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terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Questão de PET - Vemos a Matemática em muitas obras de arte. Uma delas é o calçadão

1 – Vemos a Matemática em muitas obras de arte. Uma delas é o calçadão de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro.

Observe a imagem no plano cartesiano abaixo e cumpra as orientações a seguir.

I) Transladar essa imagem horizontalmente para a direita oito unidades, duas vezes seguidas (a primeira em relação à imagem original e, a segunda, em relação à imagem transladada), formando uma figura constituída por três imagens consecutivas e congruentes à original;
II) Transladar a figura resultante da orientação I verticalmente para baixo quatro unidades, formando uma figura constituída por duas figuras congruentes à figura resultante da orientação I.
III) Verifique se a imagem final, resultante das orientações I e II, é semelhante ao calçadão de Copacabana.

RESPOSTA:



Questão de PET - No plano cartesiano abaixo, temos a metade de uma figura

4 – No plano cartesiano abaixo, temos a metade de uma figura, que é simétrica em relação ao eixo y. Determine as coordenadas dos pontos marcados no plano. Em seguida, marque, nesse plano, o simétrico desses pontos em relação ao eixo y e desenhe a outra metade da figura.

RESPOSTA:


Questão de PET - Nas ilustrações abaixo, a linha tracejada indica o eixo de simetria

3 – Nas ilustrações abaixo, a linha tracejada indica o eixo de simetria. Desenhe a figura simétrica em cada uma das ilustrações.

RESPOSTA:



Questão de PET - Anderson desenhou, no plano cartesiano abaixo, metade de uma figura

2 – Anderson desenhou, no plano cartesiano abaixo, metade de uma figura, que é simétrica em relação ao eixo y.

Observe e responda as questões a seguir.

a) Quais são as coordenadas dos seis vértices da figura, os quais se encontram plotados no plano cartesiano?
b) Quais são as coordenadas dos quatro vértices que teremos que determinar para concluir a figura?
c) O que devemos fazer em relação às coordenadas dos quatro vértices plotados no plano e não pertencentes ao eixo y para obter os quatro vértices restantes para completar a figura?
A) Manter a abscissa e manter a ordenada.
B) Manter a abscissa e multiplicar a ordenada por – 1.
C) Multiplicar a abscissa por – 1 e manter a ordenada.
D) Multiplicar a abscissa por – 1 e multiplicar a ordenada por – 1.
d) O que fizemos foi determinar o simétrico, em relação ao eixo y, dos quatro vértices plotados no plano e não pertencentes a esse eixo. Por que não precisamos determinar o simétrico, em relação ao eixo y, dos outros dois vértices plotados no plano e que pertencem a esse eixo?

RESPOSTA:



Questão de PET - Marimar está utilizando o jogo de xadrez para trabalhar

1 – Marimar está utilizando o jogo de xadrez para trabalhar Matemática com seus alunos. Ela apresentou o tabuleiro ao lado e o comparou a um plano cartesiano. Após verificarem em qual quadrante o peão está, ela solicitou que os alunos desenhassem esta peça nos outros três quadrantes do plano cartesiano. Não em qualquer lugar, mas sim o simétrico desta peça em relação à origem do plano cartesiano, em relação ao eixo x e em relação ao eixo y. Desenhe o peão nessas três novas posições.



RESPOSTA: