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quinta-feira, 1 de julho de 2021

Questão de Biologia - Escolham um dos temas a seguir para pesquisar (na internet, em livros, em CD-ROMs, etc.)

Escolham um dos temas a seguir para pesquisar (na internet, em livros, em CD-ROMs, etc.). Depois, exponham o resultado da pesquisa para a classe e para a comunidade escolar. 
a) O que são produtos diet e light e para que são indicados esses alimentos? 
b) Intolerância à lactose: causa, sintomas, tratamento.

RESPOSTA (SUGESTÃO) :

a) Para ser um alimento dietético (diet), um produto precisa apresentar ausência total de algum nutriente, como os alimentos para diabéticos, que não possuem açúcares. Um produto é light ou lite (light = leve, com baixo teor de algo, em inglês) quando tem 25% menos calorias ou 25% menos de algum nutriente específico em relação ao produto similar não light, como gordura, açúcar ou sal. Observe que o produto diet nem sempre é pobre em calorias: um chocolate diet que seja restrito em açúcares pode ser muito rico em gordura, possuindo, portanto, uma quantidade de calorias igual ou até superior à do produto não diet, já que a maior parte das calorias do chocolate vem da sua gordura. Mas um iogurte light sem gordura e açúcar em sua composição também pode ser considerado dietético ou diet. Em alguns casos, como no dos diabéticos, os adoçantes são usados para substituir o açúcar comum. É importante saber, porém, que o uso de adoçantes não substitui a necessidade de uma alimentação equilibrada e controlada no tratamento da obesidade: adoçantes isoladamente não fazem emagrecer. 

b) Muitas pessoas têm algum grau de intolerância à lactose por causa de deficiência na produção da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose (o problema pode ter causa genética). O acúmulo de lactose no intestino pode provocar dor abdominal, náusea, diarreia e gases após a ingestão de leite. Orientadas pelo médico, dependendo do grau de intolerância, essas pessoas devem parar de tomar leite, consumir laticínios com baixo teor de lactose, ou até usar aditivos à base de lactase que podem ser ingeridos ou misturados ao leite.

Questão de Biologia - Pesquisem e apresentem para a classe as principais propriedades físicas e químicas da água

Pesquisem e apresentem para a classe as principais propriedades físicas e químicas da água, indicando como essas propriedades possibilitam a existência da vida na Terra. Usem ilustrações e modelos esquemáticos para explicar de forma sucinta as características especiais da água. Se possível, peça orientações para os professores de Física e de Química.

RESPOSTA:

Os átomos de hidrogênio e oxigênio das moléculas de água são unidos por ligações do tipo pontes de hidrogênio, que fazem da água uma molécula polar. Devido a isso, apenas algumas moléculas, chamadas hidrofílicas, são solúveis em água, o que é muito importante para o transporte de substância para dentro e fora das células. Além disso, a água participa de diversas reações químicas e, devido a seu alto calor específico, tem papel essencial na regulação da temperatura corpórea dos seres vivos.

Questão de Biologia - Façam uma lista dos diversos usos que, diariamente, fazemos da água em casa

Façam uma lista dos diversos usos que, diariamente, fazemos da água em casa, em empresas, em estabelecimentos de comércio ou na escola. Depois, pesquisem maneiras de economizar água em cada uma dessas situações e elaborem uma campanha contra o desperdício de água. A campanha poderá ser feita com cartazes, folhetos e outros recursos, como fotos e vídeos feitos com o telefone celular.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

Algumas medidas que devemos tomar para evitar o desperdício de água: 
• consertar imediatamente os vazamentos de torneiras, descargas e canos; 
• não deixar a torneira aberta sem necessidade ao escovar os dentes, lavar louça, etc. (ensaboar primeiro todas as louças para, depois, enxaguar tudo de uma só vez); 
• ficar no banho somente o tempo necessário (no máximo 10 minutos). Depois de se molhar, fechar o chuveiro, ensaboar-se e, só então, abri-lo para se enxaguar; 
• manter a válvula da descarga regulada para não lançar muita água. O ideal é que o vaso sanitário tenha uma caixa acoplada; 
• na lavagem de carros, utilizar água em balde em vez de mangueira, que também deve ser evitada na limpeza de calçadas; • no verão, jardins e plantas devem ser regados pela manhã ou à noite, o que reduz a perda de água por evaporação e descarta a necessidade de nova rega. 

