PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 28 de março de 2022

Questão de Biologia - UFOP 2008/2 - Na Inglaterra, pesquisadores foram chamados a compreender os motivos da contínua

UFOP 2008/2 - Na Inglaterra, pesquisadores foram chamados a compreender os motivos da contínua redução do número de indivíduos de uma espécie de coruja e de uma espécie de falcão, ambas já entrando na categoria de ameaçadas de extinção. Uma vez que a caça e a captura dessas espécies são proibidas no país, os pesquisadores buscaram outras causas para o entendimento da dinâmica das populações de tais aves e encontraram uma estreita relação entre o aumento da densidade de ovelhas nos campos e a redução da densidade das aves. Qual seria a possível explicação para essa relação? 
A) A dinâmica das populações das aves pode ser explicada pela competição. As ovelhas competem diretamente com as corujas e falcões pelos mesmos recursos alimentares. Quanto maior a densidade de ovelhas, menor a disponibilidade de alimento para as aves. 
B) A dinâmica pode ser explicada pela competição e pela predação. As ovelhas competem diretamente com pequenos roedores pelos mesmos recursos alimentares, diminuindo as populações dos roedores, que representam os principais itens alimentares das corujas e falcões. Assim, a redução das populações de roedores leva à diminuição da disponibilidade de alimento para as aves. 
C) A dinâmica pode ser explicada somente pela predação. As ovelhas predam os animais normalmente caçados pelas corujas e falcões, diminuindo a oferta desses itens alternativos para as aves. 
D) Nenhuma das alternativas é correta.

RESPOSTA:
Letra B.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Biologia / UFOP 2008/2   - 1ª Fase - Questão 27 - Questão 28 - Questão 29 - Questão 30 Questão 31 - Questão 32 - Questão 33 - Questão 34 - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário