PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Questão de Biologia - PUC-RS - Para responder à questão, considere as quatro premissas a seguir.

PUC-RS - Para responder à questão, considere as quatro premissas a seguir. 
• Genes transmitidos por cromossomos diferentes. 
• Genes com expressão fenotípica independente. 
• Modo de herança com dominância. 
• Padrão de bialelismo. 
Um cruzamento di-híbrido entre dois indivíduos duplo heterozigotos teria como resultado a proporção fenotípica de: 
a) 1 : 2 : 1. 
b) 1 : 2 : 2 : 1. 
c) 1 : 3 : 3 : 1. 
d) 3 : 9 : 3. 
e) 9 : 3 : 3 : 1.

RESPOSTA:
Letra E.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Questão de Biologia - UFRJ - O crescimento da soja (Glycinia max) é influenciado por bactérias fixadoras de nitrogênio (do gênero Rhizobium),

UFRJ - O crescimento da soja (Glycinia max) é influenciado por bactérias fixadoras de nitrogênio (do gênero Rhizobium), que vivem em associação com suas raízes. As plantas obtêm nitratos das bactérias e, em troca, as bactérias recebem nutrientes úteis para seu crescimento. Pesquisadores formularam a hipótese de que as plantas só transfeririam nutrientes para as bactérias em resposta à obtenção dos nitratos. Para testar essa hipótese, os pesquisadores mantiveram as bactérias em associação com as raízes de uma mesma planta de soja, mas em duas condições experimentais diferentes: Condição A: atmosfera com nitrogênio suficiente para a multiplicação das bactérias, mas insuficiente para que nitratos fossem liberados; Condição B: atmosfera normal, com nitrogênio suficiente para a multiplicação de bactérias e para a liberação de nitratos. Os resultados obtidos mostraram que as bactérias na condição A se multiplicaram com metade da eficiência daquelas na condição B. Esses resultados experimentais corroboram ou invalidam a hipótese testada? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
Corroboram, porque o maior crescimento na situação B deve ter ocorrido devido à liberação do nitrato para as plantas pelas bactérias, levando as plantas a fornecerem nutrientes para as bactérias, que puderam aumentar sua taxa de crescimento.

Questão de Biologia - Fuvest-SP - Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou

Fuvest-SP - Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou um experimento em que preparou três aquários com esses peixes, nas seguintes condições: O aquário I foi mantido iluminado e nele se introduziram presas vivas; o aquário II ficou em total escuridão e também recebeu presas vivas; o aquário III, iluminado, recebeu presas vivas e envoltas num recipiente impermeável, transparente e incolor. 
a) Se a visão for o único sentido que faz a piranha reconhecer a presa, o que será observado nos três aquários? 
b) O que será observado caso a piranha utilize apenas o olfato para reconhecer a presa? 
c) Se as piranhas não atacarem o aquário III, o que você conclui?

RESPOSTA:
a) Atacariam a presa nos aquários I e III, mas não no II, onde não há luz. 
 b) Elas atacariam nos aquários I e II, mas não no III, já que o recipiente impede que as partículas que estimulam o olfato cheguem às piranhas. 
 c) As piranhas orientam-se pelo olfato. 

Questão de Biologia - Em nosso esforço para compreender a realidade, somos algo semelhante a um homem tentando compreender o mecanismo

Em nosso esforço para compreender a realidade, somos algo semelhante a um homem tentando compreender o mecanismo de um relógio fechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros em movimento, até ouve o seu tique-taque, mas não tem meio algum de abrir a caixa. Se for engenhoso, poderá formar alguma imagem de um mecanismo que seria responsável por todas as coisas que observa, mas jamais poderá estar totalmente certo de que essa imagem é a única capaz de explicar suas observações. 
EINSTEIN, A; INFELD, L. A evolução da Física. Lisboa: Edições Livros do Brasil, 1977. p. 37. Identifique no texto trechos que correspondam às seguintes ideias: 
a) O cientista observa certos fenômenos da natureza. 
b) O cientista formula teorias e modelos para explicar esses fenômenos. 
c) Nossas teorias e modelos não correspondem a verdades absolutas e podem, no futuro, ser corrigidos e reformulados.

RESPOSTA:
a) “Ele vê o mostrador e os ponteiros em movimento, até ouve o seu tique-taque”.
b) “poderá formar alguma imagem de um mecanismo que seria responsável por todas as coisas que observa”. 
 c) “jamais poderá estar totalmente certo de que essa imagem é a única capaz de explicar suas observações”.

Questão de Biologia - Como você faria para descobrir se a luz é importante para o crescimento de uma planta? Faça um esquema no caderno para explicar seu experimento.

Como você faria para descobrir se a luz é importante para o crescimento de uma planta? Faça um esquema no caderno para explicar seu experimento.

RESPOSTA:
Colocaria dois grupos de plantas da mesma espécie em vasos com a mesma quantidade de terra e água (ou em soluções nutritivas). Um dos grupos ficaria o tempo todo no escuro e o outro receberia luz do dia.