PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 2 de março de 2022

Glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos, também chamados hemácias, são as células sanguíneas mais numerosas (entre 45% e 50% do volume total de sangue). Há aproximadamente 5 milhões dessas células em 1 mm3 — cerca de 1 gota — de sangue. Elas têm a forma de disco, não apresentam núcleo e contêm hemoglobina, composto responsável pela cor avermelhada característica do sangue.

A hemoglobina é uma proteína que contém ferro em sua estrutura e atua no transporte de gás oxigênio e de parte do gás carbônico. Combinado à hemoglobina, o gás oxigênio que sai dos pulmões é transportado para todas as células do corpo, assim como parte do gás carbônico produzido nas células é transportada para os pulmões.

Quando não consumimos regularmente alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, feijão, hortaliças com folhas escuras, entre outros), a quantidade de hemoglobina em nosso organismo pode diminuir e causar anemia.

Os glóbulos vermelhos permanecem no sangue em torno de 120 dias. Após esse período, são destruídos, principalmente no baço e no fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário