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quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Questão de Biologia - FUVEST 2003 - Qual das alternativas se refere a um cromossomo?

Qual das alternativas se refere a um cromossomo? 
a) Um conjunto de moléculas de DNA com todas as informações genéticas da espécie. 
b) Uma única molécula de DNA com informação genética para algumas proteínas. 
c) Um segmento de molécula de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica. 
d) Uma única molécula de RNA com informação para uma cadeia polipeptídica. 
e) Uma sequência de três bases nitrogenadas do RNA mensageiro correspondente a um aminoácido na cadeia polipeptídica

RESPOSTA:
Letra B.

Um cromossomo é constituído por uma única molécula de DNA que contém, na sua seqüência de bases nitrogenadas, a informação genética necessária à síntese de algumas proteínas.

Questão de Biologia - FUVEST 2003 - Um camundongo foi alimentado com uma ração contendo proteínas marcadas com um isótopo radioativo.

Um camundongo foi alimentado com uma ração contendo proteínas marcadas com um isótopo radioativo. Depois de certo tempo, constatou-se a presença de hemoglobina radioativa no sangue do animal. Isso aconteceu porque as proteínas do alimento foram 
a) absorvidas pelas células sanguíneas. 
b) absorvidas pelo plasma sanguíneo. 
c) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de carboidratos. 
d) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de lipídios. 
e) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de proteínas.

RESPOSTA:
Letra  E.
As proteínas ingeridas são hidrolisadas no sistema digestório do camundongo, resultando em aminoácidos. Essas substâncias são absorvidas pela parede do intestino, lançadas no sangue e distribuídas às células, que as utilizam na síntese de suas próprias proteínas. 

Questão de Biologia - FUVEST 2003 - As mitocôndrias são consideradas as “casas de força” das células vivas.

As mitocôndrias são consideradas as “casas de força” das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias 
a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão dos alimentos. 
b) produzirem ATP com utilização de energia liberada na oxidação de moléculas orgânicas. 
c) consumirem moléculas de ATP na síntese de glicogênio ou de amido a partir de glicose. 
d) serem capazes de absorver energia luminosa utilizada na síntese de ATP. 
e) produzirem ATP a partir da energia liberada na síntese de amido ou de glicogênio.

RESPOSTA:
Letra B.

O processo da respiração celular — oxidação de moléculas orgânicas — ocorre em grande parte nas mitocôndrias, resultando em liberação de energia que é utilizada na produção de ATP.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Questão de Biologia - FUVEST 2001 - Humilhação dessas lombrigas

“Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (…) / ele expeliu entre ohs! e ahs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros. “ 
(C.D. Andrade, “Dupla Humilhação”) 
Lombrigas e solitárias (tênias) pertencem a grupos animais distintos e, apesar da ‘humilhação’ do protagonista, ele teria argumentos biológicos para afirmar que as lombrigas apresentam maior complexidade que as tênias. 
a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tênia respectivamente? 
b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relação ao filo da tênia. 

RESPOSTA:
a) A lombriga é um asquielminto ou nematelminto. A tênia é um platielminto. 
b) Os nematelmintos possuem tubo digestório completo e são pseudocelomados. Os platielmintos possuem tubo digestório incompleto ou ausente e são acelomados.

Questão de Biologia - FUVEST 2001 - Certas substâncias inibem a formação do tubo polínico em angiospermas.

Um grupo indígena do sudoeste dos Estados Unidos, denominado Anasazi, tinha um animal vertebrado entre as divindades que cultuava. O desenho ao lado baseia-se na figura encontrada em seus objetos sagrados. Um estudante, desejando identificar esse animal, ficou em dúvida entre duas classes de vertebrados e por isso solicitou, ao professor, informações quanto ao tipo de revestimento corporal ou quanto ao desenvolvimento embrionário do animal desenhado. 
a) Como a informação sobre o revestimento corporal permite distinguir entre as duas classes? 
b) Como a informação sobre o desenvolvimento embrionário permite distinguir entre as duas classes?

RESPOSTA:
a) Os anfíbios possuem pele fina, sem camada córnea e, geralmente, rica em glândulas. Os répteis possuem pele grossa, com camada córnea muito desenvolvida (rica em queratina) e, geralmente, pobre em glândulas. 
b) Os anfíbios possuem fecundação externa, ovo sem casca calcária e não apresentam âmnion, córion nem alantóide. Os répteis possuem fecundação interna, ovo com casca calcária, âmnion, córion e alantóide.