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quinta-feira, 1 de julho de 2021

Questão de Biologia - Pesquisem o que ocorre com a relação entre a área e o volume quando as dimensões lineares de um corpo aumentam



Pesquisem o que ocorre com a relação entre a área e o volume quando as dimensões lineares de um corpo aumentam. Depois, pesquisem quais as consequências desse fato para as funções da célula. Se possível, tire dúvidas com seu professor de Matemática.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

Quando as dimensões lineares de um corpo aumentam, o volume aumenta mais depressa que a área porque o aumento do volume é proporcional ao cubo das dimensões lineares, e o aumento da superfície é proporcional ao quadrado dessas dimensões. Então, se uma célula aumentar muito de tamanho, poderá haver problemas de alimentação e de trocas gasosas entre a célula e o meio externo. Uma célula que aumentar dez vezes de diâmetro, por exemplo, terá um volume mil vezes maior; por isso, necessitará de mil vezes mais alimento e oxigênio para manter sua estrutura. Mas, como sua superfície será apenas cem vezes maior, a capacidade de absorção de alimento e de oxigênio aumentará apenas cem vezes, o que não é suficiente para suprir as suas necessidades. A dificuldade que uma célula grande teria para se abastecer de nutrientes explica por que organismos maiores que 100 µm são quase sempre pluricelulares. Outra consequência da relação área-volume: a diferença de tamanho entre indivíduos da mesma espécie é causada pelo número de células, e não pelo tamanho delas.



Questão de Biologia - Escolham um dos temas a seguir para pesquisar (na internet, em livros, em CD-ROMs, etc.)

Escolham um dos temas a seguir para pesquisar (na internet, em livros, em CD-ROMs, etc.). Depois, exponham o resultado da pesquisa para a classe e para a comunidade escolar. 
a) O que são produtos diet e light e para que são indicados esses alimentos? 
b) Intolerância à lactose: causa, sintomas, tratamento.

RESPOSTA (SUGESTÃO) :

a) Para ser um alimento dietético (diet), um produto precisa apresentar ausência total de algum nutriente, como os alimentos para diabéticos, que não possuem açúcares. Um produto é light ou lite (light = leve, com baixo teor de algo, em inglês) quando tem 25% menos calorias ou 25% menos de algum nutriente específico em relação ao produto similar não light, como gordura, açúcar ou sal. Observe que o produto diet nem sempre é pobre em calorias: um chocolate diet que seja restrito em açúcares pode ser muito rico em gordura, possuindo, portanto, uma quantidade de calorias igual ou até superior à do produto não diet, já que a maior parte das calorias do chocolate vem da sua gordura. Mas um iogurte light sem gordura e açúcar em sua composição também pode ser considerado dietético ou diet. Em alguns casos, como no dos diabéticos, os adoçantes são usados para substituir o açúcar comum. É importante saber, porém, que o uso de adoçantes não substitui a necessidade de uma alimentação equilibrada e controlada no tratamento da obesidade: adoçantes isoladamente não fazem emagrecer. 

b) Muitas pessoas têm algum grau de intolerância à lactose por causa de deficiência na produção da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose (o problema pode ter causa genética). O acúmulo de lactose no intestino pode provocar dor abdominal, náusea, diarreia e gases após a ingestão de leite. Orientadas pelo médico, dependendo do grau de intolerância, essas pessoas devem parar de tomar leite, consumir laticínios com baixo teor de lactose, ou até usar aditivos à base de lactase que podem ser ingeridos ou misturados ao leite.

Questão de Biologia - Pesquisem e apresentem para a classe as principais propriedades físicas e químicas da água

Pesquisem e apresentem para a classe as principais propriedades físicas e químicas da água, indicando como essas propriedades possibilitam a existência da vida na Terra. Usem ilustrações e modelos esquemáticos para explicar de forma sucinta as características especiais da água. Se possível, peça orientações para os professores de Física e de Química.

RESPOSTA:

Os átomos de hidrogênio e oxigênio das moléculas de água são unidos por ligações do tipo pontes de hidrogênio, que fazem da água uma molécula polar. Devido a isso, apenas algumas moléculas, chamadas hidrofílicas, são solúveis em água, o que é muito importante para o transporte de substância para dentro e fora das células. Além disso, a água participa de diversas reações químicas e, devido a seu alto calor específico, tem papel essencial na regulação da temperatura corpórea dos seres vivos.