Questão de Biologia - Causas e consequências da diarreia, principalmente em crianças e idosos

Causas e consequências da diarreia, principalmente em crianças e idosos; medidas preventivas contra a desidratação (soro de reidratação oral, por exemplo) em casos de diarreia; medidas de higiene pessoal para prevenir a diarreia infecciosa (essas informações podem ser obtidas por meio de visitas a postos de saúde ou entrevistas com profissionais da saúde). Procurem dados estatísticos sobre a morte de crianças causada por diarreia no Brasil e no mundo e pesquisem o que pode ser feito para evitar esse problema; com o auxílio dos professores de Geografia e Sociologia, analisem a possível influência de fatores sociais nesse caso. No final, elaborem uma campanha para esclarecer a população sobre a importância dos cuidados para evitar a diarreia e como tratar a doença. A campanha poderá ser feita com cartazes, folhetos e outros recursos (frases de alerta, letras de música, fotos, vídeos, etc.). Se possível, convidem profissionais da área de saúde para ministrar palestras à comunidade escolar sobre esse tema


RESPOSTA (SUGESTÃO):

A diarreia pode ser causada por infecções, medicamentos ou produtos que irritam o intestino delgado e se caracteriza pela intensificação das contrações peristálticas, o que faz com que o alimento permaneça pouco tempo no intestino e as fezes fiquem praticamente líquidas. Embora as diarreias leves quase sempre passem sem a necessidade de um tratamento específico, quem está com diarreia deve beber muito líquido para evitar a desidratação, que, em casos extremos, pode causar a morte, sendo o risco maior em crianças e idosos. Nos casos menos graves, o tratamento pode ser feito com os sais de reidratação oral, fornecidos pelos postos de saúde. Os sais devem ser misturados em água filtrada ou fervida, na quantidade indicada na embalagem. A pessoa deve ser levada com urgência ao médico ou ao posto de saúde se houver sinais de desidratação ou em qualquer uma das seguintes condições: se a diarreia é forte ou demorar a parar (durar mais de 24 horas); se houver febre, vômitos, tez pálida, sangue nas fezes, respiração irregular ou sinais de desidratação, isto é, olhos fundos e ressecados, boca seca, sede, perda de elasticidade na pele, prostração, ausência de urina por mais de seis horas, sonolência ou, em recém-nascidos, fontanela (moleira) afundada ou choro sem lágrimas. Os dados estatísticos obtidos vão depender do ano em que a pesquisa for feita. Além da vacinação contra o rotavírus, é preciso que o governo forneça água potável a todos os municípios do país e ofereça serviços de tratamento de esgoto, ou seja, é preciso melhorar as condições de saneamento básico das populações mais pobres. 

Algumas medidas de higiene individual contra a diarreia infecciosa são: 
• conservar os alimentos na geladeira; 
• cobrir os alimentos que ficam fora da geladeira para evitar que as moscas pousem sobre eles e depositem microrganismos;
• lavar bem as mãos antes de comer qualquer coisa, de fazer as refeições ou de mexer em alimentos; • lavar com cuidado verduras e frutas; 
• cozinhar bem as carnes; 
• beber sempre água filtrada ou, quando a água vier de poço, fervê-la e tratá-la com produtos à base de cloro; 
• amamentar os bebês (a amamentação com leite materno ajuda a evitar a diarreia).

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Analisem o sentido de uma das afirmações a seguir, dando a opinião de vocês

Analisem o sentido de uma das afirmações a seguir, dando a opinião de vocês sobre o que foi dito. Apresentem ainda um pequeno resumo das contribuições à ciência do autor da frase escolhida. 

1. “A pesquisa científica consiste em ver o que todos viram, mas pensar o que ninguém pensou.” Albert Szent-Györgyi (1893-1986), bioquímico húngaro. 
2. “Um gênio é um por cento inspiração e 99 por cento transpiração.” Thomas Alva Edison (1847-1931), inventor estadunidense. 
3. “Tenho tentado sempre manter a minha mente livre, de forma a poder abandonar qualquer hipótese, por mais que goste dela […], no momento em que os fatos se mostram contrários a ela.” Charles Darwin, naturalista britânico (1809-1882).


RESPOSTA (SUGESTÃO):

1. A imaginação e a criatividade (“pensar o que ninguém pensou”) são importantes para a ciência. Sem criatividade e imaginação, muitas hipóteses não teriam surgido. Albert von Szent-Györgyi foi um cientista húngaro que estudou o papel da vitamina C, além de realizar estudos sobre a fisiologia da contração muscular. Recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1937. 

 2. Em ciência, uma ideia “genial” só aparece depois de se estudar muito um problema e as teorias envolvidas nele. Além disso, em geral, é preciso muito trabalho (“transpiração”) para se conseguir provar que determinada ideia é válida ou inválida. Thomas Alva Edison, inventor e empresário estadunidense, inventou a primeira lâmpada elétrica incandescente e o gramofone, entre muitos outros inventos. 

 3. A ciência é dinâmica e, portanto, não há verdade absoluta. Sendo assim, uma hipótese ou teoria que é considerada válida hoje pode, com base em novas descobertas, demonstrar-se falsa, dando lugar a outra. Charles Robert Darwin foi um naturalista inglês que, com base em suas observações da natureza, especialmente as realizadas durante uma viagem de cinco anos ao redor do mundo, propôs a teoria da evolução por seleção natural.