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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Questão de Biologia - UNESP - Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km²

Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.
Disponível em: Acesso em: 29 abr. 2008 (Adaptação).
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:
a) Campos
b) Floresta Latifoliada
c) Caatinga
d) Cerrado
e) Floresta Equatorial

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - UDESC - Assinale a alternativa incorreta, quanto aos biomas terrestres.

Assinale a alternativa incorreta, quanto aos biomas terrestres.
a) A taiga se localiza em regiões de clima frio, com invernos rigorosos; nela as coníferas predominam.
b) Nos desertos predominam as savanas, cujos solos áridos permitem a rápida decomposição da matéria orgânica.
c) Nos campos, devido à quantidade de chuvas intermediária entre o deserto e a floresta, a vegetação que predomina é constituída por gramíneas.
d) As florestas tropicais são caracterizadas por uma vegetação que cresce o ano todo, devido à luminosidade, temperatura elevada e chuvas frequentes.
e) A tundra se desenvolve no hemisfério Norte; é caracterizada por plantas herbáceas, como o capim, musgos e líquens.

RESPOSTA:
Letra B.

Exercícios de Biologia sobre relações ecológicas - com gabarito

1. (UFRGS 2012) - Considere as seguintes afirmações sobre as interações intraespecíficas desarmônicas.
I) O canibalismo sexual observado em fêmeas de louva-a-deus é um exemplo desse tipo de interação.
II) Esse tipo de interação não ocorre em plantas.
III) A disputa por fêmeas entre machos de uma espécie exemplifica esse tipo de interação. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

2. (Cesgranrio) - Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
b) se estabeleça uma competição interespecífica.
c) se estabeleça uma competição intraespecífica.
d) uma das espécies seja produtora e a outra consumidora.
e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.

3. (UNESP) - Em um cupinzeiro, podem ser encontrados cupins com diferentes formas: operários, soldados, machos alados e fêmeas aladas.
Assinale a alternativa que melhor se relaciona com a existência dessas diferentes formas.
a) Esses animais não vivem em sociedade.
b) Esses animais disputam diferentes funções.
c) Esses animais possuem divisão de trabalho.
d) São necessários cuidados diferenciados com o alimento fungo.
e) As diferentes funções levam à necessidade de diferentes formas.

4. (Fatec-2002) - Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Esta divisão de trabalho caracteriza
a) sociedade isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
b) sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
c) colônia heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas.
d) colônia isomorfa com relações interespecíficas harmônicas.
e) colônia heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.

5. (UECE-2002) - Em uma determinada relação entre seres vivos, um pequeno crustáceo devora a língua de um peixe e fica posicionado estrategicamente no lugar dela para comer a maior parte do alimento que o peixe põe na boca. Este tipo de relação pode ser caracterizado como:
a) Inquilinismo
b) Predatismo
c) Comensalismo
d) Parasitismo

6. (UFRGS 2010) - Considere as seguintes interações entre seres vivos de uma comunidade.
1) As garças-vaqueiras que se alimentam de carrapatos ectoparasitas de búfalos.
2) Algas e fungos que formam os liquens.
3) Duas espécies de cracas que convivem em litorais rochosos e utilizam os mesmos recursos. Os casos referidos em 1, 2 e 3 são, respectivamente, exemplos de:
a) comensalismo, mutualismo e predatismo.
b) comensalismo, mutualismo e competição.
c) protocooperação, amensalismo e predatismo.
d) protocooperação, mutualismo e competição.
e) protocooperação, amensalismo e competição.

7. (UFPI-adaptada) - Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:
a) Inquilinismo
b) Herbivoria
c) Mutualismo
d) Sociedade
e) Parasitismo

8. (Carlos Chagas-SP) - A associação existente entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago é um caso de:
a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) comensalismo.
d) competição interespecífica.
e) competição intraespecífica.

9. (UniFor-2000) - Considere a frase abaixo. ‘O fungo Penicillium notatum produz penicilina, que impede a multiplicação de certas bactérias.’ Ela exemplifica um caso de:
a) predatismo.
b) competição.
c) mutualismo.
d) amensalismo.
e) comensalismo.

10. (UFJF-MG) - Os líquens são formados pela associação de algas e fungos. Essa associação é:
a) o mutualismo.
b) o predatismo.
c) a sociedade.
d) o comensalismo.
e) a colônia.

GABARITO:
1) C
2) B
3) C
4) B
5) D
6) D
7) D
8) A
9) D
10) A

Exercícios de Biologia sobre o estudo das populações - com gabarito

1. (UNIFOR-CE) - Considere os seguintes itens:
I) Clima
II) Competição
III) Predatismo
IV) Parasitismo
Podem regular o tamanho das populações
a) apenas I e II.
b) apenas III e IV.
c) apenas I, II e IV.
d) apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

2. (UNIFOR) - Seja:
N = taxa de natalidade
M = taxa de mortalidade
E = taxa de emigração
I = taxa de imigração
Nas populações que estão em equilíbrio dinâmico,
a) N + I é necessariamente igual a M + E.
b) N + E é sempre maior do que M + I.
c) N + E é sempre igual a M + I.
d) N + I ora é pouco maior do que M + E, ora é pouco menor.
e) N é necessariamente maior do que M. E e I são iguais a zero.

3. (PUC-PR) - Leia com atenção as proposições abaixo:
I) Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.
II) Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.
III) A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.
É ou são verdadeiras:
a) Todas.
b) Apenas I.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e III.

4. (ACAFE) - “É no crepúsculo ou à noite que eles atacam. Ou melhor, elas. O pernilongo macho vive principalmente de néctar ou seivas vegetais. Mas a fêmea precisa de um complemento de proteínas em sua dieta, para produção de ovos. Para isso, o sangue de mamíferos (inclusive o homem) ou de aves e até de anfíbios é uma fonte ideal. “E, então, as fêmeas atacam como vampiras.” Nesse contexto, apesar de serem da mesma espécie, é possível afirmar que machos e fêmeas de pernilongos ocupam diferentes:
a) Nichos ecológicos.
b) Habitats
c) Ecótonos.
d) Populações.

5. (FIUBE-MG) - Em uma população, a relação entre o número de indivíduos e o número de unidades de espaço por eles ocupado indica sua:
a) taxa de mortalidade.
b) taxa de natalidade.
c) taxa de crescimento.
d) seleção natural.
e) densidade.

6. (FCC-SP) - Para calcular a densidade de uma população, é necessário conhecer o número de indivíduos que a compõem e
a) o espaço que ocupa.
b) a taxa de mortalidade.
c) a taxa de natalidade.
d) o número de indivíduos que migram.
e) o número de indivíduos de outras populações da mesma região.

7. (UFRN) - Entre os fatores que determinam a diminuição da densidade de uma população, podemos citar:
a) mortalidade e longevidade.
b) imigração e emigração.
c) mortalidade e imigração.
d) imigração e natalidade.
e) emigração e mortalidade.

8. (PISM/2014) - O crescimento de uma população é resultante da natalidade, da mortalidade e de migrações. Comparando a dinâmica de uma população animal (borboleta da espécie Agraulis vanilla) à de uma população vegetal (ipê amarelo Tabebuia alba), temos como alternativa INCORRETA, no que se refere à taxa de mortalidade por predação:
a) Em ambas as populações, é variável de acordo com seus ciclos de vida.
b) Em ambas as populações, pode variar de acordo com a época do ano.
c) Na população de borboleta, é maior nas primeiras etapas do ciclo de vida.
d) Em ambas as populações, dependerá do número de indivíduos de seus predadores.
e) Na população de ipê, sempre será constante, pois seus indivíduos não conseguem fugir (locomover) de seus predadores.

9. (UFSJ/2010-2) - A interrupção da pesca em determinados períodos do ano, prática conhecida como defeso, é adotada como medida para evitar a redução das populações de peixe e garantir a exploração do pescado. Durante o período, o pescador profissional, tem direito ao benefício do seguro desemprego conforme previsto no Art. 1º da Lei nº 10.799, de 25 de novembro de 2003. Do ponto de vista da sustentabilidade, é CORRETO afirmar que:
a) o ambiente marinho, por ser mais estável, apresenta grande produtividade primária, o que garante uma taxa de natalidade constante independente da taxa de mortalidade. Portanto, o defeso só é necessário na pesca fluvial.
b) a interrupção da pesca no período do defeso provoca diretamente o aumento da taxa de natalidade, o que, por sua vez, leva à redução da mortalidade, garantindo a manutenção das populações de peixe.
c) a interrupção da pesca no período de defeso reduz a taxa de mortalidade dos peixes adultos, possibilita maior número de acasalamentos e, consequentemente, aumento da natalidade.
d) existe relação direta ou indireta entre o defeso e o aumento da natalidade, sendo, portanto, apenas uma medida assistencialista para permitir ao pescador acesso ao seguro desemprego durante o período de interrupção da pesca.

10. (UEA/2015) - No início do mês de março deste ano, chegaram ao Brasil as ararinhas-azuis Carla e Tiago, que são irmãos. Depois de cumprir quarentena, foram levados para um criatório onde estão outras nove ararinhas-azuis. A espécie é considerada extinta na natureza, existindo apenas 93 animais em cativeiro. (www.brasil.gov.br. Adaptado.)
O maior desafio para a reintrodução da ararinha-azul na natureza é
a) a recuperação da variabilidade genética, que se encontra reduzida nesta pequena população.
b) a adaptação aos diferentes tipos de alimento que não se encontram disponíveis em cativeiro.
c) a presença de diversas espécies predadoras no ambiente onde deverão ser soltas.
d) a inexistência de nichos ecológicos específicos que permitam boa adaptação dessas aves.
e) o desenvolvimento de características específicas para a adaptação dessas aves ao seu novo ambiente.

GABARITO:
1) E
2) D
3) C
4) A
5) E
6) A
7) E
8) E
9) C
10) A

Exercícios de Biologia sobre ciclos biogeoquímicos - com gabarito

1. (U.F. Viçosa-MG) - Analise a seguinte citação:
“A morte não está na natureza das coisas; é a natureza das coisas. Mas o que morre é a forma. A matéria é imortal.”
John Fowles.
Pela análise da citação, pode-se concluir que a matéria é imortal porque:
a) a decomposição da matéria libera os nutrientes que retornam aos ciclos biogeoquímicos;
b) a decomposição da matéria orgânica é um processo muito lento que pode durar séculos;
c) a decomposição da matéria orgânica não é completa devido a grande quantidade de fibras;
d) a decomposição da matéria libera nutrientes que ficam disponíveis diretamente aos heterótrofos;
e) a decomposição lenta permite que a matéria tenha condições de ser fossilizada.

2. (UFRS) - A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho...) e o de leguminosas (soja, feijão...), com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Em relação a esta afirmativa, é correto supor que:
a) as leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas;
b) as gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados;
c) ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo;
d) as leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo;
e) as gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas.

3. (Unimontes-MG) - Os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam. Entre eles, o carbono e o nitrogênio, provenientes do gás carbônico e do gás nitrogênio, respectivamente.
Com base nessa situação, é incorreto afirmar que:
a) as plantas obtêm o nitrogênio sob a forma de amônia ou nitratos e os animais, sob a forma de aminoácidos;
b) as plantas, algas e certas bactérias fixam o gás carbônico por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese;
c) o processo de desnitrificação ajuda a formar o gás carbônico, importante barreira natural contra a radiação ultravioleta;
d) o nitrogênio é utilizado para síntese de proteínas, ácidos nucléicos e outras substâncias
nitrogenadas.

4. (U.E. Londrina-PR) - Na região Norte do Paraná muitas áreas estão sendo ocupadas por culturas de milho e de trigo. Essas culturas têm provocado desgaste do solo. Para evitar esse desgaste, os agricultores adotam o rodízio de culturas, prática na qual se alterna o plantio do milho e do trigo com o da soja. Essa prática agrícola pode incorporar nutrientes ao solo porque a soja possui em suas raízes bactérias fixadoras de:
a) oxigênio
b) carbono
c) fósforo
d) cálcio
e) nitrogênio

5. (F.I. Anápolis-GO) - Das plantações abaixo, qual é a que vai necessitar de maior adubação à base de nitrogênio?
a) soja
b) feijão
c) milho
d) ervilha
e) fava

6. (FATEC-SP) - O nitrogênio, tão necessário para que os seres vivos sintetizem suas proteínas, ocorre em grande quantidade na atmosfera (78%), mas não pode ser utilizado diretamente do ar. Para que possa ser absorvido pelas plantas e dessas passar para os animais, o nitrogênio precisa estar sob a forma de nitrato. Os seres vivos capazes de efetuar essa operação de transformação do nitrogênio em nitrato são
a) as bactérias.
b) os protozoários.
c) as minhocas.
d) os anfíbios.
e) os musgos.

7. (U. Salvador-BA) - Há bilhões de anos, a concentração de CO2 na atmosfera terrestre, como se supõe atualmente nos planetas Vênus e Marte, estava em cerca de 98%, em contraste com a presença de apenas traços de oxigênio. Essa taxa elevada do CO2 decaiu através dos tempos e estabilizou-se em 0,03%, enquanto o oxigênio atinge a taxa de 21%, após bilhões de anos de evolução da Terra e da vida. Contudo, atualmente, a concentração de CO2 vem, sutilmente se elevando na atmosfera terrestre.
As diferenças entre as taxas de CO2 e de O2 que se estabilizam, após bilhões de anos de evolução, podem ser explicadas como decorrência:
a) do predomínio, em toda história da evolução biológica, da respiração sobre a fotossíntese;
b) da preservação, durante grande parte do tempo geológico, de uma parcela da biomassa vegetal de ser degradada pelos decompositores aeróbicos;
c) do predomínio, nas etapas mais recentes da evolução, da fermentação sobre a respiração;
d) do aparecimento da fotossíntese ser posterior ao da respiração;
e) de a velocidade de difusão do CO2 ser maior do que a do O2.

8. (U. Salvador-BA) - Há bilhões de anos, a concentração de CO2 na atmosfera terrestre, como se supõe atualmente nos planetas Vênus e Marte, estava em cerca de 98%, em contraste com a presença de apenas traços de oxigênio. Essa taxa elevada do CO2 decaiu através dos tempos e estabilizou-se em 0,03%, enquanto o oxigênio atinge a taxa de 21%, após bilhões de anos de evolução da Terra e da vida. Contudo, atualmente, a concentração de CO2 vem, sutilmente se elevando na atmosfera terrestre.
O aumento na concentração do CO2, que vem sendo detectado atualmente, tem como causa, entre outras,
a) o uso intensivo da prática agrícola das queimadas;
b) o aumento das populações do fitoplâncton;
c) a extinção de diversas espécies de grandes consumidores;
d) a diminuição da incidência da luz solar nos meios aquáticos;
e) a ocorrência de condições que favorecem a conversão do monóxido de carbono em CO2.

9. (UFMG) - Leia atentamente o texto.
O crescimento da raça humana alterou a biosfera de várias maneiras. Infelizmente essas mudanças geralmente foram para pior. Reduzimos a produtividade primária mundial, praticamente monopolizamos a cadeia alimentar, provocamos todos os tipos de extinção de espécies de plantas e animais. Influenciamos a maneira como as florestas regulam o ciclo da água, como as terras úmidas filtram os poluentes e como a camada de ozônio filtra os raios ultravioletas.Do ponto de vista biológico, esse texto contém várias incorreções quanto aos conceitos apresentados.
Considerando as seguintes afirmativas, todas retiradas do texto, assinale a única correta.
a) Influenciamos a maneira como as florestas regulam o ciclo da água...
b) O crescimento da raça humana alterou a biosfera...
c) ...provocamos todos os tipos de extinção de espécies de plantas e animais.
d) Reduzimos a produtividade primária mundial...

10. (UFCE) - A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:
a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos;
b) a produção de oxigênio na Terra;
c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos;
d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos;
e) o equilíbrio da temperatura na Terra.

11. (Univali-SC) - A mentira na natureza é uma arma de sobrevivência. Muitas vezes, na luta contra o predador, a presa só tem chance de escapar se souber mentir bem. É o caso das cigarrinhas que apresentam cores chamativas para enganar os inimigos. Todos os animais com coloração vermelha, azul e laranja, estão, geralmente, associados a animais venenosos com defesas eficientes.
Essa forma de mentir é conhecida como:
a) mimetismo
b) nicho ecológico
c) predatismo
d) comensalismo
e) mutualismo

12. (UFPE) - Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:
a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
e) Rhizobium é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.

