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sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Questão de Biologia - UNESP 2022 - Analise o esquema, que representa um mecanismo para o controle e manutenção

UNESP 2022 - Analise o esquema, que representa um mecanismo para o controle e manutenção da temperatura ambiente em um determinado cômodo de uma residência.


O organismo humano possui mecanismos fisiológicos análogos ao representado no esquema, os quais mantêm a homeostase ou equilíbrio interno do corpo. Dois exemplos de mecanismos fisiológicos que atuam de modo análogo ao representado no esquema são 
(A) a determinação da intensidade e frequência das contrações uterinas durante o parto, e a produção de hormônios pela tireoide, sob controle hipotalâmico. 
(B) a determinação da intensidade e frequência das contrações uterinas durante o parto, e a concentração de dióxido de carbono no líquido extracelular. 
(C) a secreção de leite pelas glândulas mamárias, e o controle dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea quando da perda excessiva de sangue por hemorragia. 
(D) o controle dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea quando da perda excessiva de sangue por hemorragia, e o controle da quantidade de glicose no sangue. 
(E) a produção de hormônios pela tireoide, sob controle hipotalâmico, e o controle da quantidade de glicose no sangue.

RESPOSTA
Letra E.

A produção de hormônios pela tireoide, sob controle hipotalâmico, e o controle da quantidade de glicose no sangue fazem parte do mecanismo de homeostase do corpo. Esses processos participam ativamente da regulação de atividades metabólicas energéticas e da concentração de glicose disponível no sangue, por meio do mecanismo de feedback (retroalimentação).

Questão de Biologia - UNESP 2022 - Em seu livro O Poder do Movimento nas Plantas,

UNESP 2022 - Em seu livro O Poder do Movimento nas Plantas, publicado em 1880, Darwin relata algumas de suas experiências sobre o tema, dentre elas aquela na qual plantou sementes de aveia e fez a luz incidir de diferentes direções sobre as plantas em crescimento. Observou que as plantas sempre se inclinavam na direção da luz, mesmo quando esta era tênue demais para ser percebida pelo olho humano. Criou pequenas tampas, escurecidas com tinta nanquim, e cobriu a parte superior dos coleóptilos, constatando que paravam de responder à luz. Ficava claro, concluiu ele, que, quando a luz atingia a extremidade da planta, estimulava essa parte a liberar algum tipo de “mensageiro” que, chegando às partes “motoras” da muda, fazia com que se contorcesse na direção da luz. (https://piaui.folha.uol.com.br. Adaptado.) 

Atualmente, sabemos que o “mensageiro” a que Darwin se referia é um hormônio vegetal denominado 
(A) auxina, que promove o alongamento das células dispostas na face não iluminada do caule. 
(B) auxina, que inibe a multiplicação das células dispostas na face não iluminada do caule. 
(C) auxina, que promove a multiplicação das células dispostas na face iluminada do caule. 
(D) giberilina, que promove o alongamento das células dispostas na face iluminada do caule. 
(E) giberilina, que inibe a multiplicação das células dispostas na face não iluminada do caule.

RESPOSTA
Letra A.

A descrição do experimento de Darwin demonstra o fenômeno do fototropismo. A iluminação unilateral da extremidade de uma planta leva ao aumento da concentração de auxina na face não iluminada do caule, acarretando um alongamento das células desta região.

Questão de Biologia - UNESP 2022 - As figuras 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente, representantes de três espécies do gênero Equus:

UNESP 2022 - As figuras 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente, representantes de três espécies do gênero Equus: E. caballus, E. asinus e E. zebra.


Considere um casal de cada uma dessas espécies e o conjunto cromossômico de cada um desses animais. Sobre esses conjuntos cromossômicos afirma-se que 
(A) a fêmea de cada espécie tem número diploide de cromossomos diferente do número diploide de cromossomos do macho da respectiva espécie, uma vez que as fêmeas têm dois cromossomos sexuais do tipo X. 
(B) macho e fêmea de uma mesma espécie compartilham entre si cromossomos sexuais de mesmo tamanho e morfologia, os quais podem diferir dos cromossomos sexuais das demais espécies. 
(C) os machos compartilham entre si cromossomos autossômicos de mesmo tamanho e morfologia, os quais diferem dos cromossomos autossômicos das fêmeas das respectivas espécies. 
(D) macho e fêmea de uma mesma espécie compartilham entre si um mesmo número diploide de cromossomos, o qual pode diferir do número diploide de cromossomos das demais espécies. 
(E) macho e fêmea de uma mesma espécie não diferem entre si no número, tamanho e morfologia dos cromossomos, mas essas diferenças existem entre animais de espécies diferentes.

RESPOSTA
Letra D.

Animais da mesma espécie, com raras exceções, apresentam o mesmo número diploide de cromosso - mos, tendo os cromossomos autossômicos idênticos entre machos e fêmeas, sendo diferentes apenas os cromossomos sexuais. Entre animais de espécies diferentes, o número diploide pode diferir. Em alguns casos, esse número também poderá ser idêntico.

Questão de Biologia - UNESP 2022 - Em um tubo de ensaio contendo apenas água destilada

UNESP 2022 - Em um tubo de ensaio contendo apenas água destilada, um pesquisador colocou igual número de células íntegras de hemácias e de algas verdes unicelulares (clorofíceas). Após uma hora, o tubo foi centrifugado e o material precipitado foi recolhido com uma pipeta, gotejado sobre uma lâmina de vidro e observado ao microscópio óptico, no qual seria possível identificar a presença de células íntegras. Em seguida, a solução acima do precipitado foi recolhida e submetida à análise bioquímica para a possível identificação de moléculas de hemoglobina ou de clorofila. Nesse experimento, ao microscópio, o pesquisador 

(A) não observou células íntegras de hemácias ou algas, e na solução aquosa identificou moléculas de hemoglobina e de clorofila. 
(B) observou apenas células íntegras de hemácias, e na solução aquosa identificou apenas moléculas de clorofila. 
(C) observou apenas células íntegras de algas, e na solução aquosa identificou apenas moléculas de hemoglobina. 
(D) observou células íntegras de hemácias e algas, e na solução aquosa não identificou moléculas de hemoglobina ou de clorofila. 
(E) observou células íntegras de hemácias e algas, e na solução aquosa identificou moléculas de hemoglobina e de clorofila.

RESPOSTA
Letra C.

Em água destilada (meio hipotônico) ocorrerá entrada de água em ambas as células, levando ao aumento de volume. Nas hemácias, o aumento de volume levará à lise celular, liberando hemoglobina na solução analisada. Já para as algas, não ocorre lise celular devido à existência da parede celular, sendo observada a célula íntegra na análise ao microscópio.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Questão de Biologia - UNESP 2022 - Cientistas identificam possível ‘paciente zero’ da peste bubônica, morto há 5 mil anos

UNESP 2022 - Cientistas identificam possível ‘paciente zero’ da peste bubônica, morto há 5 mil anos




Um homem que morreu há mais de 5 mil anos foi enterrado com três outras pessoas em um cemitério neolítico na área em que hoje é a Letônia, às margens do rio Salac. Os pesquisadores sequenciaram o DNA dos ossos e dentes dos quatro indivíduos e os testaram para bactérias e vírus. Eles ficaram surpresos ao descobrir que um caçador-coletor – um homem na casa dos 20 anos – foi infectado com uma antiga cepa do agente causador da peste bubônica. (www.folha.uol.com.br. Adaptado.) 

Os dados presentes no texto permitem supor que o caçador- -coletor fora acometido por uma infecção 
(A) bacteriana, adquirida por ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de animais infectados e que, atualmente, pode ser evitada por vacinação. 
(B) bacteriana, adquirida pela mordida de um roedor infectado ou pela picada de pulgas desse animal e que, atualmente, pode ser tratada com antibióticos. 
(C) bacteriana, adquirida pela inalação de bacilos em suspensão no ar circundante e que, atualmente, pode ser tratada com antibióticos e evitada com a vacinação. 
(D) viral, adquirida pelo contato com urina de ratos infectados e que, atualmente, pode ser evitada pelo tratamento do lixo e o não contato com água de enchentes. 
(E) viral, adquirida por picada de mosquitos infectados e que, atualmente, pode ser evitada com a vacinação e medidas de proteção contra picadas de insetos.

RESPOSTA
Letra B.

A doença conhecida como peste negra é causada pela bactéria Yersinia pestis. A transmissão clássica se dá pela picada da pulga de roedores, ou mesmo pela mordida de roedores infectados. Como é doença bacteriana, pode ser tratada com antibióticos específicos.