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terça-feira, 3 de novembro de 2020

Questão de PET - Dada a função quadrática definida por f(x) = -x² + 6x - 5

1. Dada a função quadrática definida por f(x) = -x² + 6x - 5, preencha a tabela abaixo, determinando os pontos de par ordenado (x,y) e depois construa o gráfico no plano cartesiano, marcando os zeros ou raízes da função de caneta vermelha, o vértice de caneta preta e o ponto que o gráfico intercepta o eixo y de caneta azul.

Observe o gráfico acima da função quadrática definida por f(x) = -x² + 6x - 5, responda as questões a
seguir.

a) Quais são os coeficientes a, b e c da lei de formação dessa função? ___________________
b) Como o valor de c é igual a ____, a parábola intercepta o eixo y no ponto de coordenadas (0, ___) , que
é simétrico ao ponto de coordenadas (___ , ___ ), em relação ao eixo de simetria da parábola.
c) Qual é o valor do discriminante ∆? _____________________
d) Como ∆ é __________ que 0, quantos e quais são os zeros ou raízes dessa função? _____________
e) Quais são as coordenadas dos pontos de interseção entre o gráfico dessa função e o eixo x? _______
___________________________
f) Quais são as coordenadas do vértice da parábola, gráfico dessa função? _________________
g) Como a é __________ que 0, a concavidade da parábola, gráfico dessa função, é aberta para cima
ou para baixo? ___________ Nesse caso, o vértice da parábola é o ponto de mínimo ou de máximo da
função? ___________________.

RESPOSTA:




Questão de PET - Dada a função quadrática definida por f(x) = x² - 6x + 5

2. Dada a função quadrática definida por f(x) = x² - 6x + 5 , preencha a tabela abaixo, determinando os pontos de par ordenado (x, y) e, depois, construa o gráfico no plano cartesiano. No gráfico, marque os zeros ou raízes da função com caneta vermelha, o vértice com caneta preta e o ponto que o gráfico intercepta o eixo com caneta azul.

Observe o gráfico acima da função quadrática definida por f(x) = x² - 6x + 5 e responda as questões a
seguir.
a) Quais são os coeficientes a, b e c da lei de formação dessa função? _______________
b) Como o valor de c é igual a ____, a parábola intercepta o eixo y no ponto de coordenadas (0, ___) , que
é simétrico ao ponto de coordenadas (___ , ___ ), em relação ao eixo de simetria da parábola.
c) Qual é o valor do discriminante ∆? _____________________
d) Como ∆ é __________ que 0, quantos e quais são os zeros ou raízes dessa função? _____________
e) Quais são as coordenadas (x, y) do vértice da parábola dessa função? _________________
f) Como a é __________ que 0, a concavidade da parábola, gráfico dessa função, é aberta para cima ou
para baixo? ___________ Nesse caso, o vértice da parábola é o ponto de mínimo ou de máximo da função? ___________________.

RESPOSTA:





Questão de PET - Agora é com você! Preencha a tabela abaixo, determinando pontos do gráfico da função

1. Agora é com você! Preencha a tabela abaixo, determinando pontos do gráfico da função polinomial
do 2o grau definida por y = f(x) = x² - 4x + 3. Depois, preencha as lacunas das afirmativas que seguem.


A função f definida por f(x) = x² - 4x + 3 possui os coeficientes a = ____, b = ____ e c = ____.
Como o valor de a é __________ que 0, a concavidade da parábola, gráfico da função f, é aberta para
___________ e vértice, de coordenadas (___ , ___), é o ponto _______________________ da função.
Como o valor de c é igual a ____, a parábola intercepta o eixo y no ponto de coordenadas (0, ___), que é simétrico ao ponto de coordenadas (4, ___), em relação ao eixo de simetria da parábola.
Como o valor do discriminante ∆ é __________ que 0, a equação f(x) = 0 possui duas raízes reais e distintas, a saber: _______ e ______, as quais são as raízes ou os zeros da função f, cujo gráfico intercepta o eixo x nos pontos de coordenadas ( ____, 0) e ( ____, 0).


RESPOSTA:



segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Questão de PET - (Banco de Questões-Simave) A figura mostra um cabo de 10 m de comprimento

7 – (Banco de Questões-Simave) A figura mostra um cabo de 10 m de comprimento, com uma de suas extremidades fixada no solo e a outra fixada a uma distância de 0,8 m do topo de um mastro de bandeira. O ângulo formado entre o cabo e o solo é de 36°.

Sabendo que sen 36° ≅ 0,59 e que cos 36° ≅ 0,81, o comprimento total do mastro, em metros, é de aproximadamente


a) 5,9.
b) 6,7. 
c) 8,1. 
d) 8,9.


RESPOSTA:



Questão de PET - (Banco de Questões-Simave) A figura representa um terreno ABCD em forma de quadrilátero

6 – (Banco de Questões-Simave) A figura representa um terreno ABCD em forma de quadrilátero, em que os ângulos de vértices A e C são retos. Uma cerca reta BD divide o terreno em duas partes. 

Sabe-se que os lados AB e AD do terreno têm a mesma medida, e que a cerca BD mede o dobro do lado CD. O ângulo de vértice B do terreno mede:

a) 78°.
b) 75°.
c) 72°.
d) 0°.


RESPOSTA: