1 - (PUC MG/2005) Para atrair seu parceiro, a fêmea do bicho-da-seda libera uma substância chamada bombicol a partir de uma glândula localizada na extremidade de seu abdômen. A mariposa macho tem receptores para essa molécula em suas antenas. Essa substância atua como:
a) neurotransmissor.
b) feromônio.
c) hormônio.
d) enzima.
2 - (UFF RJ/1995/1a Fase) Dá-se o nome de poliembrionia:
a) à prenhez gemelar em que cada feto provém de um ovo diferente.
b) à prenhez gemelar com a presença de uma placenta para cada feto.
c) à prenhez gemelar com a presença de fetos de apenas um dos sexos.
d) à prenhez gemelar com a presença de fetos de apenas um dos sexos.
e) à prenhez gemelar com fetos de sexos diferentes.
3 - (PUC MG/2005) Muitos dos primeiros estudos de descrição morfológica do desenvolvimento embrionário em animais foram feitos em ouriços-do-mar, anfíbios e galinhas. Os estudos mais recentes sobre os mecanismos moleculares que afetam o desenvolvimento animal têm sido feitos em vermes cilíndricos (C. elegans), em moscas-das-frutas (Drosophila), em peixes-zebra e camundongos. Sobre esses estudos e os animais utilizados, é INCORRETO afirmar:
3 - (PUC MG/2005) Muitos dos primeiros estudos de descrição morfológica do desenvolvimento embrionário em animais foram feitos em ouriços-do-mar, anfíbios e galinhas. Os estudos mais recentes sobre os mecanismos moleculares que afetam o desenvolvimento animal têm sido feitos em vermes cilíndricos (C. elegans), em moscas-das-frutas (Drosophila), em peixes-zebra e camundongos. Sobre esses estudos e os animais utilizados, é INCORRETO afirmar:
a) O desenvolvimento embrionário não se relaciona com os mecanismos moleculares estudados.
b) Os dois estudos, embrionários e moleculares, se relacionam com processos de diferenciação celular. c) Podem existir relações nos padrões de desenvolvimento morfológicos e moleculares entre os animais invertebrados e vertebrados citados.
d) Alguns dos resultados dos estudos acima podem ser úteis como critérios para estabelecimento de relações filogenéticas entre os diferentes grupos de animais citados.
4 - (UFOP MG/1996/Janeiro) Seguem-se duas colunas: a COLUNA 1, contendo formas de processos reprodutivos encontrados no mundo animal e a COLUNA 2, contendo conceitos de várias formas de processos reprodutivos.
COLUNA 1
I. Neotenia
II. Pedogênese
III. Metagênese
COLUNA 2
a) Desenvolvimento de célula sexual feminina, normalmente haplóide, sem a participação da célula sexual masculina.
b) Desenvolvimento com alternância obrigatória entre reprodução sexuada e assexuada no ciclo de vida de certos organismos.
c) Desenvolvimento de zigoto formado pela união de gametas produzidos por larvas sexualmente completas.
d) Desenvolvimento de óvulos a partir de larvas não-fecundadas.
5 - (UFRJ/1996) A sociobiologia procura explicar o comportamento dos indivíduos em função de sua herança genética. Um dos instrumentos mais utilizados nesses estudos é a pesquisa sobre o comportamento de gêmeos univitelinos que foram criados em ambientes diferentes. Qual o princípio científico dessa abordagem experimental?
6 - (UFRJ/1998) Em uma experiência de reprodução com uma espécie de mamífero adotou-se o seguinte procedimento: fundiu-se uma célula do indivíduo 1 com um óvulo, previamente anucleado, do indivíduo 2. A célula assim formada foi implantada no útero do indivíduo 3, desenvolveu-se, e deu origem a um novo ser. Esse novo ser é geneticamente idêntico ao indivíduo 1, ao 2 ou ao 3? Justifique sua resposta.
7 - (UnB DF/1991/Janeiro) As afirmativas abaixo referem-se à reprodução. Julgue-as.
00. A meiose e a fecundação são eventos fundamentais da reprodução sexuada.
01. Enquanto a reprodução dos animais é regulada por hormônios, nas plantas é regulada exclusivamente por fatores ambientais.
02. As reproduções sexuada e assexuada propiciam maior variabilidade genética, contribuindo para a evolução biológica.
03. A delimitação do período de fertilidade de uma mulher depende da duração do seu ciclo menstrual e do período de tempo em que os gametas se mantém viáveis no aparelho reprodutor feminino.
04. A diferenciação das células germinativas ocorre numa fase tardia do organismo animal, sendo que, no ser humano, é observada a partir da puberdade.
8 - (FURG RS/2001) O tatu, Dsypus novencinctus, edentado americano, apresenta um fenômeno interessante: de um único ovo resultam quatro animais. O mesmo ocorre com insetos, resultando, nesse caso, centenas de indivíduos. Como se denomina este fenômeno?
a) Autogamia.
b) Poliembrionia.
c) Segmentação.
d) Ovulação.
e) Monospermia.
9 - (UFMG/1999) “Era um burrinho pedrês, miúdo e resignado, vindo de Passa-Tempo, Conceição do Serro, ou não sei onde no sertão. Chamava-se Sete-de-Ouros, e já fora tão bom, como outro não existiu e nem pode haver igual." Rosa, J.Guimarães. Sagarana. Todas as alternativas apresentam características biológicas do burrinho referido nesse texto, EXCETO
a) É resultante do cruzamento de égua com jumento.
b) Tem características morfológicas idênticas às de um dos pais.
c) É um típico exemplo de animal híbrido.
d) Produz gametas inviáveis.
10) - (UERJ/2000/1a Fase) Existem organismos capazes de apresentar duas formas diferentes de reprodução: quando em situações favoráveis, reproduzem-se assexuadamente, mas, sob condições ambientais estressantes, a reprodução torna- se sexuada. Nessa situação, a reprodução sexuada pode ser considerada vantajosa por:
a) demandar menor quantidade de energia
b) desenvolver seres com fenótipos idênticos
c) produzir um grande número de descendentes
d) gerar indivíduos com novas combinações de genes
GABARITO:
1) B
2) B
3) A
4) C
5) Gêmeos univitelinos possuem genomas idênticos. Assim, se for verdadeira a hipótese de que certas características de comportamento são ditadas pelo DNA, os gêmeos exibirão o mesmo comportamento, qualquer que tenha sido o ambiente em que se criaram; o mesmo raciocínio pode ser usado para mostrar que é o ambiente e não o genoma que influencia o comportamento, no caso de haver divergência de comportamento entre os gêmos.
6) Ao indivíduo 1, pois seu núcleo, contém o material genético, isto é, todas as informações necessárias para formar o novo ser.
7) CEECE
8) B
9) B
10) D
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