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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre grupos sanguíneos - com gabarito

1. (UEPB) - A doença hemolítica do recém-nascido, também denominada de eritroblastose fetal, é caracterizada pela destruição das hemácias do feto, que, em caso acentuado, acarreta uma série de consequências. Após a descoberta do fator Rh, se constatou que este era o responsável por esta doença. Os estudos levaram à conclusão que a eritroblastose fetal ocorre somente na seguinte situação:
a) mãe Rh - que gera bebê Rh -.
b) mãe Rh + que gera bebê Rh -.
c) mãe Rh - que gera bebê Rh +.
d) mãe Rh + que gera bebê Rh +.
e) mãe Rh - independente do Rh do bebê gerado.

2. (FCMMG) - Um médico patologista realiza exames de sangue e classifica-os em grupos sanguíneos pelo sistema ABO e pelo sistema Rh. Essas classificações são importantes para que as transfusões se façam com sucesso de doadores para receptores no mesmo grupo. O patologista, ao executar os exames, baseia-se no fato de que:
a) ocorrerá uma reação do tipo antígeno-anticorpo quando houver incompatibilidade de transfusão entre doador e receptor.
b) indivíduos do grupo A possuem antígeno B em suas hemácias e indivíduos do grupo B possuem antígeno A.
c) indivíduos do grupo O são receptores universais, podendo receber qualquer sangue, por não possuírem nenhum antígeno.
d) indivíduos do grupo AB possuem anticorpos A e B.

3. (UECE) - Com relação à anemia hemolítica podemos afirmar que é uma doença:
a) Própria de recém-nascidos, adquirida pela incompatibilidade do fator Rh (feto Rh+ e mãe Rh-).
b) Que causa a morte do feto por incompatibilidade ao grupo sanguíneo AB.
c) Própria de recém-nascidos, quando o bebê e a mãe são Rh–.
d) Que causa a destruição dos leucócitos e atrofia as hemácias.

4. (UFV) - Os grupos sanguíneos M, MN e N são determinados por dois alelos. O grupo sanguíneo Rh+ é determinado por um alelo dominante de um outro gene. Um homem do grupo MN e Rh– casa-se com uma mulher do grupo M e Rh–. Que tipo de filhos esse casal pode ter?
a) M N e Rh+ Rh–.
b) MN e Rh–.
c) M MN e Rh–.
d) M MN e Rh+ Rh–.

5. (UCS) - Os grupos sanguíneos do sistema MN, caracterizado por dois tipos de aglutinogênios nas hemácias, o antígeno M e o antígeno N, produzem 3 tipos de fenótipos. Assinale a alternativa que corresponde aos possíveis genótipos.
a) A; AB; O
b) Ag^M Ag^M; Ag^M Ag^N; Ag^NAg^N
c) Anti-A; Anti-B; Anti-AB
d) Anti-M; Anti-MN; Anti-NN
e) Aglutina em contato com antígeno M; Aglutina em contato com antígeno N; não aglutina.

6. (FEI-SP) - Nas hemácias de um indivíduo pertencente ao grupo sanguíneo B:
a) Existe o aglutinógeno B.
b) Existe o aglutinógeno A.
c) Existe a aglutinina A.
d) Existe a aglutinina B.
e) Existem o aglutinógeno A e a aglutinina B.

7. (FATEC) - Um casal cujo filho é do grupo sanguíneo A, com fator Rh positivo, pode ter os seguintes genótipos:
a) |A|B Rhrh e |B|B rhrh
b) |A|A rhrh e |B|B RhRh
c) |B| Rhrh e ii rhrh
d) |B|B rhrh e |A|B RhRh
e) |A|B rhrh e ii Rhrh

8. (FUVEST) - Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:
a) 2, 5, 10 e 18 litros;
b) 2, 3, 5 e 8 litros;
c) 2, 3, 8 e 16 litros;
d) 18, 8, 13 e 5 litros;
e) 7, 5, 10 e 11 litros.

9. (FUVEST-SP) - Quando os cônjuges têm sangue do tipo AB, os tipos POSSÍVEIS de sangue dos filhos são apenas:
a) A e AB.
b) A e B.
c) A, B e AB.
d) A, AB e O.
e) A, B e O.

10. (UFJF-MG) - Além do teste de DNA, há exames mais simples que podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre paternidade. Por exemplo, o teste de tipagem sanguínea do sistema ABO permite determinar quem não pode ser o pai. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que esse exame assegura a exclusão da paternidade.
a) O filho é do tipo O, a mãe do tipo O e o suposto pai do tipo A.
b) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo AB e o suposto pai do tipo O.
c) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.
d) O filho é do tipo B, a mãe do tipo B e o suposto pai do tipo O.
e) O filho é do tipo A, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.

GABARITO:
1) C
2) A
3) A
4) C
5) B
6) A
7) E
8) A
9) C
10) B

Exercícios de Biologia sobre herança ligada aos cromossomos sexuais - com gabarito

1. (PUC) - Na espécie humana, a hemofilia é condicionada por um gene recessivo e ligada ao sexo. Um casal normal tem uma criança hemofílica. A partir desses dados, podemos afirmar:
I) A criança é do sexo masculino.
II) 50% dos filhos do sexo masculino do casal têm chance se ser hemofílico.
III) 25% das filhas do casal poderão ser hemofílicas.
Assinale a correta:
a) faltam dados para se tirar alguma conclusão.
b) somente II está correta.
c) somente III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.

2. (MACK) - Sabendo-se que uma criança do sexo feminino é daltônica, podemos ter certeza de que:
a) Só sua mãe é daltônica.
b) Só seu pai é daltônico.
c) Tanto seu pai como sua mãe são daltônicos.
d) Seu pai é normal e sua mãe pode ser daltônica ou normal portadora do gene para daltonismo.
e) Seu pai é daltônico e sua mãe pode ser daltônica ou normal portadora do gene para daltonismo.

3. (PUC) - O sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, é chamado:
a) homogamético
b) heterogamético
c) diploide
d) haploide
e) genoma

4. (FUVEST) - O daltonismo é de herança ligada ao X. Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem de visão normal. A probabilidade de crianças daltônicas na prole dessa mulher é de:
a) 1/4 dos meninos.
b) 1/4 das meninas.
c) 1/2 dos meninos.
d) 1/8 das crianças.
e) 1/2 dos meninos e 1/2 das meninas.

5. (UFSM/2007) - Considerando-se indivíduos hemofílicos do sexo masculino, pode-se afirmar que suas células somáticas e gaméticas, respectivamente, possuem:
a) 46 autossomos - 23 alossomos.
b) 44 alossomos + XX - 22 alossomos + X ou X.
c) 44 alossomos + XY - 22 alossomos + X ou Y.
d) 46 autossomos + XX - 23 autossomos + X ou X.
e) 44 autossomos + XY - 22 autossomos + X ou Y.

6. (UFMG) - As proposições a seguir estão de acordo com a transmissão de gene recessivo ligado ao cromossomo X, EXCETO:
a) Todos os filhos do sexo masculino de uma mulher afetada casada com homem normal são afetados.
b) Todos os filhos do sexo feminino de um homem afetado casado com uma mulher normal são afetados.
c) Mulheres heterozigotas transmitem o gene responsável pela característica à metade de seus filhos de ambos os sexos.
d) Todos os filhos de ambos os sexos de mulheres afetadas casadas com homens afetados são também afetados.
e) Metade dos filhos do sexo feminino de mulheres heterozigotas casadas com homens afetados são normais.

7. (UFMG) - A hipofosfatemia com raquitismo resistente à vitamina D é uma anomalia hereditária. Na prole de homens afetados com mulheres normais, todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais. É correto concluir que a anomalia em questão é:
a) determinada por um gene dominante autossômico.
b) determinada por um gene dominante ligado ao sexo.
c) determinada por um gene recessivo autossômico.
d) determinada por um gene recessivo ligado ao sexo.
e) determinada por um gene do cromossomo Y.

8. (ULBRA) - O daltonismo é uma alteração visual que resulta na incapacidade de perceber a diferença entre algumas cores. Esta condição não é considerada uma característica deletéria, exceto pelas possíveis dificuldades com sinais de trânsito. Para minimizar estas dificuldades, diversas cidades brasileiras têm feito modificações nos semáforos. São Paulo, por exemplo, informou que em 2011 adaptaria 17 mil semáforos para motoristas daltônicos. Com relação ao daltonismo, considere as seguintes afirmativas:
I) Um homem daltônico, casado com mulher de visão normal, terá 25% dos filhos homens com daltonismo.
II) O daltonismo ocorre com a mesma frequência em homens e mulheres.
III) Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casada com um homem também de visão normal, tem 50% de probabilidade de ter filhas daltônicas.
IV) Um homem daltônico não passa esta condição para seus filhos homens.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) I e II.
b) I, II, III e IV.
c) Somente III.
d) III e IV.
e) Somente IV

9. (UFMS) - Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem também de visão normal. Lembrando que o daltonismo é uma doença de herança ligada ao sexo feminino, a probabilidade é de que:
a) um quarto das filhas do casal seja daltônico.
b) metade dos meninos, filhos do casal, seja daltônica.
c) metade dos meninos e metade das meninas, filhos do casal, seja daltônica.
d) um quarto dos meninos, filhos do casal, seja daltônico.
e) um oitavo de todos os filhos do casal, tanto meninos quanto meninas, seja daltônico.

10. (PUCPR) - Analise as afirmações:
I) O daltonismo é transmitido por herança genética.
II) A hemofilia é uma herança genética ligada aos cromossomas sexuais.
III) O genoma humano é de 46 cromossomos.
Está(ão) CORRETA(S):
a) somente I e II.
b) I, II e III
c) somente II e III.
d) somente I e III.

GABARITO:
1) D
2) E
3) A
4) C
5) E
6) B
7) B
8) E
9) B
10) A

Exercícios de Biologia sobre interação gênica - com gabarito

1. (UNIFOR-CE) - Na moranga, a cor dos frutos deve-se às seguintes combinações de genes:
B_aa = amarelo
B_A_ = branco
bbA_ = branco
bbaa = verde
Estas informações permitem concluir que o gene:
a) A é epistático sobre seu alelo.
b) B é epistático sobre A e sobre a.
c) a é hipostático em relação a A.
d) b é hipostático em relação a B.
e) A é epistático sobre B e sobre b.

2. (UFPA) - Sabe-se que determinada característica é condicionada pela interação de dois pares de alelos, que se segregam independentemente, e que a proporção fenotípica de 12:3:1 foi obtida a partir do cruzamento entre duplo-heterozigotos. O tipo de interação gênica que determina tal frequência fenotípica é:
a) Epistasia dominante.
b) Epistasia recessiva.
c) Interação dominante e recessiva.
d) Genes duplos dominantes.
e) Genes duplos recessivos.

3. (UEPG-PR) - É um fenômeno inverso ao da pleiotropia:
a) interação gênica.
b) epistasia.
c) criptomeria.
d) polialelia.
e) alelos múltiplos.

4. (UFU – MG) - Assinale a alternativa correta. A cor da pelagem em cavalos depende, dentre outros fatores, da ação de dois pares de genes Bb e Ww. O gene B determina pelos pretos e o seu alelo b determina pelos marrons. O gene dominante W “inibe” a manifestação da cor, fazendo com que o pelo fique branco, enquanto o alelo recessivo w permite a manifestação da cor. Cruzando-se indivíduos heterozigotos para os dois pares de genes obtém-se:
a) 3 brancos: 1 preto
b) 9 brancos: 3 pretos: 3 mesclados de marrom e preto: 1 branco
c) 1 preto: 2 brancos: 1 marrom
d) 12 brancos: 3 pretos: 1 marrom
e) 3 pretos: 1 marrom

5. (UNESP) - Políticas de inclusão que consideram cotas para negros ou afrodescendentes nas universidades públicas foram colocadas em prática pela primeira vez na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2001. Propostas como essas geram polêmicas e dividem opiniões. Há vários argumentos contra e a favor. Os biólogos têm participado desse debate, contribuindo com os conhecimentos biológicos referentes à raça e à herança da cor da pele humana, entre outros. Assinale a afirmação considerada correta do ponto de vista da biologia.
a) Os critérios para se definirem duas populações como raças diferentes são científica e consensualmente determinados.
b) Não encontramos, na história da biologia, dúvidas sobre a existência de raças na espécie humana.
c) A cor da pele humana é um exemplo de herança quantitativa ou poligênica, o que significa que vários genes atuam na sua definição.
d) O fato de a cor da pele não ser influenciada por fatores ambientais reforça a hipótese da existência de raças na espécie humana.
e) A determinação da cor da pele humana segue os padrões do tipo de herança qualitativa e é um exemplo de codominância.

6. (CESGRANRIO-RJ) - Supondo-se que a cor da pele humana seja condicionada por apenas dois pares de genes autossômicos (A e B) dominantes, qual a probabilidade de um casal de mulatos médios, ambos com genótipo AaBb, ter um filho branco?
a) 1/16
b) 4/16
c) 5/16
d) 6/16
e) 8/16

7. (MACK) - Em galinhas, a cor da plumagem é determinada por 2 pares de genes. O gene “C” condiciona plumagem colorida, enquanto seu alelo “c” determina plumagem branca. O gene “I” impede a expressão do gene “C”, enquanto seu alelo “i”’ não interfere nessa expressão. Com esses dados, conclui-se que se trata de um caso de:
a) epistasia recessiva.
b) herança quantitativa.
c) pleiotropia.
d) codominância.
e) epistasia dominante.

8. (FATEC-SP) - Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:
a) interação gênica.
b) epistasia.
c) herança quantitativa.
d) poligenia.
e) dominância completa.

9. (Cesgranrio) - Certas raças de galinhas apresentam, quanto à forma de crista, quatro fenótipos diferentes: crista tipo “ervilha”, tipo “rosa”, tipo “noz” e tipo “simples”. Esses tipos são determinados por dois pares de alelos com dominância: E para o tipo “ervilha” e R para o tipo “rosa”. A presença no mesmo indivíduo de um alelo dominante de cada par produz o tipo “noz”. A forma duplo-recessiva origina a crista “simples”. Uma ave de crista “noz” foi cruzada com uma de crista “rosa”, originando em F1: 3/8 dos descendentes com crista “noz”, 3/8 com crista “rosa”, 1/8 com crista “ervilha” e 1/8 com crista “simples”. Quais os genótipos paternos, com relação ao tipo de crista?
a) RrEE x Rree
b) RrEe x Rree
c) RREe x Rree
d) Rree x Rree
e) RREE x RRee

10. (UECE 2009) - Em periquitos australianos observam-se, principalmente, as seguintes cores de plumagem: amarela, azul, branca e verde, condicionadas por dois pares de genes de segregação independente e que interagem entre si. Sabendo-se que os indivíduos homozigotos recessivos são brancos; os indivíduos que apresentam em ambos os Ioci pelo menos um dos alelos dominantes são verdes; e que os indivíduos que apresentam um Ioci com genes recessivos e o outro com, pelo menos, um alelo dominante ou são azuis ou amarelos, podemos afirmar corretamente que a proporção esperada de um cruzamento de periquitos com ambos os Ioci heterozigotos é
a) Amarela: 9/16; Azul: 3/16; Branca: 3/16; Verde: 1/16.
b) Amarela: 1/16; Azul: 3/16; Branca: 9/16; Verde: 3/16.
c) Amarela: 3/16; Azul: 3/16; Branca: 1/16; Verde: 9/16.
d) Amarela: 3/16; Azul: 1/16; Branca: 3/16; Verde: 9/16.

GABARITO:
1) E
2) A
3) A
4) D
5) C
6) A
7) E
8) A
9) B
10) C

Exercícios de Biologia sobre linkage - com gabarito

1. (FEI-SP) - Qual a sequência mais provável dos genes A, B, C, D, localizados no mesmo cromossomo, apresentando as seguintes frequências de recombinação: AB - 17% CD - 30% AC - 5% AD - 35% BD - 18%
a) A - B - C – D
b) A - C - B – D
c) A - B - D – C
d) C - A - B – D
e) C - A - D – B

2. (CESGRANRIO) - Consideremos dois pares de genes CD/cd durante a meiose. Supondo-se que ocorre crossingentre eles numa frequência de 16%, os gametas formados serão:
a) 25% CD, 25% cd, 25% Cd, 25% cD.
b) 42% CD, 42% cd, 16% Cd, 16% cD.
c) 42% CD, 42% cd, 8% Cd, 8% cD.
d) 50% CD, 50% cd.
e) 84% CD, 84% cd, 16% Cd, 16% cD.

3. Em um caso de "linkage", dois genes A e B, autossômicos, distam entre si 20 UR. Considere o seguinte cruzamento: Fêmea (Ab/aB) X Macho (ab/ab) Qual é a frequência esperada de machos com o genótipo AB/ab?
a) 100%
b) 50%
c) 25%
d) 10%
e) 5%

4. (ACAFE) - Um cruzamento entre uma fêmea duplo-heterozigota (AaBb) com um macho duplo recessivo revelou a seguinte proporção genotípica entre os descendentes: 40% AaBb, 40% aabb, 10% Aabb, 10% aaBb. Assim, assinale a alternativa correta.
a) Não há evidência que tenha ocorrido permutação na formação dos gametas.
b) A segregação observada dos genes está de acordo com a Segunda Lei de Mendel.
c) Os resultados indicam que os genes estão em ligação, a uma distância de 20 UR.
d) O arranjo dos genes alelos na fêmea é trans (AB/ab).

5. (F.C.Chagas) - Os gens a e b encontram-se num mesmo cromossoma, sendo a distância entre eles de 17 unidades. A frequência de gametas AB formados por um indivíduo AB/ab é de:
a) 8,5%
b) 17%
c) 34%
d) 41,5%
e) 83%

6. (UFTM) - Considere duas características determinadas por dois diferentes pares de genes situados em um mesmo par de cromossomos autossomos AB/ab(cis). Suponha que 500 células germinativas entrem em meiose e que 20% dessas células apresentem permutação. O número de gametas recombinantes que se espera encontrar ao final do processo é:
a) 200
b) 400
c) 500
d) 1000
e) 2000

7. (MACK) - Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial (linkage) representados pelo híbrido BR/br, uma certa espécie apresentou a seguinte proporção de gametas:
BR = 48,5%
br = 48,5%
Br = 1,5%
bR = 1,5%
Pela análise dos resultados, pode-se concluir que a distância entre os genes B e R é de:
a) 48,5 morganídeos.
b) 97 morganídeos.
c) 1,5 morganídeos.
d) 3 morganídeos.
e) 50 morganídeos.

8. (UDESC 2016) - A Drosophila melanogaster (mosca de frutas) possui em um dos seus cromossomos dois genes (A e B) que se encontram a uma distância de28UR (Unidades de recombinação). Considere um macho desta espécie com o genótipo AaBb em posição trans. Espera-se que ele produza espermatozoides com os genes AB, em um percentual de:
a) 33%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 14%

9. (UEL-PR 1996) - Supondo-se que a distância entre locos gênicos seja de 16 morganídios, a taxa de recombinação entre eles é de
a) 8%
b) 16%
c) 32%
d) 42%
e) 84%

10. (UNICAMP 2011) - Considere um indivíduo heterozigoto para três genes. Os alelos dominantes A e B estão no mesmo cromossomo. O gene C tem segregação independente dos outros dois genes. Se não houver crossing-over durante a meiose, a frequência esperada de gametas com genótipo abc produzidos por esse indivíduo é de
a) 1/2.
b) 1/4.
c) 1/6.
d) 1/8.

GABARITO:
1) B
2) C
3) E
4) C
5) D
6) A
7) D
8) E
9) B
10) B

Exercícios de Biologia sobre noções de engenharia genética - com gabarito

1. (FUVEST SP) - A égua, o jumento e a zebra pertencem a espécies biológicas distintas que podem cruzar entre si e gerar híbridos estéreis. Destes, o mais conhecido é a mula, que resulta do cruzamento entre o jumento e a égua. Suponha que o seguinte experimento de clonagem foi realizado com sucesso: o núcleo de uma célula somática de um jumento foi transplantado para um óvulo anucleado da égua e o embrião foi implantado no útero de uma zebra, onde ocorreu a gestação. O animal (clone) produzido em tal experimento terá, essencialmente, características genéticas:
a) de égua.
b) de zebra.
c) de mula.
d) de jumento.
e) das três espécies.

2. (Ueg) - As técnicas de engenharia genética podem ser consideradas ferramentas que possibilitam a identificação de pessoas com base na análise do DNA, além de propiciar aconselhamentos genéticos e resolver casos de paternidade desconhecida e problemas criminais. Sobre essas técnicas e sua importância, é CORRETO afirmar:
a) o aconselhamento genético é indicado para casais normais e consanguíneos, em que um dos cônjuges recebeu irradiação ionizante ou fez ingestão de drogas mutagênicas.
b) a terapia gênica, também conhecida como geneterapia, consiste em introduzir genes anormais e recombinantes em pessoas que tenham o alelo que causa uma determinada doença.
c) a identificação de pessoas com base na análise do DNA possibilita um nível de certeza similar ao utilizado nas impressões digitais, ambas as técnicas são conhecidas como DNA fingerprint.
d) a engenharia genética permite alterar a composição gênica dos indivíduos num intervalo de tempo maior, visto que a reprodução seletiva não permite a manipulação de genes.

3. (Enem PPL 2013) - A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo de atletas saudáveis foi denominada doping genético. Uma vez inserido no genoma do atleta, o gene se expressaria gerando um produto endógeno capaz de melhorar o desempenho atlético. ARTOLI, G. G.; HIRATA, R. D. C.; LANCHA JR., A. H. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, v. 13, n. 5, 2007 (adaptado).
Um risco associado ao uso dessa biotecnologia é o(a)
a) obtenção de baixo condicionamento físico.
b) estímulo ao uso de anabolizantes pelos atletas.
c) falta de controle sobre a expressão fenotípica do atleta.
d) aparecimento de lesões decorrentes da prática esportiva habitual.
e) limitação das adaptações fisiológicas decorrentes do treinamento físico.

4. (PUC-RIO) - A ovelha Dolly, primeiro clone animal oficialmente declarado, após adulta foi acasalada com um macho não aparentado. Desse cruzamento resultou o nascimento de um filhote com características “normais”. Esse filhote:
a) é geneticamente idêntico à sua mão, a ovelha Dolly.
b) é geneticamente igual à sua avó, mãe da ovelha Dolly.
c) não tem nenhum parentesco genético de seu pai.
d) tem todo seu patrimônio genético herdado de seu pai.
e) tem parte do material genético de seu pai e parte de sua mãe.

5. (UFAL) - Dois cientistas americanos e um japonês ganharam o Nobel de Química em 2008, por suas pesquisas com a proteína fluorescente GFP (Proteína Verde Fluorescente), presente em uma espécie de água-viva. Os genes dessa proteína já foram expressos inclusive em camundongos, que ficaram verdes e fluorescentes. Considerando esse fato, é correto afirmar que esses camundongos:
a) são clones.
b) apresentam RNA recombinante.
c) tiveram seus cromossomos retirados e substituídos pelos genes para proteína GFP.
d) são transgênicos.
e) ficaram verdes porque foram injetados com a proteína GFP.

6. (PUC Minas) - Muitas bactérias são utilizadas hoje como fábricas de substâncias para o homem. É comum a inserção de pedaços de DNA (plasmídeos) no hialoplasma de bactérias. Através desse processo, já se produziram bactérias capazes de sintetizar o hormônio do crescimento e a insulina humana.
Nesses processos, o homem utiliza, EXCETO:
a) Engenharia Genética.
b) clonagem gênica.
c) biotecnologia.
d) anfimixia.

7. (UFMG) - Entre vários grupos de micro-organismos existe um que é representado por seres unicelulares procariontes que podem ser utilizados na produção industrial de insulina humana. Esse grupo é constituído por
a) bactérias.
b) bacteriófagos.
c) fungos.
d) protozoários.
e) vírus.

8. (ENEM) - Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.
Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).
A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,
a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
c) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.
d) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
e) a criação de animais transgênicos.

9. (UFC CE) - As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição, que têm a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos. O papel biológico dessas enzimas bacterianas na natureza é, provavelmente:
a) proteger as bactérias contra os vírus bacteriófagos.
b) reparar o DNA bacteriano que sofreu mutação deletéria.
c) auxiliar no processo de duplicação do DNA.
d) auxiliar no processo de transcrição do mRNA.
e) auxiliar no processo de tradução do DNA.

10. (FUVEST) - Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem:
a) a passagem de DNA através da membrana celular;
b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA;
c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA;
d) cortar DNA onde ocorrem sequências específicas de bases;
e) modificar sequências de bases do DNA.

GABARITO:
1) D
2) A
3) C
4) E
5) D
6) D
7) A
8) D
9) A
10) D