) apenas a afirmativa II é correta.
c) apenas a afirmativa III é correta.
d) apenas duas afirmativas são corretas.
e) todas as afirmativas são corretas.

7.UFPE 95 - Na meiose, para a formação das células reprodutoras, observa-se o emparelhamento de cromossomos homólogos na:
a) metáfase II;
b) metáfase I;
c) prófase II;
d) anáfase I;
e) anáfase II.

8. ACAFE-SC - A sequência das subfases da prófase I é:
a) Leptóteno, diplóteno, paquíteno, zigóteno, diacinese.
b) Leptóteno, diplóteno, paquíteno, diacinese, zigóteno.
c) Leptóteno, zigóteno, paquíteno, diacinese, diplóteno.
d) Leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno, diacinese.
e) Leptóteno, paquíteno, zigóteno, diplóteno, diacinese.

9. UFRR/2016 - Nos organismos vivos multicelulares, a meiose é um mecanismo que tem como sua principal função:
a) A produção de organelas celulares;
b) A produção de indivíduos haploides e monera;
c) A produção de gametas;
d) O crescimento dos protistas.
e) O aumento do número de células;

10. UNIFOR CE/2015 - Entusiasmado com as pesquisas no laboratório de genética humana, José estudava a gametogênese feminina e analisou dois tipos de óvulos: o primeiro deles obtido antes do nascimento e o segundo obtido após a ovulação. Ao observar a divisão celular no microscópio, José constatou que o primeiro apresentava formação de quiasmas, enquanto no segundo as cromátides encontravam-se no plano equatorial da célula. Sendo assim, as imagens que José observou foram respectivamente de:
a) Anáfase, Metáfase.
b) Anáfase I, Telófase II.
c) Prófase I, Metáfase II.
d) Interfase, Anáfase I.
e) Prometáfase, Citocinese.

GABARITO:
1) E
2) A
3) D
4) A
5) E
6) E
7) B
8) D
9) C
10) C