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quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Questão de Química - Pode-se obter gás hidrogênio e gás oxigênio a partir da eletrólise da água

Pode-se obter gás hidrogênio e gás oxigênio a partir da eletrólise da água, um processo em que a água é submetida à passagem de corrente elétrica. a) Escreva a equação química que representa essa transformação. b) A partir de 18 g de água, podem ser obtidos 2 g de gás hidrogênio. Qual massa de gás oxigênio foi obtida? c) Calcule as massas de gás hidrogênio e de gás oxigênio que podem ser obtidas a partir de 270 g de água.

RESPOSTA:


Questão de Física - De que maneira Albert Einstein usou a quantização da energia proposta por Planck para explicar o efeito fotoelétrico?

De que maneira Albert Einstein usou a quantização da energia proposta por Planck para explicar o efeito fotoelétrico?

RESPOSTA:
Einstein considerou que a energia máxima que um elétron poderia receber para ser arrancado da superfície de um metal seria a energia total de um único fóton, não existindo a possibilidade de dois fótons atingirem um mesmo átomo. Desse modo, a energia máxima possível de ser recebida por um elétron para que seja arrancado é um valor de energia bem definido (quantizado), que vale o produto da frequência da onda eletromagnética incidente com a constante de Planck.

Questão de Física - Por que a Física Clássica não explicou a frequência de corte abaixo da qual os elétrons

Por que a Física Clássica não explicou a frequência de corte abaixo da qual os elétrons não são ejetados de uma placa de metal quando iluminada?

RESPOSTA:
Segundo a Física Clássica, qualquer luz de forte intensidade deveria ser capaz de arrancar elétrons de uma superfície metálica independentemente de sua frequência. Essa interpretação ocorre porque a Física Clássica considera somente o comportamento ondulatório da luz. Sob esse ponto de vista, a energia da luz assumiria valores contínuos e não discretos. A Física Moderna surgiu com uma nova teoria, explicando a frequência de corte pela quantificação da energia, de modo que cada “pacote de energia” individual (fóton) necessita ter energia suficiente para que consiga ejetar os elétrons do metal, sem importar a quantidade de “pacotes de energia” em si. Logo, para que ocorra o efeito fotoelétrico, é necessário que a luz tenha uma energia mínima, sem importar a sua intensidade. Aqui a luz é entendida com comportamento corpuscular.

Questão de Física - (Cefet‑MG) Um observador A está em uma espaçonave que passa perto da Terra

(Cefet‑MG) Um observador A está em uma espaçonave que passa perto da Terra afastando‑se da mesma com uma velocidade relativa de 0,995c. A espaçonave segue viagem até que o observador A constata que a mesma já dura 2,5 anos. Nesse instante, a espaçonave inverte o sentido da sua trajetória e inicia o retorno à Terra, que dura igualmente 2,5 anos, de acordo com o relógio de bordo. Um observador B, na superfície da Terra, envelhece, aproximadamente, entre a partida e o retorno da espaçonave: 
a) 50 anos. 
b) 25 anos. 
c) 5,0 anos. 
d) 2,5 anos. 
e) 0,5 ano.

RESPOSTA:
Letra A.

O tempo transcorrido entre a partida e o retorno do observador A, no referencial do observador B, é:







Questão de Física - Uma pessoa no interior de um trem que viaja a 0,75c mede o comprimento de um dos vagões

Uma pessoa no interior de um trem que viaja a 0,75c mede o comprimento de um dos vagões e encontra o valor de 10 m. Uma pessoa parada na estação de trem mede o comprimento do vagão determinando o tempo que ele leva para passar por uma marcação feita na estação. A pessoa multiplica a velocidade do trem por esse intervalo de tempo e encontra o tamanho do vagão. Qual é esse valor?

RESPOSTA:
De acordo com o enunciado, o observador que está na estação (E) utiliza o seguinte cálculo para determinar o comprimento de um vagão:
Porém, o intervalo de tempo medido pelo observador na estação (E) é diferente do intervalo de tempo medido pelo observador no vagão (V). O observador da estação está em movimento em relação ao vagão; e o observador no vagão está em repouso em relação ao vagão; portanto, podemos relacioná-los da seguinte maneira:

Substituindo, temos: 
Mas o intervalo de tempo medido pelo observador que está no vagão é:




Finalmente, temos: