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quinta-feira, 1 de julho de 2021

Questão de Biologia - O esquema a seguir ilustra o resultado de um cruzamento entre ervilhas amarelas

O esquema a seguir ilustra o resultado de um cruzamento entre ervilhas amarelas e verdes feito por Mendel. A geração P era de ervilhas puras. A geração F2 foi obtida por autofecundação da geração F1.


No caderno, com base no esquema, responda às questões: 
a) Qual a característica dominante: a amarela ou a verde? Justifique sua resposta. 
b) Quais os genótipos das ervilhas?

RESPOSTA:

a) Amarela, porque a autofecundação de ervilhas amarelas produz ervilhas verdes, o que não ocorreria se a cor amarela fosse uma característica recessiva. 
b) Geração P - amarela: VV; verde: vv. Geração F1 - amarela: Vv. Geração F2 - amarelas: VV e Vv; verdes: vv.

Questão de Biologia - Na figura abaixo estão esquematizados (cores fantasia) quatro cromossomos de uma célula

Na figura abaixo estão esquematizados (cores fantasia) quatro cromossomos de uma célula (indicados pelas letras) e vários alelos (indicados por números).


No caderno, identifique quais os pares de homólogos e os pares de alelos.

RESPOSTA:

Homólogos: A e C; B e D. Alelos: 1 e 5; 2 e 6; 3 e 7; 4 e 8.

Questão de Biologia - O esquema abaixo mostra dois tipos de divisão celular.

O esquema abaixo mostra dois tipos de divisão celular. Os bastões representam cromossomos.


a) Identifique qual a figura da mitose e qual a da meiose. Justifique sua resposta. 
b) Quantos pares de cromossomos homólogos as células possuem inicialmente? 
c) O que acontece com os cromossomos na etapa indicada pela letra A? 
d) Suponha que a célula inicial possua dois alelos, A e a, em um dos pares de cromossomos homólogos. Como são as células produzidas ao final da divisão da figura 1 em relação a esses alelos? E as da figura 2? 

RESPOSTA:

a) A figura 1 é meiose, e a figura 2, mitose. Na figura 1, as células-filhas têm a metade dos cromossomos da célula original. Na figura 2, o número de cromossomos não muda. 
b) Dois pares. 
c) Os cromossomos se duplicam. 
d) As da figura 1 são A ou a. As da figura 2 são Aa.

Questão de Biologia - A figura ao lado, baseada em uma ilustração feita em 1694, representa um espermatozoide

A figura ao lado, baseada em uma ilustração feita em 1694, representa um espermatozoide. Ela mostra uma ideia popular na época sobre a função do espermatozoide para a formação de um novo ser vivo. Qual seria essa ideia? Por que, segundo nossos conhecimentos atuais, ela está errada?




RESPOSTA:

A ideia ilustrada é a de que o espermatozoide conteria um indivíduo em miniatura, completamente formado; bastaria que ele crescesse e se desenvolvesse. A ideia está errada porque, com o aperfeiçoamento dos microscópios, podemos ver que não há nenhum indivíduo no espermatozoide: o que há são genes, que, juntamente com os genes do óvulo, vão orientar o desenvolvimento de um novo ser vivo.

Questão de Biologia - (UFPR) Os seres vivos são acometidos por várias doenças

(UFPR) Os seres vivos são acometidos por várias doenças, que podem ter diversas origens. A exostose múltipla é uma anomalia que se caracteriza por lesões nos ossos e ocorre tanto em seres humanos quanto em cavalos. Segundo os pesquisadores que a estudaram, é determinada por um gene autossômico dominante. Considere um macho afetado, filho de uma fêmea normal, que seja cruzado com uma fêmea também normal. A probabilidade de esse cruzamento produzir um descendente (macho ou fêmea) normal é de: 
a) 100%. 
b) 75%. 
c) 50%. 
d) 25%. 
e) 0%.

RESPOSTA
Letra C.