Questão de Biologia - Façam uma lista dos diversos usos que, diariamente, fazemos da água em casa

Façam uma lista dos diversos usos que, diariamente, fazemos da água em casa, em empresas, em estabelecimentos de comércio ou na escola. Depois, pesquisem maneiras de economizar água em cada uma dessas situações e elaborem uma campanha contra o desperdício de água. A campanha poderá ser feita com cartazes, folhetos e outros recursos, como fotos e vídeos feitos com o telefone celular.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

Algumas medidas que devemos tomar para evitar o desperdício de água: 
• consertar imediatamente os vazamentos de torneiras, descargas e canos; 
• não deixar a torneira aberta sem necessidade ao escovar os dentes, lavar louça, etc. (ensaboar primeiro todas as louças para, depois, enxaguar tudo de uma só vez); 
• ficar no banho somente o tempo necessário (no máximo 10 minutos). Depois de se molhar, fechar o chuveiro, ensaboar-se e, só então, abri-lo para se enxaguar; 
• manter a válvula da descarga regulada para não lançar muita água. O ideal é que o vaso sanitário tenha uma caixa acoplada; 
• na lavagem de carros, utilizar água em balde em vez de mangueira, que também deve ser evitada na limpeza de calçadas; • no verão, jardins e plantas devem ser regados pela manhã ou à noite, o que reduz a perda de água por evaporação e descarta a necessidade de nova rega. 

Questão de Biologia - Causas e consequências da diarreia, principalmente em crianças e idosos

Causas e consequências da diarreia, principalmente em crianças e idosos; medidas preventivas contra a desidratação (soro de reidratação oral, por exemplo) em casos de diarreia; medidas de higiene pessoal para prevenir a diarreia infecciosa (essas informações podem ser obtidas por meio de visitas a postos de saúde ou entrevistas com profissionais da saúde). Procurem dados estatísticos sobre a morte de crianças causada por diarreia no Brasil e no mundo e pesquisem o que pode ser feito para evitar esse problema; com o auxílio dos professores de Geografia e Sociologia, analisem a possível influência de fatores sociais nesse caso. No final, elaborem uma campanha para esclarecer a população sobre a importância dos cuidados para evitar a diarreia e como tratar a doença. A campanha poderá ser feita com cartazes, folhetos e outros recursos (frases de alerta, letras de música, fotos, vídeos, etc.). Se possível, convidem profissionais da área de saúde para ministrar palestras à comunidade escolar sobre esse tema


RESPOSTA (SUGESTÃO):

A diarreia pode ser causada por infecções, medicamentos ou produtos que irritam o intestino delgado e se caracteriza pela intensificação das contrações peristálticas, o que faz com que o alimento permaneça pouco tempo no intestino e as fezes fiquem praticamente líquidas. Embora as diarreias leves quase sempre passem sem a necessidade de um tratamento específico, quem está com diarreia deve beber muito líquido para evitar a desidratação, que, em casos extremos, pode causar a morte, sendo o risco maior em crianças e idosos. Nos casos menos graves, o tratamento pode ser feito com os sais de reidratação oral, fornecidos pelos postos de saúde. Os sais devem ser misturados em água filtrada ou fervida, na quantidade indicada na embalagem. A pessoa deve ser levada com urgência ao médico ou ao posto de saúde se houver sinais de desidratação ou em qualquer uma das seguintes condições: se a diarreia é forte ou demorar a parar (durar mais de 24 horas); se houver febre, vômitos, tez pálida, sangue nas fezes, respiração irregular ou sinais de desidratação, isto é, olhos fundos e ressecados, boca seca, sede, perda de elasticidade na pele, prostração, ausência de urina por mais de seis horas, sonolência ou, em recém-nascidos, fontanela (moleira) afundada ou choro sem lágrimas. Os dados estatísticos obtidos vão depender do ano em que a pesquisa for feita. Além da vacinação contra o rotavírus, é preciso que o governo forneça água potável a todos os municípios do país e ofereça serviços de tratamento de esgoto, ou seja, é preciso melhorar as condições de saneamento básico das populações mais pobres. 

Algumas medidas de higiene individual contra a diarreia infecciosa são: 
• conservar os alimentos na geladeira; 
• cobrir os alimentos que ficam fora da geladeira para evitar que as moscas pousem sobre eles e depositem microrganismos;
• lavar bem as mãos antes de comer qualquer coisa, de fazer as refeições ou de mexer em alimentos; • lavar com cuidado verduras e frutas; 
• cozinhar bem as carnes; 
• beber sempre água filtrada ou, quando a água vier de poço, fervê-la e tratá-la com produtos à base de cloro; 
• amamentar os bebês (a amamentação com leite materno ajuda a evitar a diarreia).