A molécula de DNA pode sofrer efeitos do meio onde se encontra. Condições ambientais, como sol e chuva, podem afetar a amostra e, consequentemente, interferir nos resultados da análise de DNA. A partir dessas informações, assinale a opção correta, acerca de análise genética.
a) Uma forma de tentar obter perfil genético de amostras degradadas é trabalhar com sequências mais longas de DNA, uma vez que sequências maiores tendem a degradar mais lentamente.
b) O uso de banco de perfis genéticos em análise de amostras de desastres em massa é uma ferramenta muito útil ao possibilitar a busca por familiares das vítimas, permitindo uma identificação mais rápida dos corpos que não puderam ser identificados por outras técnicas.
c) Para a análise de DNA de corpos em estado de decomposição, recomenda-se o uso de tecidos mais resistentes, como pulmão ou fígado, para obtenção de perfil genético de melhor qualidade.
d) O uso de tampões com nucleases auxilia na extração de DNA ao expor a molécula para posterior amplificação, o que permite obter perfis genéticos completos.
e) Mesmo com o avanço da tecnologia na área de genética forense, é necessária uma quantidade muito grande de DNA para obter perfil genético; por isso, amostras de volante e maçaneta nunca são analisadas.
RESPOSTA:
Letra B.
A) Uma forma de tentar obter perfil genético de amostras degradadas é trabalhar com sequências mais longas de DNA, uma vez que sequências maiores tendem a degradar mais lentamente. Incorreta. Nas análises genéticas, sequências mais longas de DNA não se degradam mais lentamente, fatores externos podem interferir nas análises independentemente do tamanho dessas moléculas.
B) O uso de banco de perfis genéticos em análise de amostras de desastres em massa é uma ferramenta muito útil ao possibilitar a busca por familiares das vítimas, permitindo uma identificação mais rápida dos corpos que não puderam ser identificados por outras técnicas. CORRETA. Os perfis genéticos em banco de dados são facilitadores em casos de desastres, pois possibilitam uma busca cruzada de informações genéticas para identificar casos mais difíceis de identificar.
C) Para a análise de DNA de corpos em estado de decomposição, recomenda-se o uso de tecidos mais resistentes, como pulmão ou fígado, para obtenção de perfil genético de melhor qualidade. Incorreta. Os tecidos dos órgãos pulmão e fígado são menos resistentes e de rápida decomposição, não sendo indicadas para análise de DNA.
D) O uso de tampões com nucleases auxilia na extração de DNA ao expor a molécula para posterior amplificação, o que permite obter perfis genéticos completos. Incorreta. As nucleases são enzimas que auxiliam na quebra das membranas no início da extração de DNA, mas não são utilizadas como tampões biológicos, os tampões mantêm propriedades específicas numa solução.
E) Mesmo com o avanço da tecnologia na área de genética forense, é necessária uma quantidade muito grande de DNA para obter perfil genético; por isso, amostras de volante e maçaneta nunca são analisadas. Incorreta. Os perfis genéticos são obtidos a partir de amostras bem pequenas de DNA, não sendo necessárias amostras grandes para um resultado positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário