1- (UFSCar-SP) O esquema mostra as relações tróficas entre as espécies A, B, C e D de um ecossistema aquático.
a) Identifique as espécies de decompositores, de herbívoros, de carnívoros e de produtores.
b) Se a espécie representada pela letra C for totalmente dizimada, quais serão as consequências imediatas para as populações A e D, respectivamente?
2- (UFU-MG)  As  Teias  Alimentares  representam  a complexa rede  de transferência de matéria  e energia em um ecossistema.
Sobre  a  Teia  Alimentar  representada  na  figura, responda as seguintes questões.  
a)  Um  mesmo  organismo  pode  ocupar  diferentes níveis tróficos? Justifique sua resposta. 
b)  Qual  o  componente  biótico  que  necessariamente deve  estar  presente  em  um  ecossistema  e,  no entanto,  não  foi  representado na  Teia  Alimentar ilustrada  acima? Qual o papel desse  componente biótico no ecossistema?
3- (Enem-2011) Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.
a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário. 
c) consumidor secundário e consumidor terciário. 
d) consumidor terciário e produtor. 
e) consumidor secundário e consumidor primário.
4- (Enem-2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:
a) hábitat. 
b) biótopo. 
c) nível trófico. 
d) nicho ecológico. 
e) potencial biótico.
5- (UFRJ) Na China, os pulgões da espécie Toxoptera aurantii causam grandes prejuízos às plantações de chá preto ( Camellia sinensis ). O gráfico a seguir mostra os resultados de duas experiências, feitas em laboratório, nas quais foi medida a capacidade de as folhas de chá danificadas por pulgões e as folhas íntegras atraírem insetos carnívoros predadores; na experiência 1, os predadores usados foram joaninhas ( Coccinella septempunctata ) e, na experiência 2, neurópteros ( Chrysopa sinica ). 
Explique como o fenômeno evidenciado pelas experiências contribui para a sobrevivência das plantas de chá.
Mais Exercícios de Biologia:
GABARITO:
1) a) Decompositores : B . 
Herbívoros : C . 
Carnívoros : A . 
Produtores : D.
b) A população A (carnívoros) sofrerá redução no número de indivíduos , que poderão morrer ou migrar para outras áreas em busca de alimento. No caso de D ( produtores), poderá ocorrer aumento populacional.
2) a) Sim. A cobra ocupa o nível de consumidor secundário quando se alimenta de coelhos ou camundongo se ocupa o nível de consumidor terciário quando se alimenta da perdiz. O mesmo acontece com a raposa e o com o gavião.
b) Decompositores , que  são fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas por degradarem a matéria orgânica em nutrientes minerais , que podem ser aproveitados pelos produtores.
3) C
4) D
5) Os resultados mostrados no gráfico indicam que as folhas de Camellia sinensis danificadas por pulgões atraem um número muito maior de joaninhas e neurópteros do  que as folhas íntegras da planta. Os insetos atraí dos são predadores de pulgões e sua presença pode controlar a população desses pulgões nas plantações de chá preto.
 




Nenhum comentário:
Postar um comentário