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sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- Os efeitos do aquecimento global já se refletem numa frequência alarmante de eventos

Os efeitos do aquecimento global já se refletem numa frequência alarmante de eventos climáticos extremos, tais como secas prolongadas que acarretam importantes perdas de produção agrícola. Além disso, com o aumento da temperatura, regiões hoje mais temperadas passarão a apresentar características propícias à proliferação de mosquitos, expandindo a sua zona de ocupação, resultando em emergência ou reemergência de enfermidades transmitidas por mosquitos em locais hoje não afetados, e um aumento de casos em regiões hoje endêmicas. Em comum, todas as previsões sugerem que as consequências podem ser gravíssimas, visto que boa parte dessas regiões é habitada por uma população sem defesas imunes originadas pela exposição prévia a esses males e sem um sistema de saúde e vigilância treinados para acompanhar, identificar e tratar essas doenças. (Folha de S.Paulo, 21 mai. 2021. Adaptado) 
No Brasil ocorrem várias das doenças a que o texto se refere, como a 
(A) malária, provocada por um protozoário que se multiplica nos leucócitos. 
(B) febre amarela, que pode ser prevenida com soro específico. 
(C) elefantíase, transmitida pela picada de Culex quinquefasciatus. 
(D) dengue, cujo vetor é um vírus do gênero Flavivírus. 
(E) doença de Chagas, cujo patógeno é o Tripanossoma cruzi.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- As doenças provocadas por vermes ainda são uma preocupação no Brasil,

As doenças provocadas por vermes ainda são uma preocupação no Brasil, assim como em todo o mundo. O desenho a seguir apresenta o ciclo de vida de um verme que atinge muitas crianças em nosso país.


Sobre o ciclo desse verme, é correto afirmar que 
(A) ovos férteis e inférteis, representados em 2, presentes no solo, podem contaminar os alimentos e ao serem ingeridos, provocam a doença. (B) o adulto, representado em 5, vive no intestino delgado, onde elimina os ovos que eclodem, passam pela corrente sanguínea e se desenvolvem nesse local. 
(C) da traqueia 
(7), as larvas atingem os alvéolos pulmonares e passam para a corrente sanguínea. 
(D) larvas presentes no intestino delgado perfuram a parede do intestino, entram na corrente sanguínea, passam pelos pulmões (6) e retornam ao intestino. 
(E) vermes masculinos e femininos, representados em 1, desenvolvem-se no intestino e pulmões, podendo atingir o esôfago. 

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou que recebeu notificação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou que recebeu notificação de um provável caso de mucormicose, também conhecido como fungo negro, em paciente com Covid-19. O termo mucormicose refere-se à infecção causada por fungos dos gêneros Rhizopus, Mucor e Rhizomucor, normalmente encontrados no solo e saprófitas. A doença geralmente afeta pessoas com a imunidade debilitada. As pessoas contraem essa doença quando entram em contato com os esporos do fungo. (https://www.uol.com.br/. Adaptado) 
Outras doenças em humanos causadas por fungos incluem 
(A) as tinhas. 
(B) a doença de Lyme. 
(C) o antraz. 
(D) o botulismo. 
(E) a febre tifoide.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- No desenvolvimento embrionário dos répteis, aves e mamíferos formam-s

No desenvolvimento embrionário dos répteis, aves e mamíferos formam-se anexos embrionários, ou membranas extraembrionárias, que desempenham diversas funções. Nos mamíferos marsupiais e eutérios ocorre também a formação da placenta, estrutura pela qual os nutrientes da mãe se difundem para o embrião. O desenho a seguir apresenta os anexos embrionários encontrados nesses grupos de vertebrados.

Comparando-se as estruturas embrionárias apresentadas pelo desenho, é correto afirmar que 
(A) em répteis e aves, a estrutura 2, denominada âmnion, permite as trocas gasosas entre o ambiente e o embrião. 
(B) nos mamíferos, a estrutura 3 forma vasos sanguíneos que transportam O2 e nutrientes para o embrião. 
(C) em répteis, aves e mamíferos, a estrutura 1, denominada córion, tem como função a passagem de nutrientes para o embrião. 
(D) em répteis e aves, a estrutura 4 serve para armazenar compostos nitrogenados do embrião. 
(E) nos mamíferos, a estrutura 5 corresponde ao útero da mãe, local onde ocorre a formação do zigoto.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- Todos os animais apresentam mecanismos para controlar a perda e a absorção de água

Todos os animais apresentam mecanismos para controlar a perda e a absorção de água, processo denominado osmorregulação. Para manter o equilíbrio, o animal pode ser iso-osmótico ao seu ambiente, ou seja, ter a mesma osmolaridade de seu ambiente. Uma outra maneira é ser osmorregulador, ou seja, o animal controla a sua osmolaridade interna de acordo com o ambiente em que se encontra. Animais marinhos, de água doce e terrestres desenvolveram várias adaptações para manter seu equilíbrio hídrico, como é o caso de 
(A) peixes de água doce, que são hiperosmóticos em relação ao ambiente em que vivem. Esses animais absorvem sais pelas brânquias e excretam urina muito concentrada. 
(B) tubarões e outros peixes cartilaginosos que apresentam osmolaridade muito similar à da água do mar. Assim como os peixes ósseos, esses animais eliminam os sais pelas brânquias. 
(C) animais que vivem em regiões desérticas, que minimizam a perda de água, ingerindo alimentos úmidos e excretando a água produzida pela respiração celular na urina. 
(D) peixes ósseos marinhos que perdem muita água por osmose. Esses animais eliminam ativamente os sais pelas brânquias e produzem um pequeno volume de urina. 
(E) aves marinhas, que bebem água do mar e excretam o excesso de sal na forma de ureia e amônia na urina e nas glândulas de sal presentes na cabeça.

RESPOSTA:
Letra D.