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quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Questão de Biologia - Você acha importante que sejam realizados estudos para se conhecerem mais propriedades medicinais das plantas

23. Você acha importante que sejam realizados estudos para se conhecerem mais propriedades medicinais das plantas? Por quê?

RESPOSTA:
Resposta pessoal. Conscientize os alunos de que estudos sobre propriedades medicinais das plantas são importantes para descobertas de novos medicamentos, assim como para comprovações sobre riscos e benefícios.

Questão de Biologia - Enem-MEC) A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais

 22. (Enem-MEC) A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos.




O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se:
a) distribua uniformemente nas faces do caule, estimulando o crescimento de todas elas de forma igual. b) acumule na face inferior do caule e, por isso, determine um crescimento maior dessa parte.
c) concentre na extremidade do caule e, por isso, iniba o crescimento nessa parte.
d) distribua uniformemente nas faces do caule e, por isso, iniba o crescimento de todas elas.
e) concentre na face inferior do caule e, por isso, iniba a atividade das gemas laterais.

RESPOSTA:
Alternativa a. As auxinas promovem o alongamento das células vegetais. Como há um giro, as auxinas são distribuídas uniformemente por todas as faces do caule, promovendo o crescimento de todas elas.

Questão de Biologia - A aceleração da gravidade na Terra é de 9,8 m/s2 e na Lua é de 1,6 m/s2 . Qual seria o efeito da baixa gravidade em uma planta que cresce na Lua

21. A aceleração da gravidade na Terra é de 9,8 m/s2 e na Lua é de 1,6 m/s2 . Qual seria o efeito da baixa gravidade em uma planta que cresce na Lua? Formule uma hipótese e desenhe um experimento que um cientista poderia realizar para testá-la.

RESPOSTA:
Resposta pessoal. Experimentos realizados em voos espaciais demonstraram que o crescimento, o desenvolvimento e a fotossíntese são afetados pela redução da força da gravidade. Os alunos podem desenhar experimentos em situações de simulação de microgravidade, como no caso de voos experimentais e espaciais. Para ajudá-los, sugira uma pesquisa sobre o assunto e visite os sites:









Questão de Biologia - O gráfico abaixo representa as velocidades de reação da respiração e fotossíntese de uma planta em função da intensidade luminosa no ambiente onde se encontra

 O gráfico abaixo representa as velocidades de reação da respiração e fotossíntese de uma planta em função da intensidade luminosa no ambiente onde se encontra. Observe-o e responda às questões 17 a 20.



17. Descreva a variação nas velocidades da fotossíntese e da respiração em relação à intensidade luminosa.
18. Essa planta atingiu o ponto de compensação fótico? Justifique.
19. Se a intensidade luminosa não aumentar, o que pode acontecer com essa planta?
20. Esquematize em seu caderno um gráfico que mostre a situação em que uma planta esteja armazenando amido.

RESPOSTA:
17 A velocidade de respiração é constante, independe da intensidade luminosa. A velocidade da fotossíntese aumenta até certa intensidade de luz, depois fica constante. 
18 A planta não atinge seu ponto de compensação fótico, pois a taxa de fotossíntese não se iguala à de respiração.  
19 Continuando nesse ambiente, a planta pode morrer, pois a taxa de fotossíntese é menor que a de respiração.
20 



Questão de Biologia - O gráfico abaixo mostra a taxa de fotossíntese de uma mesma planta em função da temperatura e sob a concentração atmosférica de 0,05% de CO2

16. (Uerj) O gráfico abaixo mostra a taxa de fotossíntese de uma mesma planta em função da temperatura e sob a concentração atmosférica de 0,05% de CO2. As curvas correspondem aos resultados sob duas diferentes condições ambientais: dias nublados e dias ensolarados.


Cite o fator responsável pelas diferenças nas taxas de fotossíntese representadas nas duas curvas. Em seguida, identifique o processo biológico que promove a queda dessas taxas em temperaturas acima de 40 ºC. Indique, ainda, o que deveria ocorrer com a taxa de fotossíntese em torno de 35 ºC, em cada uma das curvas, se a concentração de CO2 no ar fosse duplicada e justifique sua resposta.

RESPOSTA:
A diferença entre as taxas de fotossíntese se deve às condições de iluminação (dias nublados ou ensolarados). As taxas de fotossíntese caem em temperaturas acima de 40 oC devido à desnaturação das enzimas participantes desse processo. Com a duplicação da concentração de CO2 , as taxas de fotossíntese seriam maiores em ambas as curvas. Sendo o CO2 um substrato fundamental para a síntese de glicose, sua maior disponibilidade implica maior eficiência do processo de fotossíntese.