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sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Questão de Biologia - Faça uma comparação entre artrópodes e anelídeos

2. Faça uma comparação entre artrópodes e anelídeos, listando as características comuns e as diferentes em cada grupo.

RESPOSTA: 
Tanto os artrópodes como os anelídeos apresentam corpos segmentados, o que permite o movimento de uma parte do corpo independentemente de outra. Patas articuladas, exoesqueleto e a presença de antenas são características de artrópodes; a parede do corpo permeável, restringindo seu hábitat a ambientes úmidos e aquáticos, é uma característica de anelídeos.

Questão de Biologia - Relacione as características principais dos artrópodes com sua ampla distribuição

1. Existem artrópodes em todos os tipos de ambientes da Terra. Relacione as características principais dos artrópodes com sua ampla distribuição.

RESPOSTA:
Os artrópodes possuem exoesqueleto, que reveste todo o corpo do animal, evitando a perda de água e protegendo- -os contra predadores; e apêndices articulados, que lhes permitem a locomoção em diferentes ambientes, tanto na água como em solo seco.

Questão de Biologia - Leia o texto a seguir para responder às questões 17 a 21

Leia o texto a seguir para responder às questões 17 a 21.

"Embora possam nadar livremente, os camarões passam a maior parte do tempo caminhando sobre o fundo do mar, como fazem outros animais. Por esse motivo, a pesca comercial desse crustáceo se dá pela técnica de arrasto, que, como o nome sugere, consiste em arrastar uma grande rede rente ao leito marinho. As redes utilizadas para essa finalidade podem ter centenas de metros de comprimento e ser puxadas por um ou mais barcos. Cada arraste dura entre uma e duas horas, em geral. Essa técnica é muito eficaz para a captura do camarão. No entanto, como ocorre em todas as modalidades de pesca com rede, são pegos animais de outras espécies além daquela(s) de interesse — denominados fauna acompanhante. No Brasil, as embarcações de camarão têm licença para capturar esses animais — basicamente peixes e invertebrados. Embora essa atividade não seja ilegal, a fauna acompanhante geralmente não tem valor comercial e é devolvida, em grande parte morta, ao mar. Em relação à pesca mundial de camarão, constata- -se que a relação entre a captura do camarão e a mortalidade da fauna associada é de um para dez, isto é, para cada quilo de camarão pescado, dez quilos de outros animais são mortos. Essa é uma mortalidade muito alta, que pode colocar em risco o equilíbrio de ecossistemas marinhos e, consequentemente, a própria atividade pesqueira."

17. De acordo com o texto, como se dá a pesca de arrasto? Qual é o principal problema dessa prática
18. Cite alguns animais estudados nesta Unidade que são afetados pela pesca de arrasto, além dos camarões. O que poderia ocorrer com eles? Como isso afetaria o ambiente e outras espécies de seres vivos? 
19. O consumo de organismos marinhos, em especial do camarão, está crescendo cada vez mais graças aos preços mais acessíveis. Sabendo da eficiência da pesca de arrasto, mas também de suas consequências, indique o problema dessa demanda crescente por esse tipo de alimento. 
20. Meios de pesca cada vez mais inteligentes estão permitindo a busca mais eficiente de organismos marinhos de interesse comercial. Em alguns casos, radares permitem ao pescador localizar o cardume, mesmo a quilômetros de distância. Somada à busca cada vez maior por esses animais, essa eficiência pode gerar diversos problemas. Cite um deles e explique por que é um problema. 
21. Que atitudes a população poderia tomar para tentar reduzir esse tipo de pesca?

