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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre anexos embrionários - com gabarito

1. (URCA-CE) - As funções da placenta de trocas gasosas e nutrição exercem funções de anexos embrionários encontrados em aves e répteis. Quais são esses anexos?
a) Alantoide e âmnio.
b) Saco vitelínico e casca do ovo.
c) Alantoide e saco vitelínico.
d) Âmnio e saco vitelínico.
e) Cório e alantoide.

2. (UEL-2007) - A placenta, uma das principais estruturas envolvidas no processo de desenvolvimento embrionário, surge precocemente, estabelecendo as relações maternofetais até o nascimento. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas abaixo.
I. O transporte de oxigênio e dióxido de carbono, através da placenta, se dá por simples difusão.
II. O sangue materno e fetal se mesclam nas vilosidades coriônicas da placenta.
III. A placenta é uma estrutura de origem mista, com um componente fetal e um materno.
IV. O vírus da rubéola pode atravessar a placenta e causar anomalias congênitas no feto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

3. (PUC Minas) - No cordão umbilical, são encontradas
a) uma artéria e duas veias.
b) uma artéria e uma veia.
c) três artérias que conduzem sangue venoso.
d) duas artérias e duas veias.
e) duas artérias e uma veia.

4. (UFGO) - Os anexos alantoide, âmnio e saco vitelínico ocorrem em:
a) répteis, aves e mamíferos.
b) anfíbios, répteis e aves.
c) peixes, répteis e aves.
d) anfíbios, aves e mamíferos.
e) peixes, aves e mamíferos.

5. (VUNESP) - O alantoide é um anexo embrionário cujo desenvolvimento ocorre a partir do:
a) aparelho respiratório.
b) trato digestivo.
c) sistema excretor.
d) sistema nervoso.
e) aparelho reprodutor.

6. (UFRN) - Nos peixes, o único anexo embrionário é:
a) a placenta.
b) o cório.
c) o âmnio
d) o alantoide.
e) o saco vitelínico

7. (FCC-BA) - A proteção mecânica do embrião dos mamíferos é realizada fundamentalmente a) pelo alantoide.
b) pela placenta.
c) pelo saco vitelínico.
d) pelo cordão umbilical.
e) pelo saco amniótico.

8. (UFPB) - Durante o desenvolvimento embrionário de répteis e aves, os excretas são armazenados dentro do ovo em uma estrutura denominada
a) vesícula vitelínica.
b) alantoide.
c) saco amniótico.
d) cório
e) câmara de ar.

9. (UFPI 2001) - Os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre foram os répteis, apresentando fecundação interna e ovo revestido por uma casca impermeável. Isto, por sua vez, gerou problemas como as trocas gasosas respiratórias através da casca e a eliminação das excretas de nitrogênio. Esses problemas foram resolvidos pelo desenvolvimento de estruturas extraembrionárias, tais como:
a) córion, âmnio, notocorda e endoderma.
b) saco viteIino, alantoide, âmnio e córion.
c) alantoide, celoma, bIastocela e arquêntero.
d) âmnio, tubo neural, córion e notocorda.
e) celoma, bIastoceIa, mórula e gastrocela.

10. (UFU-2006) - Faça a correlação entre os anexos embrionários apresentados na COLUNA A, com as funções descritas da COLUNA B.

COLUNA A
1 – Alantoide
2 – Vesícula vitelina
3 – Líquido amniótico
4 – Placenta
COLUNA B

A - Protege o embrião contra traumatismo
B - Exerce função endócrina (produz progesterona e gonadotrofina coriônica)
C - Participa da realização de trocas gasosas e armazenamento de excreções
D - Importante no processo de nutrição de embriões de peixes, répteis e aves.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
a) 1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
b) 1-d; 2-c; 3-a; 4-b.
c) 1-b; 2-d; 3-a; 4-c.
d) 1-c; 2-d; 3-a; 4-b.

11. (UNESP 2018) - Ao longo da evolução dos vertebrados, alguns grupos passaram a explorar o ambiente terrestre, o que demandou adaptações que permitissem o desenvolvimento do embrião nesse novo ambiente. A mais emblemática dessas adaptações talvez seja o âmnio, razão pela qual os répteis (incluindo as aves) e os mamíferos são chamados de amniotas.
A importância do âmnio está em
a) armazenar o vitelo, que será consumido pelo embrião durante seu desenvolvimento.
b) armazenar os resíduos metabólicos tóxicos que seriam lançados diretamente na água.
c) permitir que ocorram trocas gasosas que garantam a respiração do embrião.
d) permitir que o embrião se desenvolva protegido de choques mecânicos e dessecação.
e) desenvolver uma rede de vasos que transportem nutrientes para o embrião.

12. (MACKENZIE) - “Origina-se do tubo digestivo, apresenta a forma de uma bolsa alongada, aparece a partir dos répteis e tem função de recolher os excretas do embrião e proporcionar as trocas respiratórias através das cascas.”
O anexo embrionário descrito acima é:
a) O âmnio.
b) O cório.
c) A placenta.
d) O alantoide.
e) O saco vitelino.

GABARITO:
1) C
2) E
3) E
4) A
5) B
6) E
7) E
8) B
9) B
10) D
11) D
12) D

Exercícios de Biologia sobre embriologia II - com gabarito

1. (PUCcamp) - No desenvolvimento embrionário de um ovo de galinha, formam-se blastômeros
a) apenas na camada superficial.
b) apenas no disco germinativo.
c) iguais em toda a gema.
d) maiores no polo vegetativo e menores no polo animal.
e) maiores no polo animal e menores no polo vegetativo.

2. (PUC-MG) - Notocorda é (são):
a) um termo sinônimo para tubo neural.
b) um eixo esquelético dorsal.
c) fendas existentes na faringe de cordados inferiores.
d) uma porção superior do arco branquial.
e) uma base de articulação da mandíbula.

3. (UFPR-2006) - Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) e por intensos movimentos morfogenéticos:
a) Gastrulação
b) Clivagem
c) Morfogênese
d) Fecundação
e) Apoptose

4. (UEL-1996) - Se o blastóporo de uma gástrula originar o ânus do futuro animal, este poderá ser:
a) um ouriço-do-mar.
b) um gafanhoto.
c) uma minhoca.
d) um coral.
e) uma esponja

5. (Udesc 2014) - O desenvolvimento embrionário é diversificado entre os diferentes grupos animais, e ocorre, de maneira geral, em três fases consecutivas. Assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento embrionário dos anfioxos.
a) A organogênese é a fase em que o arquêntero, ou intestino primitivo, é formado a partir da blastocele.
b) A gastrulação é o processo de formação dos órgãos, sendo possível visualizar o tubo neural e o intestino, ao final dessa fase.
c) A organogênese é o processo de transformação da blástula em gástrula.
d) A segmentação é um processo em que o zigoto sofre clivagens (divisões), originando os blastômeros.
e) A neurulação é o início da formação dos folhetos embrionários denominados ectoderme e endoderme, a partir da gástrula.

6. (PUC-RS) - Num texto sobre embriologia de vertebrados, o tipo de blástula estudado é referido como blastocisto. Isso indica que o texto em questão refere-se à blástula que aparece em
a) aves.
b) peixes.
c) anfíbios.
d) mamíferos.
e) répteis.

7. (UFMG) - Todas as alternativas a seguir apresentam relações certas entre folhetos embrionários e tecidos animais deles originados, EXCETO
a) Ectoderma – Tecido epitelial de revestimento.
b) Endoderma – Tecido muscular cardíaco.
c) Mesoderma – Tecido muscular esquelético.
d) Endoderma – Tecido epitelial glandular.
e) Mesoderma – Tecido conjuntivo.

8. (PUC-RS) - A maioria dos peixes ósseos está constituída por espécies ovíparas; há, porém, algumas espécies nas quais os ovos eclodem dentro do corpo do animal. Estas últimas espécies são denominadas
a) ovovivíparas.
b) larvíparas.
c) vivíparas.
d) heterovíparas.
e) homovíparas.

9. (UFSCar) - Durante o desenvolvimento embrionário humano, ocorre a formação dos folhetos germinativos e a organização dos mesmos para a formação dos diversos tecidos e das cavidades humanas. Este desenvolvimento permite que os seres humanos sejam classificados como
a) diblásticos e celomados.
b) triblásticos e celomados.
c) diblásticos e acelomados.
d) triblásticos e acelomados.
e) triblásticos e pseudocelomados.

10. (ASCES) - Considerando aspectos do desenvolvimento embrionário animal, podemos afirmar que:
a) Tem início com a divisão mitótica do zigoto, ou seja, a gastrulação.
b) A mórula representa um aglomerado de células com uma cavidade central.
c) A fase de segmentação culminará com a formação da blástula.
d) A gástrula se caracteriza pela presença de um único folheto germinativo, o ectoderma.
e) A diferenciação de tecidos e órgãos antecede a etapa de gastrulação.

11. (UFAC) - Os ovos dos animais são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo em seu citoplasma. Essas duas características permitem classificar os ovos em centrolécitos, telolécitos, heterolécitos e oligolécitos. Com base nisso, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Ovos centrolécitos mostram o vitelo distribuído ao redor do núcleo, portanto ocupando a região central da célula.
II. Ovos telolécitos apresentam enorme quantidade de vitelo no polo vegetativo, fazendo com que as estruturas citoplasmáticas e o núcleo fiquem deslocados e isolados no polo animal.
III. Ovos heterolécitos apresentam quantidade relativamente grande de vitelo, ocorrendo distinção entre polo animal (contém o núcleo) e polo vegetativo (contém o vitelo).
IV. Ovos oligolécitos possuem relativamente pouco vitelo, distribuído homogênea ou quase homogeneamente no citoplasma.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II e IV estão corretas.
c) Somente I, II e III estão corretas.
d) Somente II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

12. (UFMT) - A notocorda é uma estrutura embrionária que:
a) dá origem aos somitos.
b) persiste no adulto de todos os vertebrados.
c) desaparece no anfioxo adulto.
d) é substituída pela coluna vertebral nos vertebrados.
e) dá origem à coluna vertebral dos mamíferos.

13. (MACK-SP) - Durante o desenvolvimento embrionário de vários vertebrados, observamos nitidamente algumas fases, caracterizadas pelo aparecimento de determinadas estruturas. A sequência correta dessas fases está representada na alternativa:
a) mórula - blástula - gástrula - nêurula.
b) mórula - blástula - nêurula - gástrula.
c) blástula - mórula - gástrula - nêurula.
d) mórula - gástrula - blástula - nêurula.
e) blástula - mórula - nêurula - gástrula.

14. (U. São Francisco‑SP) - A figura representa um corte através de uma blástula. Pela disposição dos blastômeros e do vitelo, pode-se afirmar que essa blástula se originou a partir de um ovo:
a) telolécito.
b) centrolécito.
c) heterolécito.
d) oligolécito.
e) alécito.

15. (UDESC 2009) - Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente, são chamados, respectivamente, de:
a) órgãos análogos e órgãos homólogos.
b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos.
c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais.
d) órgãos análogos e órgãos vestigiais.
e) órgãos homólogos e órgãos análogos.

GABARITO:
1) B
2) B
3) A
4) A
5) D
6) D
7) B
8) A
9) B
10) C
11) D
12) D
13) A
14) A
15) D

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Pâncreas - Desenho para colorir e imprimir



 

Exercícios de Biologia sobre desequilíbrios ambientais - com gabarito

1. (PUC CAMPINAS) - O homem está inferindo cada vez mais no ciclo do carbono através da combustão de petróleo, carvão, madeira, etc, aumentando o teor de dióxido de carbono na atmosfera. A primeira consequência dessa interferência é:
a) A elevação da temperatura na atmosfera.
b) A inversão térmica nas grandes cidades.
c) A diminuição do nível dos oceanos.
d) A destruição da camada de ozônio.
e) O aumento das calotas polares.

2. (FGV-SP) - O controle biológico é mais vantajoso que o uso de inseticidas no combate a um inseto-praga porque:
a) prejudica apenas as plantas afetadas pela praga.
b) a morte dos insetos-praga é indolor.
c) provoca danos aos inimigos naturais dos insetos-praga.
d) mata indiscriminadamente todos os seres vivos da região infestada.
e) evita acúmulo de substâncias tóxicas nos níveis tróficos mais elevados.

3. (UFPB-2010) - A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico. Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é:
a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.
c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.
d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

4. (UFRGS 2016) - Considere as seguintes afirmações em relação às áreas ambientais úmidas.
I- A degradação dos banhados diminui sua capacidade de depuração dos corpos hídricos e o acesso à água potável.
II- O manejo adequado dos resíduos sólidos e das águas pluviais urbanas pode contribuir para amenizar os efeitos poluentes nas bacias hidrográficas.
III- As matas ciliares facilitam a evaporação da água nas áreas úmidas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

5. (UNICENTRO) - A maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra está relacionada ao fenômeno conhecido por:
a) efeito estufa.
b) ilha de calor no meio urbano.
c) domo de poluição atmosférica.
d) aquecimento global.
e) destruição da camada de ozônio.

6. (UPE) - Ao fazer o estudo bibliográfico sobre um determinado assunto do conteúdo programático do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), um vestibulando encontrou e anotou a seguinte definição: “É aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.” Trata-se da definição CORRETA de:
a) Crescimento neomalthusiano ambiental.
b) Desenvolvimento sustentável.
c) Ecodesenvolvimento neoliberal.
d) Desenvolvimento ambiental.
e) Ecodesenvolvimento darwinista.

7. (UECE) “A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.”
RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.
A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem:
a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.

8. (PUC-MG/2000) - A contaminação das águas apresenta consequências devastadoras. Um terço da humanidade vive em estado contínuo de doença ou debilidade como resultado da impureza das águas. O excesso de nutrientes nas águas, provocando desequilíbrio nos ecossistemas, é denominado de:
a) efeito estufa
b) eutrofização
c) inversão térmica
d) compostagem
e) amonificação

9. (Unesp) - A ampliação do uso de combustíveis fósseis para geração de energia contribui para o aumento da concentração de SO3 que, ao reagir com H2O, presente na atmosfera, produz H2SO4. Esta solução é, também, responsável por danificar a cobertura vegetal próxima às fontes poluidoras, desequilibrar ecossistemas aquáticos e destruir monumentos históricos. Tal fenômeno climático é denominado:
a) efeito estufa.
b) chuva ácida.
c) inversão térmica.
d) El Niño.
e) ilhas de calor.

10. (Enem-2010) - O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:
a) aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
b) retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.
c) adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio.
d) substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
e) aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

GABARITO:
1) A
2) E
3) C
4) C
5) E
6) B
7) A
8) B
9) B
10) B

Exercícios de Biologia sobre cadeia alimentar - com gabarito

1. (UNCISAL) - Nas cadeias alimentares, há sempre transferência de matéria e energia. Nos ecossistemas (aquáticos ou terrestres), essas cadeias terminam sempre com as atividades dos:
a) Decompositores.
b) Carnívoros de grande porte.
c) Consumidores.
d) Produtores.
e) Organismos autótrofos.

2. (Uerj 2015) - Considere dois ecossistemas, um terrestre e outro marinho. Em cada um deles, é possível identificar o nível trófico em que se encontra a maior quantidade de biomassa por unidade de área, em um determinado período. Para o ecossistema terrestre e para o marinho, esses níveis tróficos correspondem, respectivamente, a:
a) produtores − produtores
b) consumidores primários − produtores
c) produtores − consumidores primários
d) consumidores primários − consumidores primários

3. (UFU) - Considere a cadeia alimentar abaixo:
Capim → gafanhoto → sapo → cobra
Assinale a alternativa correta em relação à cadeia alimentar acima.
a) O gafanhoto é carnívoro.
b) A cobra é consumidor terciário.
c) O sapo é consumidor primário.
d) O capim é heterótrofo.

4. (U.S. Judas Tadeu - SP) - Considere a seguinte cadeia alimentar:
Algas → Microcrustáceos → Moluscos → Peixes → Ursos
Caso a água seja contaminada por DDT, os organismos que após algum tempo apresentarão maiores concentrações dessas substâncias serão:
a) As algas.
b) Os microcrustáceos.
c) Os moluscos.
d) Os peixes.
e) Os ursos

5. (UFRGS 2016) - Considere as seguintes afirmações sobre níveis tróficos.
I- Os herbívoros alimentam-se de organismos que se encontram em vários níveis tróficos.
II- Os detritívoros, por se alimentarem de restos de outros organismos, não fazem parte das cadeias alimentares.
III- A principal fonte de energia dos organismos produtores é a energia solar.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e lI.
d) Apenas II e lll.
e) I, II e lll.

6. (UDESC) - Analise as proposições abaixo, a respeito da energia nos ecossistemas.
I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Este processo é chamado de fotossíntese.
II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional; tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores.
IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes.
V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência através da decomposição da matéria orgânica morta.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

7. (UEMS) - No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
a) Consumidores primários.
b) Consumidores secundários.
c) Consumidores terciários.
d) Produtores primários.
e) Decompositores.

8. (UNESPAR 2015) - Uma atribuição dos biólogos é o estudo das diferentes cadeias alimentares para avaliar o equilíbrio ecológico de determinadas regiões. Considere a seguinte cadeia alimentar e assinale a alternativa correta:
Milho → Gafanhoto → Louva a Deus → Sapo → Cobra.
a) O Gafanhoto pertence ao segundo nível trófico, sendo considerado consumidor secundário;
b) O fluxo de energia aumenta ao longo desta cadeia alimentar;
c) O sapo pertence ao quarto nível trófico, sendo considerado consumidor terciário;
d) O fluxo de matéria e energia disponível ao longo desta cadeia alimentar é multidirecional;
e) Um produtor rural utilizou um inseticida para matar os gafanhotos desta cadeia alimentar, este evento não irá influenciar as populações de produtores e consumidores terciários.

9. (FUVEST 2016) - Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que
• A representa a energia captada pelos produtores;
• B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos;
• C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos.
A relação entre A, B e C na biosfera está representada em:
a) A < B < C.
b) A < C < B.
c) A = B = C.
d) A = B + C.
e) A + C = B.

10. (UFPR 2010) - Algumas populações de humanos têm sua dieta baseada em carne de peixe. Para as populações que vivem à beira de rios poluídos por mercúrio, por exemplo, é mais prejudicial comer peixes carnívoros do que peixes herbívoros porque:
a) os peixes carnívoros se alimentam de qualquer tipo de organismo, aumentando a chance de contaminação por substâncias tóxicas além do mercúrio.
b) os peixes herbívoros não ficam expostos ao mercúrio por muito tempo, diminuindo as chances de contaminar os humanos.
c) os peixes carnívoros ficam expostos também ao mercúrio presente no ar.
d) os peixes carnívoros acumulam o mercúrio em seu organismo quando se alimentam de outros organismos, inclusive os peixes herbívoros.
e) os peixes herbívoros não acumulam mercúrio em seus tecidos.

GABARITO:
1) A
2) C
3) B
4) E
5) B
6) E
7) D
8) C
9) D
10) D