13. (UCS-SC) - A relação ecológica que ocorre entre o tubarão-martelo e pequenos peixes é conhecida como:
a) predatismo
b) comensalismo
c) parasitismo
d) sociedade
e) amensalismo

14. (PUC-RS) - Existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que, dissolvidas pela água das chuvas e levadas até o solo, vão dificultar muito o crescimento de outras espécies vegetais, ou até mesmo matar as sementes que tentam germinar.
Esse tipo de comportamento caracteriza o:
a) mutualismo
b) comensalismo
c) saprofitismo
d) amensalismo
e) neutralismo

15. (Cefet-RJ) - Nos ecossistemas, certas bactérias e algas desempenham papel primordial no desenvolvimento da vida. Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre o ciclo do nitrogênio.
I. O nitrogênio, em sua forma molecular, não pode ser utilizado pela maioria dos seres vivos.
II. O nitrogênio é um elemento químico indispensável à composição de moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, proteínas e ácido nucléico.
III. Certas bactérias fixam o nitrogênio molecular e o convertem em nitratos, que, dissolvidos em água, são absorvidos pelos vegetais.
IV. As leguminosas possuem grande importância na nutrição animal e na agricultura, pois são fontes de proteínas e participam do processo de reposição do nitrogênio no solo, respectivamente.
Assinale a opção que apresenta as afirmativas verdadeiras.
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e II.
e) I, II, III e IV.

16. (Cefet-PR) - Um dos mais inóspitos hábitats é a zona das marés, já que os seres vivos que ali habitam sofrem exposição intensa à radiação solar, à salinidade das águas oceânicas, ao batimento das ondas, além de serem constantemente desenterrados ou precisarem se enterrar rapidamente, etc. Esta descrição corresponde, mais precisamente, a um(a):
a) ecossistema
b) ecótone
c) bioma
d) biocenose
e) comunidade

17. (PUC-SP) - O trecho a seguir compreende parte do ciclo do nitrogênio. Nele, há uma série de lacunas que deverão ser preenchidas.
“No solo, compostos nitrogenados provenientes da excreção de certos animais são convertidos em amônia. Essa substância é em seguida transformada em I e depois em II por ação de III. Isso possibilita
às plantas, a síntese de IV e V que, através das cadeias alimentares, chegarão aos consumidores”.
As lacunas I, II, III, IV e V poderão ser preenchidas correta e, respectivamente, por
a) ácido úrico, ureia, bactérias, aminoácidos e proteínas.
b) nitrito, nitrato, bactérias, aminoácidos e proteínas.
c) sal, ácido nítrico, produtores, glicose e amido.
d) ácido úrico, ureia, produtores, glicose e amido.
e) aminoácidos, proteínas, bactérias, glicose e amido.

18. (U.E. Londrina-PR) - O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax?
a) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies.
b) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies.
c) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies.
d) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies.
e) Aumenta a variabilidade genética das espécies.

19. (PUC-RS) - Se em uma rocha nua lentamente se iniciar uma colonização por seres vivos, os que irão chamar nossa atenção, em primeiro lugar, serão:
a) os líquenes
b) os musgos
c) as diatomáceas
d) as samambaias
e) as gramíneas

20. (Univali-SC) - Enquanto o fogo sufoca florestas e parques nacionais, o governo cria oito novas áreas de preservações, entre elas, 4 parques nacionais, 3 reservas extrativistas e uma área de preservação, como foi anunciado pela revista VEJA, em 23 de setembro deste ano, na matéria Pacote Verde.
A decisão tomada pelo governo, desde que não fique no papel, é de grande importância, do ponto de vista biológico, pois:
a) mostra que o Brasil está preocupado com a preservação dos ecossistemas ameaçados;
b) revela o compromisso do País com as resoluções da ECO-92;
c) permite a manutenção de trocas dos genes entre os indivíduos das populações que habitam as áreas de preservação;
d) promove a redução da variação genética;
e) permite a preservação das aves em extinção.

GABARITO:
1) A
2) D
3) C
4) E
5) C
6) A
7) B
8) A
9) A
10) B
11) A
12) C
13) B
14) D
15) E
16) B
17) B
18) D
19) A
20) C