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sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou que recebeu notificação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou que recebeu notificação de um provável caso de mucormicose, também conhecido como fungo negro, em paciente com Covid-19. O termo mucormicose refere-se à infecção causada por fungos dos gêneros Rhizopus, Mucor e Rhizomucor, normalmente encontrados no solo e saprófitas. A doença geralmente afeta pessoas com a imunidade debilitada. As pessoas contraem essa doença quando entram em contato com os esporos do fungo. (https://www.uol.com.br/. Adaptado) 
Outras doenças em humanos causadas por fungos incluem 
(A) as tinhas. 
(B) a doença de Lyme. 
(C) o antraz. 
(D) o botulismo. 
(E) a febre tifoide.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- No desenvolvimento embrionário dos répteis, aves e mamíferos formam-s

No desenvolvimento embrionário dos répteis, aves e mamíferos formam-se anexos embrionários, ou membranas extraembrionárias, que desempenham diversas funções. Nos mamíferos marsupiais e eutérios ocorre também a formação da placenta, estrutura pela qual os nutrientes da mãe se difundem para o embrião. O desenho a seguir apresenta os anexos embrionários encontrados nesses grupos de vertebrados.

Comparando-se as estruturas embrionárias apresentadas pelo desenho, é correto afirmar que 
(A) em répteis e aves, a estrutura 2, denominada âmnion, permite as trocas gasosas entre o ambiente e o embrião. 
(B) nos mamíferos, a estrutura 3 forma vasos sanguíneos que transportam O2 e nutrientes para o embrião. 
(C) em répteis, aves e mamíferos, a estrutura 1, denominada córion, tem como função a passagem de nutrientes para o embrião. 
(D) em répteis e aves, a estrutura 4 serve para armazenar compostos nitrogenados do embrião. 
(E) nos mamíferos, a estrutura 5 corresponde ao útero da mãe, local onde ocorre a formação do zigoto.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- Todos os animais apresentam mecanismos para controlar a perda e a absorção de água

Todos os animais apresentam mecanismos para controlar a perda e a absorção de água, processo denominado osmorregulação. Para manter o equilíbrio, o animal pode ser iso-osmótico ao seu ambiente, ou seja, ter a mesma osmolaridade de seu ambiente. Uma outra maneira é ser osmorregulador, ou seja, o animal controla a sua osmolaridade interna de acordo com o ambiente em que se encontra. Animais marinhos, de água doce e terrestres desenvolveram várias adaptações para manter seu equilíbrio hídrico, como é o caso de 
(A) peixes de água doce, que são hiperosmóticos em relação ao ambiente em que vivem. Esses animais absorvem sais pelas brânquias e excretam urina muito concentrada. 
(B) tubarões e outros peixes cartilaginosos que apresentam osmolaridade muito similar à da água do mar. Assim como os peixes ósseos, esses animais eliminam os sais pelas brânquias. 
(C) animais que vivem em regiões desérticas, que minimizam a perda de água, ingerindo alimentos úmidos e excretando a água produzida pela respiração celular na urina. 
(D) peixes ósseos marinhos que perdem muita água por osmose. Esses animais eliminam ativamente os sais pelas brânquias e produzem um pequeno volume de urina. 
(E) aves marinhas, que bebem água do mar e excretam o excesso de sal na forma de ureia e amônia na urina e nas glândulas de sal presentes na cabeça.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- Antes de 2020, pouco se falava dos coronavírus, pois esses vírus eram encontrados principalmente em aves e morcegos.

Antes de 2020, pouco se falava dos coronavírus, pois esses vírus eram encontrados principalmente em aves e morcegos. Mas, em determinado momento, uma linhagem de coronavírus, provavelmente que infectava morcegos, sofreu uma variação (I) que propiciou a essa linhagem específica infectar humanos. Denominada Sars-CoV-2, essa é a linhagem responsável pela pandemia Covid-19. Ao longo da pandemia, foram aparecendo novas variantes – variantes do Reino Unido, da África do Sul, da Índia. No Brasil, surgiu a variante P1, com capacidade de se espalhar mais rapidamente. Detectada inicialmente em Manaus, é a que predomina atualmente no Brasil (II). 
O descrito no texto pode ser considerado um exemplo de um processo biológico denominado 
(A) herança de caracteres adquiridos, sendo que (I) refere-se ao processo de seleção e (II), ao processo de adaptação. 
(B) lei do uso e desuso, sendo que (I) refere-se ao processo de seleção natural e (II), ao processo de aquisição de vantagem adaptativa. 
(C) fluxo gênico, sendo que (I) refere-se ao processo de adaptação e (II), ao processo de aquisição das características. 
(D) princípio do fundador, sendo que (I) refere-se ao processo de aquisição das características e (II), ao processo de adaptação. 
(E) evolução biológica, sendo que (I) refere-se ao processo de mutação e (II), ao processo de seleção natural.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - EsFCEx 2021- Moluscos são animais de corpo mole, muitos apresentando uma concha dura

Moluscos são animais de corpo mole, muitos apresentando uma concha dura protetora formada por carbonato de cálcio. O desenho a seguir apresenta as classes de moluscos.
Sobre as características principais dos moluscos apresentados no desenho, é correto afirmar que 
(A) 1 pertence à Classe Gastropoda, marinhos, terrestres ou de água doce, a concha pode estar ausente e apresenta rádula. 
(B) 2 pertence à Classe Bivalvia, marinhos, terrestres ou de água doce, apresenta brânquias e rádula. 
(C) 3 pertence à Classe Bivalvia, marinhos, terrestres ou de água doce, concha ausente e apresenta rádula. 
(D) 4 pertence à Classe Poliplacophora, marinhos, terrestres ou de água doce e são filtradores. 
(E) 5 pertence à Classe Cephalopoda, marinhos ou de água doce, concha pode estar ausente e não apresenta rádula.

RESPOSTA:
Letra A.