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segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Questão de Biologia - UFRJ - O crescimento da soja (Glycinia max) é influenciado por bactérias fixadoras de nitrogênio (do gênero Rhizobium),

UFRJ - O crescimento da soja (Glycinia max) é influenciado por bactérias fixadoras de nitrogênio (do gênero Rhizobium), que vivem em associação com suas raízes. As plantas obtêm nitratos das bactérias e, em troca, as bactérias recebem nutrientes úteis para seu crescimento. Pesquisadores formularam a hipótese de que as plantas só transfeririam nutrientes para as bactérias em resposta à obtenção dos nitratos. Para testar essa hipótese, os pesquisadores mantiveram as bactérias em associação com as raízes de uma mesma planta de soja, mas em duas condições experimentais diferentes: Condição A: atmosfera com nitrogênio suficiente para a multiplicação das bactérias, mas insuficiente para que nitratos fossem liberados; Condição B: atmosfera normal, com nitrogênio suficiente para a multiplicação de bactérias e para a liberação de nitratos. Os resultados obtidos mostraram que as bactérias na condição A se multiplicaram com metade da eficiência daquelas na condição B. Esses resultados experimentais corroboram ou invalidam a hipótese testada? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
Corroboram, porque o maior crescimento na situação B deve ter ocorrido devido à liberação do nitrato para as plantas pelas bactérias, levando as plantas a fornecerem nutrientes para as bactérias, que puderam aumentar sua taxa de crescimento.

Questão de Biologia - Fuvest-SP - Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou

Fuvest-SP - Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou um experimento em que preparou três aquários com esses peixes, nas seguintes condições: O aquário I foi mantido iluminado e nele se introduziram presas vivas; o aquário II ficou em total escuridão e também recebeu presas vivas; o aquário III, iluminado, recebeu presas vivas e envoltas num recipiente impermeável, transparente e incolor. 
a) Se a visão for o único sentido que faz a piranha reconhecer a presa, o que será observado nos três aquários? 
b) O que será observado caso a piranha utilize apenas o olfato para reconhecer a presa? 
c) Se as piranhas não atacarem o aquário III, o que você conclui?

RESPOSTA:
a) Atacariam a presa nos aquários I e III, mas não no II, onde não há luz. 
 b) Elas atacariam nos aquários I e II, mas não no III, já que o recipiente impede que as partículas que estimulam o olfato cheguem às piranhas. 
 c) As piranhas orientam-se pelo olfato. 

Questão de Biologia - Em nosso esforço para compreender a realidade, somos algo semelhante a um homem tentando compreender o mecanismo

Em nosso esforço para compreender a realidade, somos algo semelhante a um homem tentando compreender o mecanismo de um relógio fechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros em movimento, até ouve o seu tique-taque, mas não tem meio algum de abrir a caixa. Se for engenhoso, poderá formar alguma imagem de um mecanismo que seria responsável por todas as coisas que observa, mas jamais poderá estar totalmente certo de que essa imagem é a única capaz de explicar suas observações. 
EINSTEIN, A; INFELD, L. A evolução da Física. Lisboa: Edições Livros do Brasil, 1977. p. 37. Identifique no texto trechos que correspondam às seguintes ideias: 
a) O cientista observa certos fenômenos da natureza. 
b) O cientista formula teorias e modelos para explicar esses fenômenos. 
c) Nossas teorias e modelos não correspondem a verdades absolutas e podem, no futuro, ser corrigidos e reformulados.

RESPOSTA:
a) “Ele vê o mostrador e os ponteiros em movimento, até ouve o seu tique-taque”.
b) “poderá formar alguma imagem de um mecanismo que seria responsável por todas as coisas que observa”. 
 c) “jamais poderá estar totalmente certo de que essa imagem é a única capaz de explicar suas observações”.

Questão de Biologia - Como você faria para descobrir se a luz é importante para o crescimento de uma planta? Faça um esquema no caderno para explicar seu experimento.

Como você faria para descobrir se a luz é importante para o crescimento de uma planta? Faça um esquema no caderno para explicar seu experimento.

RESPOSTA:
Colocaria dois grupos de plantas da mesma espécie em vasos com a mesma quantidade de terra e água (ou em soluções nutritivas). Um dos grupos ficaria o tempo todo no escuro e o outro receberia luz do dia.

Questão de Biologia - Acafe-SC - O projeto de pesquisa, que existe desde 2001, ainda está longe do fim, explica a pesquisadora.

Acafe-SC - O projeto de pesquisa, que existe desde 2001, ainda está longe do fim, explica a pesquisadora. É um processo demorado mesmo. Porém, com mais um ano, já teremos novos resultados, quem sabe, ainda mais positivos. A expectativa do grupo é saber se a ação contra o causador da malária vai ser realmente confirmada. Vamos ver a viabilidade disso nos modelos experimentais [animais]. O estudo feito pela UnB, em parte, também contou com a participação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). 
O processo de isolamento e síntese dos peptídios já está patenteado. Sobre a atividade científica, podemos inferir: 
a) O conhecimento científico é o único tipo de conhecimento válido, já que é produzido por meio de métodos experimentais precisos e seguros. 
b) A veracidade dos conhecimentos produzidos pela ciência é efêmera. Isto significa que aquilo que a ciência, hoje, intitula como válido, pode não ser verdade amanhã. 
c) A ciência é um empreendimento autônomo que não depende de esforços políticos nem econômicos. Ela se automantém. 
d) A visão de mundo de cada época não interfere na produção do conhecimento científico. 
e) A atividade científica deve ser desenvolvida sem levar em consideração suas implicações sociais, já que o objetivo dos cientistas é descobrir a verdade dos fenômenos naturais.

RESPOSTA:
Letra B.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Questão de Biologia - Fuvest-SP - Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados,

Fuvest-SP - Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto. Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos? 
a) 49/144 
b) 14/33 
c) 7/22 d) 5/22 
e) 15/144

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - PUC-PR - Relacione as descrições dos sistemas circulatórios com seus respectivos filos animais:

PUC-PR - Relacione as descrições dos sistemas circulatórios com seus respectivos filos animais: 
I. Ausente. O alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular. 
II. Ausente. O alimento é distribuído pelo intestino muito ramificado. 
III. Ausente. O alimento é distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelomática. 
IV. Presente. Do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue dotado de pigmentos respiratórios. 
V. Presente. Do tipo aberto, com coração e vasos sanguíneos, onde circula o fluido celômico.

P = Artrópodes 
T = Platelmintos 
S = Nematelmintos

R = Moluscos 
Q = Anelídeos 
U = Cnidários

A opção que contém as associações corretas é: 
a) I – U; II – T; III – S; IV – Q; V – P. 
b) I – P; II – Q; III – R; IV – S; V – T. 
c) I – P; II – Q; III – R; IV – U; V – T. 
d) I – P; II – Q; III – R; IV – T; V – U. 
e) I – U; II – T; III – R; IV – Q; V – S.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - Enem - O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta,

Enem - O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos à reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios. A ecdisona promove as mudas (ecdíases), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta.

Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos. A vantagem de uma árvore que produz uma substância que funcione como hormônio juvenil é que a larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse hormônio e:
a) vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta. 
b) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta. 
c) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas. 
d) morre, pois chega muito rápido à fase adulta. 
e) morre, pois não sofrerá mais mudas.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - IFSP - Ao estudar um costão rochoso, um aluno fez o esquema de dois tipos de animais encontrados, A e B, e de um tipo de alga, C.

IFSP - Ao estudar um costão rochoso, um aluno fez o esquema de dois tipos de animais encontrados, A e B, e de um tipo de alga, C.
Os animais A e B apresentam grau de parentesco mais próximo, respectivamente, com: 
a) o caramujo e o caranguejo. 
b) o siri e o camarão. 
c) a anêmona e a ostra. 
d) a esponja e a barata-da-praia. 
e) o camarão e a ostra.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - Vunesp-SP - As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho, e a centopeia,

Vunesp-SP - As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho, e a centopeia, um quilópode terrestre. Apesar de apresentarem algumas características comuns, tais como apêndices locomotores e segmentação do corpo, esses animais pertencem a filos diferentes.
Assinale a alternativa correta. 
a) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam circulação aberta. 
b) O nereis é um artrópode, a centopeia é um anelídeo e ambos apresentam circulação fechada. 
c) O nereis é um asquelminto, a centopeia é um platelminto e ambos não apresentam sistema circulatório. 
d) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam exoesqueleto. 
e) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode, mas apenas a centopeia apresenta exoesqueleto.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - Enem - Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível.

Enem - Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles. O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém 
a) cubo de batata em solução com pH = 9. 
b) pedaço de carne em solução com pH = 5. c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9. 
d) porção de macarrão em solução com pH = 5. 
e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - Cefet-MG - A vesícula biliar, pequena bolsa localizada abaixo do fígado, tem como função o armazenamento de bile.

Cefet-MG - A vesícula biliar, pequena bolsa localizada abaixo do fígado, tem como função o armazenamento de bile. Um dos problemas relacionados a essa estrutura é a colelitíase, caracterizada pela presença de cálculos em seu interior. O tratamento de pessoas com esta patologia pode ser feito à base de medicamentos ou, em outros casos, por intervenção cirúrgica. A maioria dos pacientes que se submetem à retirada desse órgão vive sem grandes problemas. 
Disponível em: www.mdsaude.com . Acesso em: 7 abr. 2014. (Adaptado).
Nesse caso, recomenda-se uma dieta com quantidade moderada de 
a) lipídios. 
b) proteínas. 
c) vitaminas. 
d) carboidratos. 
e) ácidos nucleicos.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - UFG-GO - Leia as informações a seguir. Em uma dada espécie de abóbora, a interação de dois pares de alelos

UFG-GO - Leia as informações a seguir. 
Em uma dada espécie de abóbora, a interação de dois pares de alelos condiciona a variação fenotípica dos frutos. Frutos na forma discoide são resultantes da presença de dois alelos dominantes. A forma esférica deve-se à presença de apenas um dos dois alelos dominantes. Já a forma alongada é determinada pela interação dos dois alelos recessivos. De acordo com as informações, o cruzamento entre uma abóbora esférica duplo homozigota com uma abóbora alongada resulta, na linhagem F1 , em uma proporção fenotípica de: 
a) 6/16 alongada. 
b) 8/16 esférica. 
c) 9/16 discoide. 
d) 16/16 alongada. 
e) 16/16 esférica.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - PUC-RS - A variabilidade da cor do olho em humanos é regulada por múltiplos genes. Hipoteticamente, pode-se aceitar que alelos funcionais A, B, C, D

PUC-RS - A variabilidade da cor do olho em humanos é regulada por múltiplos genes. Hipoteticamente, pode-se aceitar que alelos funcionais A, B, C, D são responsáveis pela produção de muito pigmento (visto nos olhos negros), e alelos não funcionais a, b, c, d sintetizam pouco (típico de olhos azuis). Conhece-se ainda uma variação patológica (alelo e) que, quando em homozigose, causa o albinismo, isto é, a ausência completa de pigmento (olhos avermelhados). Qual a chance de um casal ter filhos com coloração normal nos olhos no caso de ambos serem AaBbCcDdEe? 
a) 0% 
b) 25% 
c) 50% 
d) 75% e) 100%

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - Unifesp - Os gráficos I e II representam a frequência de plantas com flores de diferentes cores em uma plantação de cravos (I) e rosas (II).

Unifesp - Os gráficos I e II representam a frequência de plantas com flores de diferentes cores em uma plantação de cravos (I) e rosas (II).

Os padrões de distribuição fenotípica são devidos a: 
a) I: 1 gene com dominância; II: 1 gene com dominância incompleta. 
b) I: 1 gene com dominância incompleta; II: vários genes com interação.
c) I: 1 gene com dominância incompleta; II: 1 gene com alelos múltiplos. 
d) I: 3 genes com dominância incompleta; II: vários genes com interação. 
e) I: 2 genes com interação; II: 2 genes com dominância incompleta.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - UFRGS-RS - Na cebola, a presença de um alelo dominante C determina a produção de bulbo pigmentado; em cebolas cc,

UFRGS-RS - Na cebola, a presença de um alelo dominante C determina a produção de bulbo pigmentado; em cebolas cc, a enzima que catalisa a formação de pigmento não é produzida (cebolas brancas). Outro gene, herdado de forma independente, apresenta o alelo B, que impede a manifestação de gene C. Homozigotos bb não têm a manifestação da cor do bulbo impedida. Quais as proporções fenotípicas esperadas do cruzamento de cebolas homozigotas coloridas com BBcc? 
a) 9/16 de cebolas brancas e 7/16 de cebolas coloridas. 
b) 12/16 de cebolas brancas e 4/16 de cebolas coloridas. 
c) 13/16 de cebolas brancas e 3/16 de cebolas coloridas. 
d) 15/16 de cebolas brancas e 1/16 de cebolas coloridas. 
e) 16/16 de cebolas brancas.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - PUC-SP - Foram feitas três afirmações a respeito dos liquens:

PUC-SP - Foram feitas três afirmações a respeito dos liquens: 
I. São organismos pioneiros em um processo de sucessão ecológica. 
II. Os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa. 
III. Os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística. Assinale: 
a) se apenas uma das afirmações estiver correta. 
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas. 
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas. 
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas. 
e) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - UFSC - O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer pão são formados por organismos

UFSC - O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer pão são formados por organismos que pertencem ao reino Fungi. Com relação a esse grupo assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s). 
(01) São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos facultativos. 
(02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio. 
(04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo. 
(08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos. 
(16) Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo. 
(32) Na alimentação humana são utilizados, por exemplo, na fabricação de queijos, como roquefort e gorgonzola.
(64) Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios. Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.

RESPOSTA:
02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 62

Questão de Biologia - Fuvest-SP - A lei 7.678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã

Fuvest-SP - A lei 7.678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que 
a) o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico. 
b) o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação. 
c) a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação. 
d) a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas. 
e) o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica.

RESPOSTA:
Letra A.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Questão de Biologia - Unaerp-SP - I. O CO2 atmosférico é liberado pelos organismos animais e vegetais.

Unaerp-SP - I. O CO2 atmosférico é liberado pelos organismos animais e vegetais. 
II. O CO2 atmosférico é assimilado pelos organismos vegetais. 
III. O carbono dos organismos animais e vegetais mortos é transferido para o CO2 atmosférico. 
IV. O carbono dos organismos vegetais passa a fazer parte dos organismos animais. 
Os itens acima, referentes ao ciclo do carbono na natureza, correspondem, respectivamente, aos seguintes processos: 
a) respiração, fotossíntese, decomposição e nutrição. 
b) respiração, fotossíntese, nutrição e decomposição. 
c) fotossíntese, respiração, decomposição e nutrição. 
d) fotossíntese, respiração, nutrição e decomposição. 
e) decomposição, fotossíntese, respiração e nutrição.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - PUC-RS - Considerando as informações acerca das alterações ambientais, foco do Protocolo de Kyoto:

PUC-RS - Considerando as informações acerca das alterações ambientais, foco do Protocolo de Kyoto: 
I. A elevação da concentração de dióxido de carbono na atmosfera é uma das unidades de medida utilizadas na previsão da dimensão do efeito estufa no planeta. 
II. O gás carbônico é considerado um dos principais poluentes responsáveis pelo aquecimento global, e sua concentração na atmosfera é cada vez mais elevada. III. O aumento progressivo de CO2 irá elevar a temperatura do planeta, preservando apenas as regiões polares. IV. Com o crescimento das taxas de emissão de CO2 , haverá elevação da temperatura do planeta e, consequentemente, redução do nível do mar, causada pela evaporação. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) III e IV.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - UnB-DF - Uma prática correta na agricultura é alternar a plantação de culturas que empobrecem o solo com plantações de soja

UnB-DF - Uma prática correta na agricultura é alternar a plantação de culturas que empobrecem o solo com plantações de soja ou de feijão. Isso porque as raízes dessas leguminosas se associam a bactérias do gênero Rhizobium, que fixam o N2 do ar. A partir dessa informação, indique as opções corretas.
a) A participação do Rhizobium é importante porque as plantas não absorvem N2 diretamente do ar. 
b) O solo apresenta outras bactérias que o enriquecem, como as nitrificantes, que transformam nitrato em amônia. 
c) A principal participação do metabolismo humano no ciclo do nitrogênio é representada pela absorção de compostos orgânicos nitrogenados e pela excreção de ureia. 
d) Uma forma artificial de se aumentar a concentração de nitrogênio no solo é a adição de adubos químicos ricos em nitrato. 

RESPOSTA:
a, c, d.

Questão de Biologia - Vunesp-SP - Dentre as várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a destruição da camada de ozônio.

Vunesp-SP - Dentre as várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a destruição da camada de ozônio. Uma das consequências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade seria: 
a) o aumento da temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos oceanos, submergindo cidades costeiras. 
b) o aumento da concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do sangue de maneira estável, prejudicando assim o transporte de oxigênio. 
c) o aumento da concentração de dióxido de enxofre, que, em contato com ar úmido, se oxida e se transforma em ácido sulfúrico, que ataca mármores, paredes de edifícios, carros, etc. 
d) a ocorrência frequente de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do ar. 
e) o aumento na incidência da radiação ultravioleta proveniente do Sol, o que provocaria, muito provavelmente, um acréscimo da taxa de mutação gênica e casos de câncer de pele.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - Fuvest-SP - O gráfico mostra a variação na concentração de gás carbônico atmosférico (CO2 ), nos últimos 600 milhões de anos

Fuvest-SP - O gráfico mostra a variação na concentração de gás carbônico atmosférico (CO2 ), nos últimos 600 milhões de anos, estimada por diferentes métodos.

A relação entre o declínio da concentração atmosférica de CO2 e o estabelecimento e a diversificação das plantas pode ser explicada, pelo menos em parte, pelo fato de as plantas: 
a) usarem o gás carbônico na respiração celular. 
b) transformarem átomos de carbono em átomos de oxigênio. 
c) resfriarem a atmosfera evitando o efeito estufa. 
d) produzirem gás carbônico na degradação de moléculas de glicose. 
e) imobilizarem carbono em polímeros orgânicos, como celulose e lignina.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - UFPB - Em busca de uma sustentabilidade do planeta, procuram-se diferentes fontes de energia alternativas mais eficientes

UFPB - Em busca de uma sustentabilidade do planeta, procuram-se diferentes fontes de energia alternativas mais eficientes e menos poluentes, a exemplo da produção do etanol a partir da cana- -de-açúcar. Essa produção de combustível está ligada diretamente a um dos ciclos biogeoquímicos, ilustrado na figura a seguir: 
Com base nessa figura, julgue os itens a seguir: 
( ) O ciclo representado é o do oxigênio. 
( ) A letra C representa os decompositores. 
( ) A transpiração está representada na etapa 4. 
( ) A respiração está representada nas etapas 2 e 3. 
( ) O acúmulo do carboidrato utilizado na produção de etanol está relacionado à etapa 1.

RESPOSTA:
 F, V, F, V, V

Questão de Biologia - Fuvest-SP - Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca:

Fuvest-SP - Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca: 
a) menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global. 
b) menor dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global. 
c) menor dissolução de CO2 e O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de O2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global. 
d) maior dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global. 
e) maior dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva à liberação de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - Uesc - O esquema a seguir representa de forma parcial o ciclo do nitrogênio presente na natureza com alguns dos seus componentes bióticos.

Uesc - O esquema a seguir representa de forma parcial o ciclo do nitrogênio presente na natureza com alguns dos seus componentes bióticos.
A respeito da dinâmica desse ciclo e das informações obtidas no esquema, é correto afirmar: 
a) As plantas convertem o componente inorgânico em moléculas orgânicas que contêm nitrogênio, que poderá ser transferido para os outros níveis tróficos através das cadeias alimentares. 
b) As bactérias desnitrificantes convertem o nitrogênio molecular, presente na atmosfera, fixando-o ao solo na forma orgânica. 
c) A reciclagem dos resíduos nitrogenados pelos consumidores permite a reutilização desses compostos pelas bactérias nitrificantes. 
d) O nitrato fixado pelas bactérias desnitrificantes deve ser convertido inicialmente em nitrito e finalmente em amônia para que possam estar acessíveis aos vegetais. 
e) Consumidores e decompositores que consomem matéria nitrogenada se posicionam invariavelmente no 1º nível trófico das cadeias alimentares.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - UFSC - O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A, B, C, D e E

UFSC - O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A, B, C, D e E indicam processos metabólicos que ocorrem neste ciclo.
Sobre este ciclo, identifique e some o que for correto. 
(01) O processo mostrado em A é realizado somente por bactérias simbiontes que vivem no interior das raízes de leguminosas. 
(02) As mesmas bactérias que realizam o processo A, realizam os processos D e E. 
(04) O esquema mostra que produtos nitrogenados originados de animais ou vegetais podem ser reaproveitados no ciclo. 
(08) O processo mostrado em D constitui uma etapa fundamental no ciclo, chamada de fixação do nitrogênio. 
(16) As plantas podem se utilizar diretamente da amônia e não dependem do processo que ocorre em C para obter os produtos nitrogenados.
(32) O processo mostrado em E indica que os animais excretam a amônia. 
(64) O nitrogênio é importante para os seres vivos, pois entra na composição molecular dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos.

RESPOSTA:
04 + 64 = 68

Questão de Biologia - UEM-PR - Sobre os ciclos biogeoquímicos, identifique e some o que for correto.

UEM-PR - Sobre os ciclos biogeoquímicos, identifique e some o que for correto.
(01) A água que é incorporada nos tecidos dos vegetais e dos animais e que é devolvida ao ambiente, após a morte destes, faz parte do pequeno ciclo ou ciclo curto, uma vez que o deslocamento da água fica restrito à proximidade do solo. 
(02) A evaporação dos lagos, rios e mares e a transpiração oriunda dos seres vivos participam do ciclo hidrológico, e a água que retorna ao solo, em forma de chuva, terá imprescindível papel na formação do lençol freático.
(04) O elemento químico carbono, presente nas moléculas orgânicas, é disponibilizado na atmosfera na forma de gás carbônico liberado pela respiração, decomposição de vegetais e animais mortos e pela queima dos combustíveis fósseis. 
(08) O método de fertilizar o solo com leguminosas aumenta a quantidade de nitrogênio fixado, porque a adubação verde estimula a atividade fotossintética pelo acréscimo de clorofila ao meio. 
(16) A atmosfera terrestre disponibiliza o gás oxigênio, o gás carbônico, o ozônio e o vapor de água como elementos participativos no ciclo do oxigênio.

RESPOSTA:
02 + 04 + 16 = 22 

Questão de Biologia - Fuvest-SP - A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no polo norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global

Fuvest-SP - A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no polo norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia se baseia na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior: 
a) liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta. 
b) retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa. 
c) disponibilidade de combustíveis renováveis e, consequentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono). 
d) absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio. 
e) sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - Fatec-SP - Se forem reflorestadas várias áreas ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podem- -se combater os poluentes

Fatec-SP - Se forem reflorestadas várias áreas ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podem- -se combater os poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos poluentes mais abundantes, e sua remoção envolve a elaboração de um produto por um evento metabólico. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o produto e o fenômeno metabólico do processo descrito. 
a) carboidrato e fotossíntese 
b) proteína e fermentação 
c) carboidrato e fermentação 
d) proteína e fotossíntese 
e) oxigênio e respiração aeróbica

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - PUC-RS - Se o prefeito eleito de sua cidade prometeu desenvolver um programa com o objetivo de contribuir para a diminuição do efeito estufa

PUC-RS - Se o prefeito eleito de sua cidade prometeu desenvolver um programa com o objetivo de contribuir para a diminuição do efeito estufa em nível local, isso significa que ele pretende incentivar a adoção de medidas de controle da poluição atmosférica através da redução da emissão de _________ e _________  pelas atividades humanas. 
a) clorofluorcarbonetos e óxido sulfúrico 
b) clorofluorcarbonetos e monóxido de carbono
c) dióxido de carbono e óxido sulfúrico 
d) dióxido de carbono e metano 
e) monóxido de carbono e metano

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - ENEM - Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico:

ENEM - Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico:
Os anfíbios são seres que podem ocupar tanto ambientes aquáticos quanto terrestres. Entretanto, há espécies de anfíbios que passam todo o tempo na terra ou então na água. Apesar disso, a maioria das espécies terrestres depende de água para se reproduzir e o faz quando esta existe em abundância. Os meses do ano em que, nessa área, esses anfíbios terrestres poderiam se reproduzir mais eficientemente são de: 
a) setembro a dezembro. 
b) novembro a fevereiro. 
c) janeiro a abril. 
d) março a julho. 
e) maio a agosto.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - Fuvest-SP - O agravamento do efeito estufa pode estar sendo provocado pelo aumento da concentração de certos gases na atmosfera,

Fuvest-SP - O agravamento do efeito estufa pode estar sendo provocado pelo aumento da concentração de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico. Dentre as seguintes reações químicas: 
I. queima de combustíveis fósseis; 
II. fotossíntese; 
III. fermentação alcoólica; 
IV. saponificação de gorduras. Produzem gás carbônico, contribuindo para o agravamento do efeito estufa: a) I e II 
b) I e III 
c) I e IV 
d) II e III 
e) II e IV

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - ENEM - O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada

ENEM - O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2 ) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4 ), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários. Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o: 
a) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes. 
b) metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes. 
c) gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes. 
d) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes. 
e) gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbios.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - FGV-SP - Um biólogo foi a um campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas.

FGV-SP - Um biólogo foi a um campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas. Um dos formigueiros havia sido abandonado pelas formigas há pouco tempo, enquanto o outro formigueiro ainda estava ativo. No formigueiro ativo, observou a presença de uma única espécie de fungo, o qual era cultivado e utilizado pelas formigas como alimento. No formigueiro abandonado, o biólogo observou a presença de fungos de várias espécies, mas não daquela presente no formigueiro ativo. Ao estudar o assunto, verificou que essa espécie de fungo só ocorre quando em associação com essa espécie de formiga. 
Sobre essa espécie de formiga e essa espécie de fungo, pode-se dizer que apresentam uma relação conhecida como: 
a) mutualismo, na qual o fungo é prejudicado pela presença das formigas, mas estas não são afetadas pela presença do fungo. 
b) parasitismo, em que as formigas são as parasitas e dependem do fungo para sua alimentação e reprodução. 
c) inquilinismo, no qual os fungos beneficiam-se do ambiente e cuidados proporcionados pelo formigueiro, sem prejuízo às formigas. 
d) mutualismo, em que tanto os fungos quanto as formigas dependem uns dos outros para a sobrevivência. 
e) comensalismo, no qual as formigas, comensais, obtêm seu alimento da espécie associada, os fungos, sem que estes sejam prejudicados ou beneficiados.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - Vunesp-SP - Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera.

Vunesp-SP - Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor e, quando caem no solo, perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vão construir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últimos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim ou da madeira dos móveis e portas da sua casa? Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão. 
(Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado.) 
No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: 
a) sociedade, mutualismo e parasitismo. 
b) sociedade, comensalismo e predatismo. 
c) sociedade, protocooperação e inquilinismo. 
d) colônia, mutualismo e inquilinismo. 
e) colônia, parasitismo e predatismo.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - PUC -SP - Em uma comunidade, viviam as espécies 1 e 2, herbívoras e competidoras entre si, que serviam de alimento para uma espécie 3.

PUC -SP - Em uma comunidade, viviam as espécies 1 e 2, herbívoras e competidoras entre si, que serviam de alimento para uma espécie 3. Nesse ambiente, introduziu -se uma espécie 4, desempenhando papel de consumidor secundário na mesma teia alimentar da qual faziam parte 1, 2 e 3. Com o passar do tempo, constatou -se uma redução no número de indivíduos das espécies 1, 2 e 3 e um aumento considerável na população da espécie 4. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que apresenta uma explicação plausível para o fato ocorrido. 
a) A espécie 4 apresentou vantagem ao competir por alimento com as espécies 1, 2 e 3. 
b) A espécie 4 apresentou vantagem ao competir por alimento com as espécies 1 e 2 e foi predadora da espécie 3. 
c) A espécie 4 apresentou vantagem ao competir por alimento com as espécies 1 e 2 e foi presa da espécie 3. 
d) A espécie 4 foi predadora das espécies 1 e 2 e apresentou vantagem ao competir por alimento com a espécie 3. 
e) A espécie 4 foi predadora das espécies 1 e 2 e presa da espécie 3.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - UFMG - Observe os gráficos referentes às curvas de crescimento populacional de duas espécies. O gráfico I representa

UFMG - Observe os gráficos referentes às curvas de crescimento populacional de duas espécies. O gráfico I representa o crescimento populacional dessas espécies criadas isoladamente. O gráfico II representa o crescimento populacional dessas espécies reunidas em uma cultura.
Com base na comparação dos dois gráficos, pode- -se afirmar que a provável relação ecológica entre as duas espécies seria mais bem definida como: 
a) inquilinismo. 
b) competição. 
c) protocooperação. 
d) comensalismo.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - Vunesp-SP - Um jornal de grande circulação comentou o alto faturamento em dólares de uma empresa que está exportando ovos de uma traça

Vunesp-SP - Um jornal de grande circulação comentou o alto faturamento em dólares de uma empresa que está exportando ovos de uma traça, parasitados por minúsculas vespas especializadas em atacar a broca de cana, a lagarta-cartucho do milho e pragas do tomateiro. Esses ovos vão para os EUA, Suíça, França, Holanda, Portugal, Espanha e Dinamarca, para serem usados para a reprodução das vespas. A empresa também vende casulos de outra pequena vespa que, liberada, vai colocar seus ovos e destruir lagartas que são pragas em lavouras. (O Estado de S. Paulo, 17/9/2003.) 
Pelo texto, pode-se afirmar que a reportagem refere-se: 
a) ao controle de pragas na agricultura pela produção de insetos estéreis. 
b) à produção de polinizadores a serem utilizados para a inseminação das plantas. 
c) à produção de genes específicos para a utilização de técnicas de engenharia genética aplicadas à agricultura. 
d) à produção de larvas de insetos a serem utilizadas como predadores de folhas atacadas por doenças. 
e) à utilização das técnicas do controle biológico no combate a pragas agrícolas.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - Bactérias de duas espécies foram cultivadas separadamente e em conjunto nas mesmas condições experimentais

Uerj - Bactérias de duas espécies foram cultivadas separadamente e em conjunto nas mesmas condições experimentais e com suprimento constante do mesmo tipo de alimento. No gráfico a seguir, as curvas mostram a variação da densidade populacional das bactérias estudadas em função do tempo de cultivo. As curvas 1 e 2 representam os resultados encontrados para as duas espécies quando cultivadas separadamente, e as curvas 3 e 4, quando cultivadas em conjunto.
A relação ecológica estabelecida entre as bactérias que melhor explica os resultados encontrados é classificada como: 
a) predação. 
b) parasitismo. 
c) competição. 
d) comensalismo.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - ENEM 2011 - O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos,

ENEM 2011 - O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura. A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na: 
a) introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater. 
b) introdução de um gene letal nas borboletas para diminuir o número de indivíduos. 
c) competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos. 
d) modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados. 
e) aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.

RESPOSTA:
Letra A.

A inclusão de vespas para o controle biológico de larvas de borboletas, nesse caso, é um exemplo claro de parasitismo, pois há o benefício da larva da vespa em detrimento da larva das borboletas que não conseguem sobreviver e, com isso, não devastam a plantação.

Questão de Biologia - UFSC - Ao final da gravidez, é comum haver pequenas rupturas placentárias que permitem a passagem de hemácias fetais para o sangue materno.

UFSC - Ao final da gravidez, é comum haver pequenas rupturas placentárias que permitem a passagem de hemácias fetais para o sangue materno. A mãe, assim, pode ser sensibilizada e, dependendo de seu tipo sanguíneo e do tipo sanguíneo do feto em relação ao sistema Rh, gerar uma doença denominada eritroblastose fetal. Com relação ao fenô- meno descrito e suas consequências, é correto afirmar que:
(01) a mãe tem que ser Rh negativo. 
(02) o pai tem que ser Rh positivo. 
(04) a criança é, obrigatoriamente, homozigota. 
(08) a mãe é, obrigatoriamente, homozigota. 
(16) o pai pode ser heterozigoto. 
(32) a criança é Rh negativo. 
(64) o pai pode ser homozigoto.

RESPOSTA:
01 + 02 + 08 + 16 + 64 = 91

Questão de Biologia - Ufla-MG - O sistema Rh em seres humanos é controlado por um gene com dois alelos, dos quais o alelo dominante R

Ufla-MG - O sistema Rh em seres humanos é controlado por um gene com dois alelos, dos quais o alelo dominante R é responsável pela presença do fator Rh nas hemácias, e, portanto, fenótipo Rh1. O alelo recessivo r é responsável pela ausência do fator Rh e fenótipo Rh2.
Com base no heredograma acima, determine os genótipos dos indivíduos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, respectivamente. 
a) RR, Rr, Rr, RR, Rr, RR 
b) Rr, Rr, rr, Rr, Rr, rr 
c) Rr, Rr, Rr, rr, RR, Rr 
d) Rr, Rr, rr, RR, Rr, rr

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - UFPA - A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica perinatal, consiste na destruição das hemácias do feto (Rh1) pelos anticorpos da mãe (Rh2)

UFPA - A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica perinatal, consiste na destruição das hemácias do feto (Rh1) pelos anticorpos da mãe (Rh2) que ultrapassam lentamente a placenta. Devido a uma destruição maciça das hemácias, o indiví- duo torna-se anêmico, e a hemoglobina presente no plasma é transformada, no fígado, em bilirrubina. Em relação a essa condição, é correto afirmar: 
a) A mãe (Rh– ) só produzirá anticorpos anti-Rh se tiver uma gestação de uma criança Rh1 com passagem de hemácias para a circulação materna. 
b) A mãe (Rh– ) poderá produzir anticorpos anti- -Rh devido a uma gestação de uma criança Rh1 cujas hemácias passaram para a circulação materna, comumente, por ocasião do parto, ou se receber uma transfusão de sangue incompatível (Rh1). 
c) A mãe produzirá anticorpos anti-Rh que podem atingir todos os filhos Rh1, incluindo o feto que primeiro induziu a produção desses anticorpos.
d) No caso de mulheres Rh2 que já tenham tido uma gestação anterior Rh1 e estejam novamente grávidas, é ministrada uma dose da vacina Rhogam por volta da 28a semana de gestação e outra até 72 horas após o parto, o que evita, assim, que essa criança, caso seja Rh1, tenha eritroblastose fetal. 
e) O tratamento de bebês que nascem com o problema pode incluir uma transfusão total de sangue. O bebê recebe sangue Rh1, que já não terá mais suas hemácias destruídas pelos anticorpos da mãe presentes no recém-nascido. 

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - PUC-RS - Um sistema de alelos múltiplos governa a cor de determinada flor da seguinte maneira: F = laranja; f1 = amarela, f2 = branca.

PUC-RS - Um sistema de alelos múltiplos governa a cor de determinada flor da seguinte maneira: F = laranja; f1 = amarela, f2 = branca. Considerando que a sequência de dominância segue o padrão F . f 1 . f2 , plantas com os genótipos FF, Ff1 e Ff2 teriam flores de cor: 
a) laranja, apenas. 
b) laranja e amarela, apenas. 
c) laranja e branca, apenas. 
d) amarela e branca, apenas. 
e) laranja, amarela e branca.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - ENEM PPL 2014 - Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO

ENEM PPL 2014 - Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B. O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é 
a) IA I A 
b) IA i 
c) IB I B 
d) IB i 
e) ii

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - UEM-PR - João e Roberta se casaram. Ambos têm pele pigmentada e casos de albinismo na família.

UEM-PR - João e Roberta se casaram. Ambos têm pele pigmentada e casos de albinismo na família. Como planejam ter filhos, resolveram procurar um geneticista para tirarem suas dúvidas. João informou que sua mãe era homozigota dominante e seu pai tinha pele pigmentada, porém seu avô paterno era albino. Roberta informou que seus pais tinham pigmentação, porém tem uma irmã albina. Considerando essas informações e que o albinismo tipo 1, na espécie humana, é condicionado por um alelo recessivo, assinale o que for correto. 
(01) João e Roberta apresentam a mesma probabilidade de serem portadores do alelo para o albinismo.
(02) A probabilidade de João ser portador do alelo para o albinismo é de 50%. 
(04) A probabilidade de o avô e de a avó paternos de Roberta serem homozigotos dominantes é de 25%. 
(08) Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser albino será de 1/4. 
(16) Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto.

RESPOSTA:
02 + 08 + 16 = 26.

Questão de Biologia - UEMA - Chegamos ao mundo com instruções básicas de funcionamento guardadas nos genes.

