PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Exercícios de Biologia sobre a poluição do solo - com respostas

QUESTÃO 1  - (UFCG) A poluição nos dias atuais representa uma das maiores agressões ao ambiente. O lançamento de lixo é um das principais. A poluição industrial, hospitalar, agrícola, nuclear e urbana são alguns exemplos importantes. A poluição urbana, por exemplo, tem merecido a atenção de todos os governantes, pois é a que mais tem afetado a natureza. Sobre o lixo urbano, leia as assertivas abaixo e assinale as corretas: 
I. A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios. 
II. Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado. 
III. Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação. IV. Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento, o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis. 
V. A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.
Estão corretas as assertivas: 
a) I, II, III, IV e V. 
b) I, IV e V. 
c) II, III e V. 
d) II, III e IV. 
e) I, II e III.

QUESTÃO 2 - Sabemos que o solo pode ser poluído de diferentes formas, e uma delas é o acúmulo de lixo sólido. Entre os problemas abaixo, marque o único não relacionado com a deposição de lixo no solo. 
a) Aumento de vetores de doenças. 
b) Aumento de micro-organismos patogênicos. 
c) Morte de plantas. 
d) Contaminação da água subterrânea. 
e) Aumento da chuva ácida.

QUESTÃO 3 - A poluição do solo é um problema grave que pode até mesmo torná-lo improdutivo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de diminuir a poluição do solo. 
a) Reciclagem. 
b) Reutilização de produtos. 
c) Uso de produtos biodegradáveis. 
d) Saneamento básico. 
e) Aumento do número de lixões.

QUESTÃO 4  - (Covest) Estima-se que, em média, dois quilos de lixo sejam produzidos, a cada dia, por pessoa, incluindo o lixo doméstico. Apesar dos programas de reciclagem e do aproveitamento de produtos do lixo, essa quantidade vem aumentando perigosamente. Com relação à questão do lixo e do seu tratamento, analise as afirmações a seguir. 
1. A maior vantagem da compostagem é a transformação de materiais não biodegradáveis em compostos úteis como fertilizantes. 
2. Para que um aterro sanitário possa ser eficiente por muitos anos, periodicamente, deve ser feita a incineração dos resíduos orgânicos e inorgânicos. 
3. Os lixões a céu aberto constituem-se em eficiente meio de tratamento do lixo porque as pessoas os utilizam para a garimpagem de produtos. 
4. Uma alternativa eficaz para tratar o problema do lixo urbano envolve a redução da utilização de produtos descartáveis. 
Está(ão) correta(s): 
a) 4, apenas. 
b) 1 e 2, apenas. 
c) 3 e 4, apenas. 
d) 2, apenas. 
e) 1, 2, 3 e 4.

RESPOSTAS:

1 - Letra “b”. A afirmativa II está incorreta, pois a incineração é usada, principalmente, para dar fim a lixo hospitalar e industrial e configura um processo relativamente caro devido aos procedimentos que visam diminuir a poluição atmosférica. A afirmativa III está errada, pois o aterro sanitário gera lixiviados contaminados.

2 - Letra “e”. Chuva ácida é um problema relacionado com a poluição atmosférica.

3 -  Letra “e”. Os lixões são depósitos de lixo a céu aberto que contribuem para poluição do solo e contaminação das águas.

4 - Letra “a”. A afirmativa 1 está errada, pois, na compostagem, não são usados materiais não biodegradáveis. A afirmativa 2 está incorreta porque os aterros não são abertos para a incineração. Por fim, a alternativa 3 está incorreta, pois os lixões desencadeiam vários problemas ambientais, como a poluição do solo, além de aumentar o risco de transmissão de doenças.

Exercícios de Biologia sobre a célula vegetal - com respostas

QUESTÃO 1  - As células eucariontes podem ser classificadas em dois grupos principais: células animais e células vegetais. Essas últimas apresentam algumas estruturas exclusivas, tais como os cloroplastos, que são responsáveis pelo processo de fotossíntese. Analise as alternativas a seguir e marque a única estrutura que não pode ser utilizada para diferenciar uma célula vegetal da animal. 
a) cromoplastos. 
b) leucoplastos. 
c) vacúolo de suco celular. 
d) mitocôndria. 
e) parede celular.

QUESTÃO 2  - Vacúolos são estruturas existentes em diferentes tipos celulares, entretanto, o vacúolo de suco celular é uma estrutura típica da célula vegetal. Observe as funções abaixo e marque aquela que não pode ser atribuída ao vacúolo. 
a) Atua no armazenamento de substâncias. 
b) Participa do processo de respiração celular. 
c) Realiza a digestão de componentes celulares. 
d) Promove o controle osmótico. 
e) Ajuda na manutenção do pH.

QUESTÃO 3  - Encontrada principalmente em sementes oleaginosas, essa organela converte lipídios em açúcares. Marque a alternativa que indica corretamente o nome da organela a que a afirmação se refere. 
a) vacúolo. 
b) peroxissomo. 
c) plastídio. 
d) glioxissomo. 
e) lisossomo.

QUESTÃO 4  - (UFSCar) Em uma célula vegetal, o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do 
a) retículo endoplasmático e complexo Golgiense. 
b) complexo Golgiense e cloroplasto. 
c) lisossomo e retículo endoplasmático. 
d) lisossomo e mitocôndria. 
e) cloroplasto e mitocôndria.

QUESTÃO 5  - (UFF) O acúmulo de metais pesados no solo, como o cádmio, o zinco e o chumbo, resultante de atividades industriais, tem grande impacto na biota desses locais. Apesar de serem requeridos em pequenas quantidades pelos organismos vivos, o excesso desses metais é tóxico para a maioria das espécies e compromete sua sobrevivência. Algumas espécies de plantas são capazes de crescer em solos que contêm grandes quantidades desses metais. Nas células dessas plantas podem ser encontrados diferentes mecanismos para a resistência a esses metais, como a imobilização por polissacarídeos, a exemplo da pectina, e a formação de complexos com ácidos orgânicos no interior da organela que ocupa o maior volume da célula desenvolvida. Os locais na célula vegetal onde ocorrem os mecanismos citados são, respectivamente: 
a) membrana plasmática e cloroplasto 
b) parede celular e vacúolo 
c) microtúbulo e lisossomo 
d) parede celular e ribossomo 
e) membrana plasmática e vacúolo

RESPOSTAS:

1 -  Letra “d”. A mitocôndria é uma estrutura que não pode ser utilizada para diferenciar uma célula vegetal de uma animal, pois ela está presente nos dois tipos celulares.

2 - Letra “b”. O processo de respiração celular é dividido em várias etapas, que ocorrem no citoplasma e no interior das mitocôndrias.

3 - Letra “d”. O glioxissomo é uma estrutura que contém enzimas que transformam lipídios em carboidratos. São importantes no processo de germinação de sementes.

4  - Letra “e”. Os cloroplastos e as mitocôndrias são as únicas fontes de DNA fora da região do núcleo celular. A presença de material genético nessas células reforça a teoria de endossimbiose.

5  - Letra “b”. A parede celular funciona como uma barreira protetora, enquanto o vacúolo, que ocupa grande parte da célula, realiza diversas funções, como a degradação de moléculas.

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Exercícios sobre Introdução ao estudo de biologia - com gabarito

QUESTÃO 1  - Quais são os principais componentes químicos dos seres vivos?

QUESTÃO 2 -  Em Biologia, as definições são muito importantes para o entendimento do estudo da vida. Por isso devemos saber como se organiza a vida, suas diferentes definições e sua hierarquia. Explique.

QUESTÃO 3 - 
Leia o texto abaixo:
Sou Água

E sendo água, sou tudo e nada.
Oceano que ameaça o planeta.
Rio que leva embarcações,
transporto sobre mim, cartas, pessoas, esperanças...
Repousam em meu leito, espíritos de afogados que formam ali seu clã.
Assim me transformo em inferno e paraíso.
Morte e vida.
Sou vida, quando sou chuva,
Mato nas tempestades,
Salvo quem morre de sede,
Mato quando “explodo” as barreiras, que prendem: Eu Represa.
Sou Água
A Lagoa das lavadeiras
O Esgoto de imundos dejetos
Sou passiva, sou nociva,
Necessária, corrompida,
Todos têm muito de mim...
Ninguém tem tudo que sou.

Sendo água não sou porto,
Eu nenhum lugar me encontro
Se me prendem, evaporo...
Se me soltam, seco e morro.
Mas renasço em cada lágrima,
De dor, de alegria,
Acolho ecossistemas, escrevem coisas sobre mim,
Contemplam minha beleza, me execram, amaldiçoam...
E assim eu venho e vou
Subo, desço,
Mato e salvo,
E nunca Sou.

Porque sou Água.
(Retirada de http://heloisagalves2.blogspot.com/2007/05/sou-gua-contos.html)

No texto, pode-se verificar a importância que a água tem em nosso corpo, no planeta, assim como utilizamos e poluímos a água, ela continua indo e vindo, subindo e descendo...
De acordo com o último parágrafo, explique o ciclo da água.

QUESTÃO 4 - 
Leia o texto:

Ouvi dizer que a água é insípida, inodora e incolor.
Como assim é insípida,
Se minha sede discorda
E só tem prazer em seu sabor?
Como seria inodora,
Se amo e conheço o cheiro da chuva
Que cai depois de longa estiagem?
E como será incolor,
Se em cada mínima gotícula,
Há um arco-íris sonhando em sair?

(Retirado de http://www.smalltalk.com.br/blogs/poesia/2007/01/22/agua/)

No texto acima, as características da água são citadas. Insípida, sem sabor, inodora, sem cheiro e incolor, ausência de cor. Mas quais são as principais funções da água no organismo?

GABARITO: 

1  - Carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).

2  - Biologia (bio – vida, logia - estudo) significa estudo da vida. Sua hierarquia se inicia nos átomos que compõem as moléculas que formam as organelas, componentes da célula. As células são consideradas unidades fundamentais da vida e excetuando os vírus, todos os seres vivos são formados por células. A junção das células forma o tecido que formará um órgão. O órgão é um conjunto de tecidos especializados. Já o conjunto de órgãos formará o sistema que possuirá determinada função no organismo, por exemplo, sistema digestório, respiratório, no qual diferentes órgãos trabalharão em conjunto. E o somatório dos sistemas forma um indivíduo. Esses indivíduos, aos se socializar com outros indivíduos em um determinado local, formam o que chamamos de população. A população humana brasileira é um exemplo. Mas os seres humanos também convivem com cães, gatos, aves, peixes, insetos, dentre outros, que são de diferentes populações, mas convivem no mesmo local. Esse grupo de populações, que interagem de uma forma ou de outra, é chamado biocenose ou comunidade. A comunidade interage com o meio abiótico (a – sem, bio – vida) influenciando e sendo influenciada por características como temperatura, umidade, composição química. Então, a união entre comunidade e ambiente recebe o nome de ecossistema. Já a biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

3 - O ciclo da água ou ciclo hidrológico é a circulação contínua da água no planeta. Inicia-se com o aquecimento solar das águas dos oceanos, lagos, rios, parte da água presente nos solos, além da transpiração animal e vegetal. Ocorre também a sublimação, que é a passagem de água na fase sólida para a fase de vapor. Esse aquecimento leva a água a absorver o calor do sol, transformando-se em vapor. Esse processo se chama evaporação. As moléculas se moverão com maior facilidade em razão de seu estado físico e subirão com auxílio das massas de ar para a camada de gases chamada atmosfera. O vapor em contato com baixas temperaturas perde calor, esfria e se condensa em líquido formando nuvens. A precipitação ocorre quando a nuvem fica carregada com pequenas gotas que em razão do peso caem em forma de chuva, granizo ou neve. A água então cairá em locais como rios, lagos e oceanos ou cairá no solo e será escoada para a fonte de água mais próxima, enquanto outra parte formará os lençóis freáticos.

4  - Controlar a temperatura, auxiliar nas reações, transportar nutrientes e outras substâncias, auxiliar na eliminação dos resíduos, ação lubrificante, proteção, é solvente biológico universal.

Exercícios sobre classificação biológica - com gabarito

QUESTÃO 1  - Atualmente costumamos classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de maior abrangência para a mais restrita. 
a) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie. 
b) Reino – filo – ordem – classe – família – gênero – espécie. 
c) Reino – filo – classe – família – ordem – gênero – espécie. 
d) Reino – filo – classe – ordem – família – gênero – espécie. 
e) Reino – filo – classe – ordem – família – espécie – gênero.

QUESTÃO 2  - A ordem Carnivora inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas espécies também devem pertencer: 
a) à mesma família. 
b) ao mesmo gênero.
 c) à mesma espécie. 
d) à mesma classe.

QUESTÃO 3  - Um grupo formado por diferentes ordens com características semelhantes é chamado de: 
a) reino. 
b) filo. 
c) classe. 
d) família 
e) gênero.

QUESTÃO 4 - (Vunesp) No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:
a) 3 espécies e 3 gêneros.O grupo de aves relacionadas compreende:
b) 9 espécies e 3 gêneros.
c) 3 espécies de uma única família.
d) 9 espécies de um mesmo gênero.
e) 3 espécies de uma única ordem.

QUESTÃO 5  - (PUC-RJ) Um entomólogo estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará o cientista a criar: 
a) uma nova família com um novo gênero. 
b) somente uma nova espécie. 
c) um novo gênero com uma nova espécie. 
d) uma subespécie. 
e) uma nova ordem com uma nova família.

GABARITO:

1  - Letra “d”. A sequência hierárquica das categorias taxonômicas é: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

2  - Letra “d”. Para pertencer à mesma ordem, as espécies analisadas devem apresentar também o mesmo reino, filo e classe.

3  - Letra “c”. Uma classe pode ser definida como uma categoria taxonômica formada por um conjunto de ordens semelhantes.

4  - Letra “b”. Na tabela, observam-se nove espécies: Ara chloropterus, Ara macao, Ara ararauna, Amazona aestiva, Amazona brasiliensis, Amazona rhodocorytha, Aratinga acuticaudata, Aratinga aurea e Aratinga cactorum. Já em relação aos gêneros, são descritos três: Ara, Amazona e Aratinga.

5  - Letra “c”. Como não existe na família um gênero que corresponda às características do animal estudado, deve-se criar um novo gênero e, consequentemente, uma nova espécie.

Exercícios sobre níveis de organização em biologia - com gabarito

QUESTÃO 1  - Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome dado às unidades básicas da matéria: 
a) Átomo 
b) Organela 
c) Célula 
d) População 
e) Tecido

QUESTÃO 2  - Analise as alternativas e marque aquela que melhor descreve um órgão: 
a) Órgãos são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. 
b) Órgãos são conjuntos de células semelhantes que desempenham uma função específica. 
c) Órgãos são estruturas formadas por dois ou mais tecidos. 
d) Órgãos são as partes básicas da matéria. 
e) Órgãos são as unidades que mantêm todos os organismos vivos.

QUESTÃO 3  - Um grupo de leões vivendo na savana africana pode ser classificado como: 
a) um organismo 
b) uma comunidade 
c) um ecossistema 
d) uma população 
e) um sistema

QUESTÃO 4  - O conjunto de todos os ecossistemas do planeta é chamado de: 
a) Ecossistema 
b) Comunidade 
c) População 
d) Habitat 
e) Biosfera

QUESTÃO 5  - (UFPB) No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes níveis de organização utilizados em biologia. Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância. De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os níveis de organização utilizados são: 
a) comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema 
b) comunidade – célula – tecido – tecido – célula 
c) população – organismo – órgão – célula – tecido 
d) população – célula –tecido –célula –tecido 
e) comunidade – organismo – órgão – célula – sistema

GABARITO:

1  - Letra “a”. Os átomos são as unidades básicas da matéria e são formados pelo núcleo e pela eletrosfera.

2  - Letra “c”. Órgãos são estruturas formadas por dois ou mais tecidos. O coração e o estômago são exemplos de importantes órgãos do corpo humano.

3  - Letra “d”. Um conjunto de organismos da mesma espécie que vivem juntos em uma determina região, em um determinado período de tempo, é chamado de população.

4  - Letra “e”. A biosfera diz respeito a todas as partes do planeta onde há seres vivos, ou seja, todos os ecossistemas existentes no planeta.

5  - Letra “c”. Um conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupam um mesmo lugar constitui uma população. A bactéria é um organismo unicelular. A pele, por ser formada por diferentes tecidos, é um órgão. Os macrófagos são células de defesa. O sangue é um tipo de tecido conjuntivo.