RESPOSTAS:
17. A rede é jogada aberta no mar e o barco a puxa. Ela vai arrastando e levando tudo o que está no substrato pelo qual passa. Cada arrasto dura de uma a duas horas. O principal problema dessa técnica é que ela não é seletiva. E, portanto, é tirada do mar não só a espécie-alvo, mas diversas outras, inclusive as que não têm mercado para venda.
18. Poríferos, platelmintos, cnidários, nematódeos, anelídos, molucos, outros artrópodes e equinodermos. Qualquer invertebrado que viva no substrato marinho pode ser coletado nesse tipo de pesca. A retirada deles do ambiente pode desencadear impactos em outros seres vivos que apresentam relações tróficas com eles.
19. A demanda crescente por organismos marinhos impulsiona pescas cada vez maiores desses animais. O problema é que a técnica de arrasto, por mais eficiente que seja na captura do camarão, promove a pesca de muitos outros animais que serão descartados. Assim, essa degradação será cada vez maior, levando em conta o consumo crescente desses animais.
20 Um exemplo seria o problema de haver cada vez menos camarões em consequência da sua pesca excessiva.
21 É esperado que os alunos deem uma resposta relacionada com a resposta da questão anterior, argumentando o porquê da sua escolha. Quanto à pesca excessiva de camarões, uma solução podem ser os criadouros e a diminuição do consumo. 


Questão de Biologia - O gráfico A pode representar o crescimento de artrópodes e nematódeos, e o gráfico B, os de outros invertebrados

(Unicamp-SP) 15 O gráfico A pode representar o crescimento de artrópodes e nematódeos, e o gráfico B, os de outros invertebrados, pois os primeiros possuem esqueleto rígido e necessitam de muda para realizar o crescimento. 16 Algumas características que podem aparecer na resposta são: Insetos: corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, um par de antenas, três pares de pernas. Quelicerados: corpo dividido em cefalotórax e abdome, ausência de antenas, quatro pares de pernas, presença de quelíceras. Crustáceos: corpo dividido em cefalotórax e abdome, dois pares de antenas, apresentam pernas abdominais. Miriápodes: corpo dividido em cabeça e tronco, um par de antenas, pernas nos segmentos. Nematódeos: corpo cilíndrico, alongado e afilado nas pontas.


15. Identifique um grupo de invertebrados que pode ter o crescimento corporal como o representado na figura A e outro como o representado na figura B. Justifique.
16. Dê duas características morfológicas que permitam diferenciar entre si dois grupos de invertebrados relacionados com o gráfico A.

RESPOSTAS:
15 O gráfico A pode representar o crescimento de artrópodes e nematódeos, e o gráfico B, os de outros invertebrados, pois os primeiros possuem esqueleto rígido e necessitam de muda para realizar o crescimento.
16 Algumas características que podem aparecer na resposta são: Insetos: corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, um par de antenas, três pares de pernas. Quelicerados: corpo dividido em cefalotórax e abdome, ausência de antenas, quatro pares de pernas, presença de quelíceras. Crustáceos: corpo dividido em cefalotórax e abdome, dois pares de antenas, apresentam pernas abdominais. Miriápodes: corpo dividido em cabeça e tronco, um par de antenas, pernas nos segmentos. Nematódeos: corpo cilíndrico, alongado e afilado nas pontas.



Questão de Biologia - Observe o gráfico abaixo, que mostra a distribuição das 1.905 novas espécies fósseis descobertas no mundo em 2011

Observe o gráfico abaixo, que mostra a distribuição das 1.905 novas espécies fósseis descobertas no mundo em 2011, e responda às questões 12 a 14.



12. Dê um título para esse gráfico.
13. Tendo em vista os conceitos estudados nesta Unidade, quais são as principais informações que você pode extrair desse gráfico?
14. Quais são as estruturas que possivelmente foram fossilizadas e identificadas como sendo dos três grupos mais representativos desse gráfico? (Unicamp-SP) As figuras abaixo mostram o crescimento corporal de dois grupos de invertebrados até atingirem a fase adulta.

RESPOSTAS:
12 Exemplo de resposta: Distribuição, por grupos, de espécies animais fósseis descobertas em 2011.
13 É esperado que os alunos falem da grande presença de invertebrados nessas descobertas. Eles são mais do que a metade de todo o gráfico; os insetos e as aranhas estão entre os mais representativos numericamente, entre outros pontos.
14 No caso dos insetos, das aranhas e dos crustáceos, provavelmente a estrutura fossilizada foi o exoesqueleto. No caso dos moluscos, foi a concha.