PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de março de 2021

Questão de PET - Leia o texto abaixo e, depois, responda às questões

3 - Leia o texto abaixo e, depois, responda às questões.

Mendel selecionou 22 variedades diferentes de ervilhas e cruzou-as entre si, mantendo o registro de sete traços diferentes, como a textura da ervilha – lisa ou rugosa. Mendel descobriu que quando ele cruzava ervilhas lisas com rugosas, ele obtinha ervilhas que eram completamente lisas. Porém se ele produzisse uma nova geração de ervilhas a partir dos híbridos, um quarto das ervilhas seria rugosa. Mendel propôs que as ervilhas não estavam misturando seus traços “rugosos” e `'lisos". Cada híbrido de ervilha herdava ambos os traços, mas somente o traço liso se tornava visível. Na geração seguinte, os traços eram transmitidos novamente e um quarto das novas ervilhas herdava dois “traços rugosos”, o que fazia delas, rugosas. Mendel havia descoberto o que cientistas iram, mais tarde, chamar de alelos dominantes” e “recessivos”.

Genes discretos são herdados. Entendendo a evolução. Instituto de Biociências – USP
Disponível em: <https://evosite.ib.usp.br/history/discretegenes.shtml>. Acesso em: 18 jan. 2021.

a) Quais os procedimentos científicos Mendel utilizou em seus grupos de ervilhas?
b) Que características das ervilhas Mendel observou em seus experimentos? Descreva as observações que Mendel percebeu ao cruzar ervilhas lisas com rugosas.
c) A que conclusão Mendel chegou sobre os híbridos do primeiro cruzamento? O que seriam os “traços” mencionados no texto?
d) Monte um esquema mostrando os resultados obtidos por Mendel para a característica textura da ervilha (lisa ou rugosa) nas duas gerações.

RESPOSTA:
a) Os procedimentos científicos utilizados por Mendel foram: a observação, a problematização, a hipótese, a experimentação, a análise de resultado e a conclusão.
b) As características observada por Mendel em seus experimentos foram: as cor das sementes, das flores e das vagens, a textura das sementes  e das vagens, o tamanho das plantas e a posição das flores. As observações que Mendel percebeu ao cruzar as ervilhas foram: a obtenção de somente sementes lisas ao cruzar plantas puras e ao intercruzar as descendentes obteve plantas na F2 que produziam sementes lisas e outras que produziam sementes rugosas.
c) Os híbridos possuem um fator para serem lisos e um outro fator para serem rugosos,  fator para ser liso é dominante sobre o fator para ser rugoso. Os traços mencionados no texto são os genes.
d)

Um comentário: