PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 9 de outubro de 2021

Questão de Biologia - De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem

(FGV) Todos os seres vivos são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes. Assinale a alternativa correta: 
a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas. 
b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas. 
c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas. 
d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas. 
e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - Compare células procariontes com células eucariontes.

Compare células procariontes com células eucariontes.

RESPOSTA:
A diferença entre as células procariontes e as células eucariontes. é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa. 



Questão de Biologia - Nomeie as células quanto ao seu tempo de vida e apresente exemplos.

Nomeie as células quanto ao seu tempo de vida e apresente exemplos.

RESPOSTA:
As células lábeis (tempo curto de vida, como glóbulos vermelhos do nosso sangue); células estáveis (tempo médio de vida, como as células do nosso fígado); e células permanentes (tempo muito longo de vida, que não se renovam com facilidade ou não são renováveis, como os nossos neurônios – por isso precisamos cuidar deles direito). Há, ainda, classificação das células do nosso organismo, quanto à quantidade de núcleos existentes: anucleadas (células sem núcleo, como as nossas hemácias); mononucleadas (com um único núcleo, como células da nossa pele); e multinucleadas (células com mais de um núcleo, como as células de alguns tipos de músculos).

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Questão de Ciências - Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global

2 - Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Kyoto, que teve como objetivo principal: 
a) Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta. 
b) Diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera. 
c) Pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das temperaturas. 
d) Conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na atmosfera.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Ciências - O aquecimento global já começou? Sim, pois já se observa o aumento de

O aquecimento global já começou? Sim, pois já se observa o aumento de temperatura do planeta. Os anos de 1995 a 2006 ficaram entre os 12 anos mais quentes já registrados desde 1850. No século XXI (2001-2005), a temperatura aumentou em média 0.7ºC em relação a 1850-1899. Este aumento de 0.7 graus centígrados que já ocorreu pode parecer pouco, mas estão sendo observados efeitos importantes causados por ele, tais como derretimento de geleiras, aumento no nível do mar, alterações em alguns ciclos de plantas e animais, entre muitos outros. Não só houve o aumento da temperatura média global do ar, como também dos oceanos – o que tem nos últimos anos contribuído para a elevação do nível do mar. Disponível em: https://ipam.org.br/entenda/o-aquecimento-global-ja-comecou/. Acesso em: 01 set. 2021.

Entre os elementos que possivelmente estão relacionados com o aquecimento global, podemos citar, EXCETO: Emissão de gases poluentes na atmosfera. 
a) Efeito Estufa.
b) Diminuição das coberturas vegetais. 
c) Inversão térmica.

RESPOSTA:
Letra C.

O Aquecimento Global é causado, principalmente, pelo aumento da emissão de elementos gasosos na atmosfera, chamados de “gases-estufa”, tais como o gás carbônico (CO2), o gás metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e muitos outros. Esses elementos na atmosfera, associados à diminuição das coberturas vegetais, intensificam a ação do efeito estufa, contribuindo para a elevação média das temperaturas. Porém, não há relação direta entre a inversão térmica e o aquecimento global. Esse fenômeno é um evento climático e atmosférico que acontece em regiões específicas e que se agrava no espaço das cidades, não tendo, portanto, uma dimensão mundial.