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segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Questão de Física - UNESP 2022 - Em treinamento para uma prova de trave olímpica, uma atleta faz uma saída do aparelho

Em treinamento para uma prova de trave olímpica, uma atleta faz uma saída do aparelho, representada em quatro imagens numeradas de I a IV, em que o ponto vermelho representa o centro de massa do corpo da atleta. A imagem I representa o instante em que a atleta perde contato com a trave, quando seu centro de massa apresenta velocidade horizontal v0. A imagem IV representa o instante em que ela toca o solo.
Considerando que nesse movimento somente a força peso atua sobre a atleta e adotando g = 10 m/s2 , o valor de v0 é 

(A) 6,0 m/s. 
(B) 3,0 m/s. 
(C) 5,0 m/s. 
(D) 2,0 m/s. 
(E) 4,0 m/s.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Química - UNESP 2022 - Para que a cetona formada nessa reação seja a acetona, R e R’ devem ser, respectivamente,

Um dos métodos de obtenção de cetonas em laboratório consiste na hidratação catalítica de alcinos, representada genericamente por: 
Para que a cetona formada nessa reação seja a acetona, R e R’ devem ser, respectivamente,














RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Química - UNESP 2022 - São exemplos de substâncias compostas dos tipos 1, 2 e 3, respectivamente,

Substâncias compostas podem ser de três tipos: 

Tipo 1: substância composta que apresenta apenas ligações covalentes. 
Tipo 2: substância composta que apresenta apenas ligações iônicas. 
Tipo 3: substância composta que apresenta ligações iônicas e covalentes. 

São exemplos de substâncias compostas dos tipos 1, 2 e 3, respectivamente,














RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Química - UNESP 2022 - Uma explicação para a emissão de partículas β– (elétrons) por núcleos instáveis

Uma explicação para a emissão de partículas β– (elétrons) por núcleos instáveis é a conversão de um nêutron do núcleo atômico em um próton e um elétron, segundo o processo representado, em que o próton fica no núcleo e o elétron é emitido.
Ocorre, com emissão de partículas β– , a transformação de 

(A) hidrogênio-3 em hidrogênio-2. 
(B) rádio-226 em radônio-222. 
(C) carbono-13 em carbono-14. 
(D) fósforo-30 em silício-30. 
(E) cobalto-60 em níquel-60.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - UFU 2020/2 - Em uma aula de Botânica sobre um determinado grupo vegetal, a professora

UFU 2020/2 -  Em uma aula de Botânica sobre um determinado grupo vegetal, a professora apresentou algumas das principais características de monicotiledôneas e eudicotiledôneas a partir de dois conjuntos de exemplares: 
Conjunto 1: ipê, mogno, abacateriro e goiabeira; Conjunto 2: arroz, cebola, trigo e grama. 
A) De que forma as espécies desse grupo vegetal se relacionam com os animais polinizadores? 
B) Considerando-se que os conjuntos 1 e 2 descritos no texto referem-se a uma subclassificação do grupo vegetal em questão, identifique seus nomes e descreva as características dos vasos nos caules presentes no Conjunto 2. 
C) Descreva as características da venação foliar que diferenciam o Conjunto 1 do Conjunto 2.

RESPOSTA:
A) O grupo vegetal referido é o das Angiospermas, plantas que possuem flores, órgãos reprodutores evidentes, que apresentam grande variação, mas que estão relacionadas fundamentalmente com a atração de polinizadores, seja por meio de cor, odor, néctar dentre outros, o que contribui para o sucesso reprodutivo do grupo, por atrair diferentes tipos de agentes polinizadores. 
B) Conjunto 1: São as Eudicotiledôneas que apresentam feixes vasculares (liberolenhosos) organizados, formando um cilindro central, com o floema voltada para fora e o xilema voltado para dentro. Conjunto 2: São as Monocotiledôneas que apresentam feixes vasculares (liberolenhosos) desorganizados, portanto, com ausência de cilindro central. 
C) Conjunto 1 (Eudicotiledôneas): possuem folhas com nervuras (venação = xilema e floema) reticulinérvias ou peninérvias. Conjunto 2 (Monocotiledôneas): possuem folhas com nervuras paralelinérvias.