UEMA - Chegamos ao mundo com instruções básicas de funcionamento guardadas nos genes. Quando o pai é obeso, o risco do filho também ser obeso é de 40% e, se pai e mãe forem obesos, este índice sobe para 80%. Entretanto, as condições de vida dentro do útero da mãe podem alterar a ordem ditada pelos genes. Além disso, o ambiente, também, pode fazer com que algumas dessas instruções sejam ignoradas ou excessivamente valorizadas. Revista Época. Rio de Janeiro: Globo, n. 780, 6 maio, 2013. (Adaptado) 
De acordo com Mendel, a contribuição genética materna, em percentual, pode desencadear a obesidade em 
a) 0% 
b) 25% 
c) 50% 
d) 75% 
e) 100%

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - Fuvest-SP - Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária

Fuvest-SP - Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteína em sua membrana. Existem mutações no gene responsável pela síntese dessa proteína que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nível de colesterol no sangue. A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança 
a) autossômica dominante. 
b) autossômica recessiva. 
c) ligada ao X dominante. 
d) ligada ao X recessiva. 
e) autossômica codominante.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Biologia - UEPG-PR - A figura abaixo esquematiza um cruzamento parental entre ervilhas puras de formato liso e ervilhas puras de formato rugoso.

UEPG-PR - A figura abaixo esquematiza um cruzamento parental entre ervilhas puras de formato liso e ervilhas puras de formato rugoso. Observe que a geração 1 (F1 ) gerou 100% de descendentes que possuem o formato da ervilha liso. Desenvolva a geração 2 (F2 ) e a partir dos resultados, assinale o que for correto.
(01) A geração F2 gerará 75% de ervilhas de formato liso e 25% de ervilhas de formato rugoso. Esse resultado somente é possível, pois se trata de uma herança monogênica com dominância completa do alelo liso sobre o alelo rugoso. 
(02) A geração F2 terá uma proporção de 9 : 3 : 3 : 1 sendo 9/16 lisas e rugosas; 3/16 lisas; 3/16 rugosas; 1/16 rugosas e lisas, respectivamente. 
(04) A proporção fenotípica encontrada na geração F2 será de 50% de ervilhas de formato liso e 50% de ervilhas de formato rugoso. 
(08) A geração F2 gerará uma proporção genotípica de 25% homozigotos dominantes, 50% heterozigotos e 25% de homozigotos recessivos.

RESPOSTA:
01 + 08 = 09.


Questão de Biologia - UFU-MG - Em galinhas da raça andaluza, a cor da plumagem é determinada pelos genes PP (pelagem preta) e PB (pelagem branca).

UFU-MG - Em galinhas da raça andaluza, a cor da plumagem é determinada pelos genes PP (pelagem preta) e PB (pelagem branca). Cruzando aves pretas (PPPP ) com aves brancas (PBPB ), obtêm-se em F1 100% de descendentes de plumagem azul-acinzentada (PPPB ). Aves da geração F1 , quando cruzadas entre si, produzirão descendentes nas seguintes proporções:
a) 9 pretas : 3 azuladas : 3 acinzentadas : 1 branca.
b) 3 brancas : 1 preta.
c) 1 preta : 2 azul-acinzentadas : 1 branca.
d) 3 pretas : 1 branca.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - ENEM 2005 - Foi proposto um novo modelo de evolução dos primatas elaborado por matemáticos e biólogos.

ENEM 2005 - Foi proposto um novo modelo de evolução dos primatas elaborado por matemáticos e biólogos. Nesse modelo o grupo de primatas pode ter tido origem quando os dinossauros ainda habitavam a Terra, e não há 65 milhões de anos, como é comumente aceito.


Examinando essa árvore evolutiva, podemos dizer que a divergência entre os macacos do Velho Mundo e o grupo dos grandes macacos e de humanos ocorreu há aproximadamente: 
a) 10 milhões de anos. 
b) 40 milhões de anos. 
c) 55 milhões de anos. 
d) 65 milhões de anos. 
e) 85 milhões de anos.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - Vunesp-SP - A especiação do Homo sapiens tem pouca chance de ocorrer, considerando a atual condição da espécie humana.

Vunesp-SP - A especiação do Homo sapiens tem pouca chance de ocorrer, considerando a atual condição da espécie humana. Assinale a afirmação que melhor sustenta essa hipótese. 
a) A ciência moderna tem eliminado as mutações humanas. 
b) Os medicamentos atuais diminuem a incidência de doenças. 
c) Os postulados de Darwin não se aplicam à espécie humana. 
d) As alterações ambientais que favorecem a especiação são cada vez menores. 
e) Os meios modernos de locomoção e comunicação têm diminuído ou eliminado os isolamentos geográficos.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - ENEM 2009 - Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal

ENEM 2009 - Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes:
Para o reflorestamento da região desmatada, 
a) a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz. 
b) recomenda­-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5. 
c) sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
d) espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes. 
e) é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz.

RESPOSTA:
Letra B.

Em uma região desmatada, encontramos um alto nível de incidência solar. Com isso, durante o inicio do processo de reflorestamento, devemos nos preocupar em usar plantas que tenham um boa capacidade de resistência a esse grau de incidência. Com o passar do tempo, novas plantas devem ser usadas, pois teremos um caso de sombreamento cada vez maior.

Questão de Biologia - UFJF­-MG - As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a destruição da vegetação natural.

UFJF­-MG - As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a destruição da vegetação natural. Após a ocorrência de queimadas em uma floresta, é correto afirmar que: 
a) com o passar do tempo, ocorrerá sucessão primária. 
b) após o estabelecimento dos liquens, ocorrerá a instalação de novas espécies. 
c) a comunidade de clímax será a primeira a se restabelecer. 
d) somente após o retorno dos animais é que as plantas voltarão a se instalar na área queimada. 
e) a colonização por espécies pioneiras facilitará o estabelecimento de outras espécies.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Biologia - UFRG-RS - Na Floresta Atlântica, várias áreas utilizadas no passado para extração madeireira ou para cultivo foram abandonadas

UFRG-RS - Na Floresta Atlântica, várias áreas utilizadas no passado para extração madeireira ou para cultivo foram abandonadas e hoje se encontram em processo de sucessão secundária. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações que seguem sobre esse processo. 
( ) Ele se caracteriza, em seu início, pela colonização de espécies pioneiras, tais como gramíneas e vassouras. 
( ) As espécies dos estágios iniciais e intermediários mantêm-se em locais de estágio avançado da sucessão florestal. 
( ) As redes alimentares e as interações entre espécies tornam-se mais complexas com o avanço do processo. 
( ) A biodiversidade e a biomassa tendem a um aumento progressivo, mesmo quando a comunidade atingiu o estágio clímax. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – F – V – F. 
b) F – V – V – F. 
c) V – V – F – F.
d) F – F – V – V. 
e) V – F – F – V.

RESPOSTA:
Letra A

Questão de Biologia - UEL-PR - A prática da queimada, utilizada por agricultores para facilitar o plantio, tem efeitos prejudiciais para o solo.

UEL-PR - A prática da queimada, utilizada por agricultores para facilitar o plantio, tem efeitos prejudiciais para o solo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o efeito da alta temperatura no solo durante a queimada. 
a) Incorporação do carbono em compostos orgânicos produzidos em altas temperaturas. 
b) Perda de nitrogênio causada pela sua incorporação em compostos insolúveis, formados pelas cinzas. 
c) Aumento da concentração de íons hidrogênio, levando à acidez e à diminuição do oxigênio. 
d) Eliminação de microrganismos responsáveis pelo processo de degradação da matéria orgânica. 
e) Absorção de monóxido de carbono e compostos inorgânicos pelas bactérias nitrificantes, causando baixa fertilidade do solo.

RESPOSTA:
Letra D.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Questão de Biologia - Uerj - A biomassa de quatro tipos de seres vivos existentes em uma pequena lagoa foi medida uma vez por mês, durante o período de um ano.

Uerj - A biomassa de quatro tipos de seres vivos existentes em uma pequena lagoa foi medida uma vez por mês, durante o período de um ano. No gráfico abaixo estão mostrados os valores obtidos.
A curva pontilhada representa a variação da biomassa do fitoplâncton. A variação da biomassa do zooplâncton está representada pela curva identificada por: 
a) W. 
b) X. 
c) Y. 
d) Z.

RESPOSTA:
Letra C.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Questão de Biologia - UFRN - A tirinha abaixo apresenta um exemplo de cadeia alimentar.

UFRN - A tirinha abaixo apresenta um exemplo de cadeia alimentar.
A respeito dessa cadeia alimentar, é correto afirmar: 
a) Os fluxos de matéria e de energia variam de acordo com o tamanho do consumidor, por isso, quanto maior o tamanho do consumidor, maiores serão as quantidades de matéria e de energia nele presentes. 
b) As quantidades de matéria e energia presentes em um nível trófico são sempre menores que aquelas presentes no nível trófico seguinte. 
c) A energia e a matéria são conservadas ao longo da cadeia alimentar, e seus valores são equivalentes em cada um dos níveis tróficos representados. 
d) Parte da matéria e parte da energia do alimento saem da cadeia alimentar na forma de fezes, urina, gás carbônico, água e calor, e, por isso, elas são menores no homem.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Biologia - UFG-GO - Analise o diagrama a seguir.

UFG-GO - Analise o diagrama a seguir.
A teia alimentar representada evidencia as relações interespecíficas de uma comunidade que ocorre em vários ecossistemas. No caso da retirada dos consumidores secundários, espera-se inicialmente que a população de: 
a) consumidores primários diminua. 
b) consumidores terciários aumente. 
c) produtores diminua. 
d) consumidores quaternários aumente. 
e) decompositores diminua.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Biologia - Unirio-RJ - As pirâmides ecológicas podem ser de número, de biomassa ou de energia.

Unirio-RJ - As pirâmides ecológicas podem ser de número, de biomassa ou de energia.
Observando as pirâmides simplificadas representadas acima, podemos concluir que: 
a) as três formas podem representar qualquer tipo de pirâmide, dependendo apenas das populações consideradas. 
b) somente a pirâmide I pode ser de energia porque, levando em conta o tempo, sua forma não pode se apresentar invertida. 
c) a pirâmide II não pode ser de biomassa porque ocorre grande perda na transferência de um nível trófico para outro. 
d) a pirâmide III poderia ser uma pirâmide de número cujos níveis tróficos seriam grama / zebras / carrapatos. 
e) o nível trófico correspondente aos produtores é representado pelo retângulo de maior área, em quaisquer das três pirâmides.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - UFC-CE - Em um pequeno experimento, um estudante montou algumas hortas contendo terra, folhas secas e madeira morta.

UFC-CE - Em um pequeno experimento, um estudante montou algumas hortas contendo terra, folhas secas e madeira morta. Nestes locais ele plantou várias hortaliças. Com o passar do tempo, o estudante percebeu que pequenos cogumelos apareciam na madeira morta e nas folhas secas que estavam depositadas no chão. Temendo que isso pudesse matar as plantas, ele adicionou fungicida na horta matando apenas os fungos. Ao fazer isso, que consequência ocorrerá para as hortaliças? 
a) A quantidade de herbívoros que se alimentam das hortaliças aumentará. 
b) A disponibilidade de nutrientes para as hortaliças será menor. 
c) A umidade do solo onde as hortaliças ocorrem reduzirá. 
d) As folhas das hortaliças crescerão mais rapidamente. 
e) As hortaliças adquirirão resistência a fungos.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Biologia - Fuvest-SP - O homem estará ocupando o nível trófico em que há maior aproveitamento de energia fixada pelos produtores quando escolher como cardápio

Fuvest-SP - O homem estará ocupando o nível trófico em que há maior aproveitamento de energia fixada pelos produtores quando escolher como cardápio:
a) carne com creme de leite. 
b) peixe com camarão. 
c) frango com toucinho. 
d) pão com geleia de frutas. 
e) ovos com queijo.

RESPOSTA:
Letra D.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Questão de Biologia - Dessa forma, pode-se afirmar que uma maior ingestão de carne estimula o seguinte ramo do sistema nervoso:

Estudos mostram que a dieta alimentar de um indivíduo influencia diretamente a produção de neurotransmissores. A dieta carnívora fornece grande quantidade dos aminoácidos fenilalanina e tirosina, precursores da adrenalina e da noradrenalina. Já a dieta vegetariana proporciona maior ingestão de triptofano e colina, aminoácidos precursores de acetilcolina e serotonina.

Dessa forma, pode-se afirmar que uma maior ingestão de carne estimula o seguinte ramo do sistema nervoso:
Alternativas

a) central
b) somático
c) simpático
d) parassimpático

RESPOSTA:
Letra C.