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domingo, 3 de outubro de 2021

Questão de Biologia - PISM III / UFJF 2018 - Leia os textos abaixo e responda ao que se pede.

PISM III / UFJF 2018 - – Leia os textos abaixo e responda ao que se pede. 
“Mar fica ácido em ritmo sem precedente e vida marinha é afetada” Reinaldo José Lopes. Editor de "Ciência E Saúde" 02/03/2012 

“Os oceanos da Terra estão ficando mais ácidos a uma taxa que parece não ter precedentes nos últimos 300 milhões de anos, uma notícia nada agradável para a vida marinha e para a economia humana que depende dela. A conclusão está em estudo na revista "Science", que analisou todos os registros geológicos disponíveis sobre fenômenos parecidos. Apesar da relativa falta de dados no caso dos períodos mais remotos, a equipe liderada por Bärbel Hönisch, da Universidade Columbia, diz que a rapidez das alterações na química do oceano atual é única. ‘O que estamos fazendo hoje realmente se destaca’, disse ela em comunicado oficial. A culpa é do dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), substância que a humanidade anda lançando em quantidades cada vez maiores na atmosfera ao queimar combustíveis fósseis ou florestas, por exemplo. Cerca de metade do CO2 emitido no planeta acaba sendo absorvido pelos oceanos. A molécula reage com a água, produzindo ácido carbônico e um dos resultados da reação é o aumento da acidez do mar. [..] ‘O que ocorre é que ela (água do mar) está ficando progressivamente menos alcalina -ainda não pode ser classificada como ácida.’ Parece pouco, mas a mudança é suficiente para que haja menos carbonato nos oceanos.” Fonte: Folha on line http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2012/03/1056166-mar-fica-acido-em-ritmo-sem-precedente-e-vida-marinha-eafetada.shtml . Acesso em 06/08/2017.

Sobre a acidificação dos oceanos relatada na reportagem do Jornal Folha de São Paulo, assinale a afirmativa abaixo que explique CORRETAMENTE seus efeitos sobre a vida marinha. 
A) O fenômeno é caracterizado pela diminuição do pH da água do mar, causada pelo excesso de ions H+ , provenientes da dissociação do ácido carbônico e que provocam intoxicação dos mamíferos marinhos como as focas e as baleias.
B) O fenômeno produz íons carbonato, resultantes da dissociação do ácido carbônico, formado no processo de acidificação, provocando o aumento da temperatura do mar, causando a morte de muitas espécies de corais e de crustáceos.
C) O fenômeno torna o carbonato de cálcio menos disponível na água, o que tem levado diversos organismos que possuem esqueleto calcário como corais e crustáceos a sofrer uma dissolução de suas estruturas calcificadas.
D) O fenômeno de acidificação provoca o aumento do consumo de gás carbônico nos ecossistemas marinhos, o que favorece a reprodução dos corais e a diminuição de espécies que se alimentam deles, provocando desequilíbrio nas teias alimentares.
E) O fenômeno provoca a proliferação excessiva de certas espécies de algas pelo aumento da acidez da água e estas são capazes de produzir toxinas que se acumulam ao longo da cadeia alimentar, intoxicando os vertebrados marinhos.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - PISM III / UFJF 2018 - Modelo de análise desenvolvido em 1996 e que permite estimar a área

PISM III / UFJF 2018 - Modelo de análise desenvolvido em 1996 e que permite estimar a área necessária (em hectares) para sustentar uma dada população humana, considerando seu consumo de recursos naturais renováveis. Seu valor corresponde à área total de recursos naturais renováveis (terras, mares, rios e afins) necessários para abastecer os habitantes com alimentos e outros recursos, e comparado com a capacidade produtiva do território analisado. A alternativa CORRETA referente ao nome deste modelo é: 
A) pegada ecológica. 
B) desenvolvimento sustentável. 
C) mecanismo de desenvolvimento limpo. 
D) curva de Keeling. 
E) agenda 21.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - PISM III / UFJF 2018 - A produção de flores no Brasil não enfrenta crise em 2016 e deve continuar crescendo

PISM III / UFJF 2018 - “A produção de flores no Brasil não enfrenta crise em 2016 e deve continuar crescendo e fechar o ano com 5% de crescimento. Em 2015, a produção e o comércio faturaram juntos R$ 6,1 bilhões, registrando 8% de crescimento” http://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-a-industria-riqueza-do-brasil/noticia/2016/09/producao-de-flores-cresce-no-brasil-em-2016.html) Um produtor de flores, na tentativa de atender ao mercado, realizou cruzamentos entre variedades de orquídeas. Indivíduos completamente heterozigotos com flores de coloração variegada foram cruzados. Na descendência, ele observou 48 indivíduos que possuíam flores de cor variegada (27), roxa (9) e branca (12). Pergunta-se: a) Que tipo de herança explica os resultados obtidos? 

b) Apresente o genótipo dos genitores. Apresente os genótipos da descendência com a proporção de cada um deles. Utilize as letras A e B para simbolizar cada gene. 
 - Genitores 
 - Descendentes 

c) O produtor recebeu uma encomenda de 50 flores brancas e 50 flores roxas. Considerando que em cada cruzamento são obtidos 32 indivíduos, qual o número mínimo de cruzamentos a serem realizados para ele atender à demanda.

RESPOSTAS:
A) Interação gênica do tipo epistasia (recessiva).

B) 
 - Genitores: AaBb e AaBb

 - Descendentes:

C) Em cada cruzamento com 32 indivíduos serão obtidos, 18 indivíduos com flores de cor variegada, 8 indivíduos de flor branca e 6 indivíduos de flor roxa. Como ele precisa de 50 indivíduos de flor roxa, são necessários 9 cruzamentos.

Questão de Biologia - PISM III / UFJF 2018 - Nos últimos vinte anos, o estudo das relações filogenéticas entre os seres vivos

Nos últimos vinte anos, o estudo das relações filogenéticas entre os seres vivos vem passando por grandes transformações graças ao uso de informações do material genético – como, por exemplo, sequências de nucleotídeos do DNA - para elaboração de cladogramas. Dessa forma, algumas relações tidas como bem estabelecidas – como a proximidade dos anelídeos e artrópodes – vêm sofrendo reinterpretações, levando a um novo entendimento de como possivelmente se deu a evolução dos seres vivos na Terra. O cladograma abaixo mostra uma aproximação do que, hoje se imagina, tenha sido a evolução de alguns grupos de animais.

a) Com base no cladograma apresentado, quais são os números que representam os ramos do cladograma? Quais são os números que representam os nós? 
 - Ramos do cladograma: 
 - Nós do cladograma: 

b) Explique o que significa dizer que uma característica é análoga a outra e o que significa dizer que uma característica é homóloga a outra. 
 - característica é análoga a outra 
 - característica é homóloga a outra

c) Explique o mecanismo que pode levar a uma bifurcação em um cladograma de relações entre espécies. 
  
RESPOSTAS:
A)
 - Ramos do cladograma: 1, 3, 5, 6, 7, 9 e 10
 - Nós do cladograma: 2, 4 e 8

B)
 - característica é análoga a outra: Características análogas são as que apresentam semelhanças apenas funcionais
 - característica é homóloga a outra: Homólogas são as que apresentam ontogeneticamente a mesma origem evolutiva.

C) Em um cladograma de espécies uma bifurcação representa um evento de especiação, que pode ser por um isolamento geográfico levando ao isolamento reprodutivo.

Questão de Biologia - PISM III / UFJF 2018 - Um dos objetivos das pesquisas com células-tronco humanas

PISM III / UFJF 2018 - Um dos objetivos das pesquisas com células-tronco humanas é a sua utilização na regeneração de órgãos e tecidos. Diversos estudos têm debatido as vantagens de utilizar células-tronco embrionárias e/ou adultas. Sobre este assunto responda: 
a) Com relação à capacidade de diferenciação celular, o que distingue as células-tronco embrionárias das células-tronco adultas? 
b) Em que momento do desenvolvimento embrionário são comumente extraídas as células tronco-embrionárias? 
c) Apesar do destaque dado pela mídia para os novos experimentos, a clonagem ocorre na natureza e é realizada pelo ser humano há séculos. Dê um exemplo que justifique esta afirmativa.

RESPOSTAS:
A) As células tronco-embrionárias são totipotentes/pluripotentes e as células-tronco adultas multipotentes.
B) Até a formação do blastocisto.
C) Gêmeos univitelinos, organismos de reprodução assexuada, brotamento e propagação de plantas a partir de rizomas, tubérculos, bulbos e folhas e por meio de estacas.