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segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Questão de Biologia - Acafe-SC - O projeto de pesquisa, que existe desde 2001, ainda está longe do fim, explica a pesquisadora.

Acafe-SC - O projeto de pesquisa, que existe desde 2001, ainda está longe do fim, explica a pesquisadora. É um processo demorado mesmo. Porém, com mais um ano, já teremos novos resultados, quem sabe, ainda mais positivos. A expectativa do grupo é saber se a ação contra o causador da malária vai ser realmente confirmada. Vamos ver a viabilidade disso nos modelos experimentais [animais]. O estudo feito pela UnB, em parte, também contou com a participação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). 
O processo de isolamento e síntese dos peptídios já está patenteado. Sobre a atividade científica, podemos inferir: 
a) O conhecimento científico é o único tipo de conhecimento válido, já que é produzido por meio de métodos experimentais precisos e seguros. 
b) A veracidade dos conhecimentos produzidos pela ciência é efêmera. Isto significa que aquilo que a ciência, hoje, intitula como válido, pode não ser verdade amanhã. 
c) A ciência é um empreendimento autônomo que não depende de esforços políticos nem econômicos. Ela se automantém. 
d) A visão de mundo de cada época não interfere na produção do conhecimento científico. 
e) A atividade científica deve ser desenvolvida sem levar em consideração suas implicações sociais, já que o objetivo dos cientistas é descobrir a verdade dos fenômenos naturais.

RESPOSTA:
Letra B.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Questão de Biologia - Fuvest-SP - Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados,

Fuvest-SP - Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto. Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos? 
a) 49/144 
b) 14/33 
c) 7/22 d) 5/22 
e) 15/144

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - PUC-PR - Relacione as descrições dos sistemas circulatórios com seus respectivos filos animais:

PUC-PR - Relacione as descrições dos sistemas circulatórios com seus respectivos filos animais: 
I. Ausente. O alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular. 
II. Ausente. O alimento é distribuído pelo intestino muito ramificado. 
III. Ausente. O alimento é distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelomática. 
IV. Presente. Do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue dotado de pigmentos respiratórios. 
V. Presente. Do tipo aberto, com coração e vasos sanguíneos, onde circula o fluido celômico.

P = Artrópodes 
T = Platelmintos 
S = Nematelmintos

R = Moluscos 
Q = Anelídeos 
U = Cnidários

A opção que contém as associações corretas é: 
a) I – U; II – T; III – S; IV – Q; V – P. 
b) I – P; II – Q; III – R; IV – S; V – T. 
c) I – P; II – Q; III – R; IV – U; V – T. 
d) I – P; II – Q; III – R; IV – T; V – U. 
e) I – U; II – T; III – R; IV – Q; V – S.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - Enem - O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta,

Enem - O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos à reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios. A ecdisona promove as mudas (ecdíases), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta.

Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos. A vantagem de uma árvore que produz uma substância que funcione como hormônio juvenil é que a larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse hormônio e:
a) vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta. 
b) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta. 
c) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas. 
d) morre, pois chega muito rápido à fase adulta. 
e) morre, pois não sofrerá mais mudas.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - IFSP - Ao estudar um costão rochoso, um aluno fez o esquema de dois tipos de animais encontrados, A e B, e de um tipo de alga, C.

IFSP - Ao estudar um costão rochoso, um aluno fez o esquema de dois tipos de animais encontrados, A e B, e de um tipo de alga, C.
Os animais A e B apresentam grau de parentesco mais próximo, respectivamente, com: 
a) o caramujo e o caranguejo. 
b) o siri e o camarão. 
c) a anêmona e a ostra. 
d) a esponja e a barata-da-praia. 
e) o camarão e a ostra.

RESPOSTA:
Letra E.