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domingo, 21 de novembro de 2021

Questão de Física - UNESP 2022 - Após comprar um chuveiro elétrico e uma lâmpada fluorescente

UNESP 2022 - Após comprar um chuveiro elétrico e uma lâmpada fluorescente compacta para sua casa, um rapaz fez-se a seguinte pergunta: — Por quanto tempo essa lâmpada precisa ficar acesa para consumir a mesma quantidade de energia elétrica que esse chuveiro consome em um banho de 12 minutos de duração? Para responder a essa pergunta, consultou as embalagens dos dois produtos e observou os detalhes mostrados nas figuras.
A resposta à pergunta feita pelo rapaz é 
(A) 36 horas. 
(B) 75 horas. 
(C) 25 horas. 
(D) 90 horas. 
(E) 100 horas.

RESPOSTA:
Letra B.

Admitindo que ambos os aparelhos funcionem nas suas condições nominais, seus consumos de energia elétrica são:

Questão de Biologia - UNESP 2022 - Em um tubo contendo meio de cultura líquido

UNESP 2022 - Em um tubo contendo meio de cultura líquido, um pesquisador inoculou bactérias Escherichia coli para se multiplicarem. Ao final do dia, as bactérias haviam se multiplicado e consumido quase que totalmente a glicose que compunha o meio de cultura do tubo. O pesquisador retirou 10 amostras desse tubo e inoculou cada uma delas em outros 10 tubos, identificados pelos números de 1 a 10, que continham meio de cultura de composição idêntica àquele do início do experimento. Ao final do segundo dia, o pesquisador retirou uma amostra de cada um desses 10 tubos e as inoculou, individualmente, em 10 novos tubos numerados, que continham meio de cultura igual ao do início do experimento, mantendo essa transferência sempre entre tubos de mesma numeração. Esse procedimento foi repetido todos os dias, ao longo de 1 ano, como esquematizado na figura.

No último dia do experimento, as bactérias dos 10 tubos foram analisadas e o pesquisador verificou que alguns tubos continham bactérias com características bioquímicas bastante diferentes daquelas dos demais tubos, e diferentes daquelas das bactérias usadas no início do experimento. Esse experimento evidencia a 
(A) convergência adaptativa, resultante da manutenção das características do ambiente em cada tubo, no caso o meio de cultura, ao longo de todas as gerações. 
(B) especiação simpátrica, uma vez que novas espécies bacterianas surgiram em um mesmo tubo, sem que entre elas houvesse isolamento geográfico. 
(C) deriva genética, que se caracteriza pelo aumento da frequência de características genéticas favoráveis às condições ambientais imperantes. 
(D) divergência genética, causada pelo favorecimento de mutações adaptativas não compartilhadas entre as populações bacterianas de tubos com números diferentes. 
(E) competição interespecífica, uma vez que as populações de alguns tubos se mostraram mais competitivas que outras pelos recursos do meio.

RESPOSTA:
Letra D.

O experimento evidencia um exemplo de divergência genética no qual houve uma diferenciação gênica entre as populações independentes, oriundas de mutações ao acaso, que se mostraram vantajosas em relação à constituição genética da população original.

Questão de Biologia - UNESP 2022 - A figura apresenta a radiografia da mão de uma menina portadora de polidactilia

UNESP 2022 - A figura apresenta a radiografia da mão de uma menina portadora de polidactilia, uma anomalia genética que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos).
Na família dessa menina, seu pai e seus avós paternos são portadores da mesma característica, mas não sua tia e seu tio, únicos irmãos de seu pai. A mãe e o único irmão dessa menina não apresentam essa característica. O tipo de herança dessa característica e a probabilidade de que os pais da menina tenham um terceiro filho do sexo biológico masculino e com polidactilia são: (A) autossômica dominante e 50%. (B) autossômica dominante e 25%. (C) ligada ao sexo dominante e 50%. (D) ligada ao sexo recessiva e 25%. (E) autossômica recessiva e 25%.

RESPOSTA:
Letra B.

Pelas informações apresentadas sobre a família, temos:


Questão de Biologia - UNESP 2022 - A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espécies vegetais aos ambientes

UNESP 2022 - A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espécies vegetais aos ambientes onde ocorrem. Os estômatos podem estar dispostos em ambas as faces da folha ou em apenas uma delas. Quando são encontrados nas duas faces, a folha é chamada de anfiestomática; quando são encontrados apenas na face abaxial (inferior), a folha é hipoestomática; e quando estão presentes apenas na face adaxial (superior), a folha é epiestomática. 
A figura 1 apresenta a salvínia (Salvinia auriculata), uma planta aquática cujas folhas flutuam sobre as águas. A figura 2 apresenta um pequizeiro (Caryocar brasiliense), espécie vegetal arbórea de ambientes quentes e de baixa pluviosidade. E a figura 3 apresenta exemplares de bromélia (Quesnelia testudo), espécie vegetal adaptada a ambientes úmidos e de alta pluviosidade.
As figuras que representam as espécies anfiestomática, hipoestomática e epiestomática estão corretamente relacionadas a seus respectivos biomas em: 
(A) 3 - Caatinga, 1 - Pantanal e 2 - Cerrado. 
(B) 1 - Amazônia, 2 - Cerrado e 3 - Mata Atlântica. 
(C) 3 - Mata Atlântica, 2 - Cerrado e 1 - Pantanal. 
(D) 1 - Pantanal, 3 - Amazônia e 2 - Caatinga. 
(E) 2 - Amazônia, 1 - Mata Atlântica e 3 - Caatinga.

RESPOSTA:
Letra C.

A planta 1 - Salvínia é epiestomática com estômatos na face superior da folha, uma vez que é aquática. A planta 2 - Pequizeiro apresenta estômatos na face inferior da folha, logo é hipoestomática. Já, a planta 3 - Bromélia apresenta seus estômatos em ambas faces das folhas, é anfiestomática. Relacionando os vegetais apresentados com suas características fisiológicas e aos biomas brasileiros é correto afirmarmos que a Salvínia pode ser encontrada no Pantanal, o pequizeiro no cerrado e a bromélia na mata atlântica.

Questão de Biologia - UNESP 2022 - Para obtenção de plantas transgênicas em laboratório

UNESP 2022 - Para obtenção de plantas transgênicas em laboratório, um dos vetores utilizados é um plasmídeo, chamado Ti, presente na bactéria do solo Agrobacterium tumefaciens. Os pesquisadores inserem nesse plasmídeo um segmento de DNA de uma espécie que tem o gene de interesse (DNA exógeno), e utilizam esse plasmídeo como vetor para inserir o gene de interesse no genoma da espécie vegetal que se deseja modificar. Esse processo, de forma simplificada, está representado a seguir.


Na figura, as etapas em que ocorrem a indução da diferenciação celular, a aplicação das enzimas de restrição e a recombinação entre o gene de interesse e o DNA vegetal estão indicadas, respectivamente, pelos números 
(A) 3, 2 e 1. 
(B) 3, 1 e 2. 
(C) 1, 3 e 2. 
(D) 2, 1 e 3. 
(E) 1, 2 e 3.

RESPOSTA:
Letra B.

O processo de diferenciação celular se dá no momento da formação do vegetal completo com o gene de interesse inserido (passo 3). O uso de enzima de restrição é o momento de corte do DNA com o gene de interesse (passo 1). A recombinação com o DNA vegetal se dá na inserção do DNA recombinante com a célula vegetal (passo 2).